Retrospectiva Aberje 2021
Mais um ano se passou, e depois de um 2020 difícil, 2021, apesar dos enormes desafios ainda presentes, trouxe esperança e renovação. Na Aberje, a capacidade de reinvenção foi posta à prova para seguir com a missão de produzir conhecimento e compartilhar as melhores práticas para fortalecer a Comunicação das empresas e instituições, e reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador. A associação manteve o foco em ser uma verdadeira Think Tank de referência global em Comunicação e Relacionamento.
Revelando a importância do associativismo, a união de esforços por uma causa comum, especialmente em tempos difíceis, a Aberje cresceu. Em dezembro, chegou à marca de 809 associados, entre organizações e profissionais, um crescimento de 21% nos últimos 12 meses, e está preparada para acolher novas empresas que se juntarão à rede de associados no ano de 2022.
Em 2021, sob o tema do ano A Comunicação e o Capital Ético, dentro das pautas ESG, a Aberje concentrou esforços em compartilhar e promover as melhores práticas de Comunicação nas organizações do Brasil e debater as principais tendências que impactam as empresas e os negócios. Veja abaixo os destaques da associação ao longo do ano:
Trocas de experiências
Criado em 2020, o Aberje Connects é um encontro virtual de benchmarking, em que os associados decidem a pauta e podem trocar experiências, dúvidas, práticas e perspectivas, em um espaço seguro e moderado. Este ano foram realizados seis encontros, que abordaram temas como gestão de perfis de executivos no LinkedIn, mensuração de resultados e grupos de afinidade em diversidade e inclusão.
Promoveu também reuniões frequentes do LiderCom, grupo de líderes da Comunicação, para intercâmbio de experiências globais e locais no âmbito da liderança, aproximando assim profissionais de alto escalão das organizações associadas. Lidercom falou com o diretor executivo da JP Morgan, Gilberto Costa, sobre combate ao racismo; trouxe Jim Badenhausen, head de Comunicação da BlackRock, maior fundo de investimentos do mundo, cuja carta anual influencia todo mercado global; falou com a medalhista olímpica Luisa Stefani, sobre comunicação e esportes, logo após o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Já no fim do ano, falou com o economista Eduardo Giannetti sobre tendências para 2022.
Em 2021, quatro Comitês de Estudos Temáticos da Aberje – grupo fechado de profissionais associados que se encontram regularmente para debater temas específicos de comunicação – envolveram os integrantes em 37 reuniões online com 116 palestrantes ao longo do ano, nos temas: Comunicação Digital com Empregados; Relacionamento com Mídias e Influenciadores; Relações Institucionais; e Estratégia em ESG. Os encontros são exclusivos para membros de cada comitê, mas cada reunião gera insights que podem ser conferidos na página dos Comitês. Neste ano, os comitês também alimentaram quatro novos blogs temáticos no portal Aberje, com 30 artigos publicados, além da participação em episódios do podcast FalAção.
Em setembro, também foi lançado o Aberje Starts, encontros de onboarding para associados sobre os projetos da Aberje e formas de participação na associação. Outro ambiente rico para trocas entre os associados foram os 14 grupos oficiais da Aberje no WhatsApp, que promoveram circulação de informações (foram mais de 600 posts) e experiências entre os membros.
Em eventos, neste ano, o projeto Aberje Academia de Marcas retornou com patrocínio da Bayer. A série de quatro encontros online foi realizada ao longo do ano, com a participação de profissionais de comunicação da companhia. Veja a cobertura dos eventos aqui: case dos 125 anos da Bayer no Brasil; A evolução da comunicação interna da Bayer: uma transformação acelerada pela pandemia;Aberje Academia de Marcas Bayer – Negócios: Comunicação da Bayer no Agro e Academia de Marcas aborda o tema ‘Negócios: Comunicação da Bayer na Saúde.
Também foi realizada uma série de Labs de Comunicação para o desenvolvimento da Comunicação Corporativa em temas ou setores produtivos, em encontros para trocas de experiências e disseminação de melhores práticas. Atualmente, são cinco Labs ativos: Mobilidade, Agronegócio, Diversidade, Mineração e Sustentabilidade.
A série Comunicação e Capital Ético de três encontros promovida pela Aberje em parceria com a Arcos Dorados (McDonald’s) trouxe à mesa a discussão sobre como comunicar ESG para públicos estratégicos e como promover a aproximação da estratégia do negócio, pilares de atuação e conscientização interna por meio da comunicação e da educação. Veja a cobertura completa de cada encontro aqui: A Comunicação e o Capital Ético nas pautas ambientais, A Comunicação e o Capital Ético nas questões sociais.
Em abril, a Aberje retomou o Aberje Trends – Tendências em Comunicação, suspenso em 2020 por causa da pandemia, com um formato totalmente digital. O tema da 5ª edição foi Comunicação e Algoritmos: como a inteligência artificial e a ciência dos dados reformatam o modo de se comunicar das pessoas, marcas e dos governos, e desafiam os comunicadores a serem ainda mais estratégicos. O evento contou com uma série de entrevistas com CEOs de grandes companhias – Jerome Cadier (LATAM Airlines), Adriana Aroulho (SAP Brasil), Edvaldo Vieira (Amil) e Marc Reichardt (Grupo Bayer Brasil) -, além de cases sobre comunicação, algoritmos e inteligência artificial. O diretor de Relações Públicas e Comunicações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Anthony Gooch, também participou, falando sobre “Poder, Influência, Tecnologia & Políticas Públicas”.
Ao longo do ano, os 11 Capítulos Aberje distribuídos em vários estados brasileiros também estiveram ativos. Ao todo foram 14 encontros realizados – todos com a proposta de divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar olhares regionais. Neste ano, por conta da pandemia, a programação foi totalmente online, mas aos poucos devem ser recuperados os espaços presenciais de trocas. A ideia é fazer uma mostra representativa e consistente dos talentos em comunicação empresarial pelo país.
Conteúdos, Pesquisas e Atendimentos
Em 2021, a Aberje Editorial lançou quatro livros: “Prêmio Aberje 2020: reconhecimento que gera valor” é o nono volume da coleção que reúne os cases vencedores do Prêmio Aberje; “A comunicação no comando: ferramentas para a gestão de ativos intangíveis”, de Cláudio Cardoso, que no livro traz a sua visão sobre uma nova era na qual o comunicador será cada vez mais requisitado a ocupar a sua posição na alta liderança; “Comusicação – O Som do Sucesso. Lições de comunicação de 18 gênios da música”, de Adolfo Corujo. O autor esmiuça 18 perfis de grandes personagens da música e lhes dá uma nova perspectiva – a de empreendedores e gestores encarando decisões muito semelhantes àquelas que os profissionais da esfera corporativa enfrentam no dia a dia; e o livro digital “Comunicação pública na prática: depoimentos”, produzido com a Associação Brasileira de Comunicação Públia (ABCPública), fruto do trabalho de conclusão dos alunos do Programa Avançado em Comunicação Pública.
A Revista CE – Comunicação Empresarial trouxe na edição número 107, publicada em abril, o tema ESG, “Comunicação e capital ético: como as empresas encaram os desafios ambientais, sociais e de governança e quais os seus reais impactos na economia”. Esta edição marcou o lançamento da revista CE em formato digital, com um novo site, e trouxe uma entrevista exclusiva com Gillian Tett, copresidente do conselho editorial do Financial Times, sobre ESG: “Estamos em um ponto de virada”.
Já a edição número 108 foi publicada em outubro e teve como tema “Comunicação Corporativa como vetor de inovação”. Em entrevista exclusiva, Amy Webb, futurista estadunidense e fundadora do Future Today Institute, falou sobre os desafios das corporações no futuro.
Ao longo de 2021, foram ao ar 49 episódios do podcast FalAção. Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast semanal da Aberje discute as tendências e os principais assuntos da comunicação corporativa com especialistas, e também traz cases e desafios de comunicação com os profissionais das empresas. Além do FalAção, a Aberje produziu uma série especial de podcast para o projeto Na Ordem do Dia. Em seis episódios especiais, o podcast analisa sentimentos como medo, ódio e ansiedade na sociedade e no ambiente corporativo.
Já no formato audiovisual, a Aberje produziu ao longo de 2021 vídeos semanais com o time de instrutores da Escola Aberje de Comunicação, na série Escola Aberje Explica no Youtube. Foram ao todo 32 vídeos, em que grandes especialistas dão dicas e tratam dos mais diversos temas da Comunicação, como diversidade e inclusão, mensuração, comunicação digital, relações governamentais, entre outros.
Em relação a pesquisas, a Aberje realizou quatro estudos ao longo do ano: “O que esperar da Comunicação Organizacional em 2021”, “Clima Organizacional, Engajamento e Saúde Mental do Profissional da Comunicação” e “ESG e sua Comunicação nas organizações no Brasil”, sobre o tema do ano da Aberje, e o estudo setorial “A comunicação no mercado financeiro e de capitais no Brasil”, realizado em conjunto com a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Todas as pesquisas estão disponíveis aos associados na íntegra.
Além das pesquisas próprias, a Aberje faz a curadoria e distribui aos associados semanalmente por e-mail conteúdos relevantes do mercado, entre relatórios de pesquisa, artigos, e-books, infográficos e estudos variados, por meio do disparo do Aberje Thinks, Já em seu quarto ano de funcionamento, foram compartilhados 50 conteúdos diferentes.
O Centro de Memória e Relacionamento da Aberje permaneceu ativo durante todo o ano. O CMR presta serviço de disseminação do conhecimento na área de comunicação organizacional e pela gestão de documentos e informações de interesse histórico referentes à associação, atendendo associados à procura de atualização e benchmarking, bem como a comunidade acadêmica em estudos teóricos e práxis empresarial. Foram realizados mais de 200 atendimentos (entre associados, alunos e comunidade acadêmica) ao longo do ano.
Parcerias
Brazil Institute do King’s College London
Pelo segundo ano consecutivo, a Aberje e o King’s Brazil Institute firmaram uma parceria para uma série de debates em formato chamado de Blended Webinars, com a proposta de discutir a relação Brasil e Reino Unido no contexto dos grandes desafios globais, como a pandemia da Covid-19 e a pauta ESG. Foram quatro encontros: Relações-Reino Unido pós-Brexit com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson; Vacinas para Covid-19: ações e narrativas, com a presidente da Pfizer Brasil e o diretor do Instituto Butantan; ESG, com a participação do chefe da Divisão de Mercados Financeiros da OCDE e do Diretor de Sustentabilidade da Natura &Co; e, por fim, um encontro na véspera da COP26, para falar dos desafios, metas e ações, com participação do CEO da Klabin e especialistas.
Valor Econômico
Em dezembro, foi lançada a revista especial Valor Setorial Comunicação Corporativa, fruto da parceria de 14 anos com o Valor Econômico, cujo tema central aborda a informação sustentável. Tal parceria também possibilitou a realização do II Fórum de Comunicação Corporativa, uma série de três encontros digitais que objetivaram discutir o papel da comunicação e as novas estratégias de negócios em um mundo transformado pela pandemia. No contexto da pandemia e das transformações tecnológicas e culturais, cada decisão tomada hoje pelas empresas será mais determinante do que nunca para definir não somente a sobrevivência ou o fim dos negócios, mas o futuro e a existência do próprio planeta. A partir da visão de empresas líderes em seus setores, o Fórum de Comunicação Corporativa teve como tema principal as Decisões críticas na era do ESG. Como ser estratégico sem deixar de ser tático. O primeiro encontro teve como tema “A comunicação está preparada para orientar os negócios?”, já em sua segunda sessão, o tema abordado foi “A comunicação corporativa como propulsora da inovação” e a terceira e última sessão de debates de tema “CEO Comunicador: como calibrar visão contextual e foco no negócio” reuniu líderes de grandes empresas para falar sobre comunicação e engajamento no pós-pandemia como Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental; Marta Diez, presidente da Pfizer no Brasil; Isabella Wanderley, general manager e vice-presidente corporativa da afiliada da Novo Nordisk no Brasil e Roberto Parucker, presidente na Eletronorte
Fundação FHC
A Aberje, Fundação FHC e Editora Intrínseca promoveram um webinar em dezembro, com a principal pensadora da era da informação, Shoshana Zuboff, autora do best seller “A Era do Capitalismo de Vigilância: A Luta por um Futuro Humano na Nova Fronteira do Poder” (Editora Intrínseca). O evento contou com a participação do jornalista Pedro Doria e do editor de conteúdo da FHC Otávio Dias como entrevistadores.
Aliança de combate a fake news
Em maio, a Aberje deu início à Aliança Aberje de Combate às Fake News, um movimento que surgiu a partir do LiderCom, com o objetivo de trazer as empresas para o combate à desinformação. A Aliança é uma convocação das lideranças de comunicação das empresas a capacitarem seus empregados em educação midiática. Entre os materiais que a iniciativa desenvolveu está um Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas, um guia pioneiro especialmente elaborado para ajudar as organizações a enfrentarem a questão das fake news, sobretudo no ambiente corporativo.
Premiações
Em sua 47ª edição, o tradicional Prêmio Aberje, assim como em 2020, foi realizado no formato 100% digital, para que os projetos mais relevantes de comunicação de todo o país fossem reconhecidos. O destaque como Empresa do Ano foi para a BRF. Na parte competitiva da premiação, foram ao todo 16 categorias concorrentes, subdivididas em três eixos (Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios), com 18 vencedores nacionais. Todos os 79 cases vencedores regionais que fizeram a defesa oral de seus projetos no Painel de Cases do Prêmio estão disponíveis para consulta no YouTube da Aberje, onde foram transmitidas as lives de apresentação. Desde o ano passado, essa etapa passou a ser virtual, trazendo ainda mais transparência para a premiação.
Para as próximas gerações de comunicadores, em 2021 houve duas edições do Prêmio Universitário Aberje. A competição tem como objetivo avaliar universitários de todo o Brasil nas competências exigidas para um bom reconhecimento do mercado sobre os talentos de cada um e uma melhor empregabilidade. A 14ª edição do Prêmio Universitário Aberje contou com o desafio da TIM sobre comunicação, conectividade e desenvolvimento social. Estudantes de Relações Públicas da PUCRS foram os grandes vencedores. Já a 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA) – Setor Mineral foi apresentada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que trouxe dois desafios: “Criação de soluções que promovam a transparência ativa do setor mineral” e “Criação de soluções de comunicação e relacionamento que promovam a difusão da agenda ESG da mineração para a sociedade”, ambos vencidos por estudantes da Universidade de São Paulo.
Formação e Capacitação
Na área de formação e capacitação, a Escola Aberje de Comunicação ofereceu 48 cursos, num total de quase mil horas de aula ao longo de todo o ano. Foram diversos cursos livres, de pós-graduação, in-company e programas avançados de longa duração, todos realizados 100% online, o que possibilitou maior abrangência e participação de alunos de vários estados brasileiros.
O MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, em parceria com a ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão, manteve as aulas de suas duas turmas semanais. Foram realizados seis programas avançados, cursos de longa duração para formação ou aperfeiçoamento de profissionais em gestão em várias interfaces de Comunicação. Foram eles: Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital (6a edição), Comunicação Interna (5a edição), Comunicação Pública (3a edição): Relações Institucionais e Governamentais (1a edição); e Programa Completo em Diversidade nas Organizações (2a edição).
A Escola Aberje também promoveu 20 cursos in-company ao longo do ano: cursos exclusivos, desenhados especificamente para as necessidades de cada organização e de seus profissionais, em qualquer região do Brasil. Todos os cursos da grade da Aberje podem ser oferecidos neste formato, ou podem ser criados novos conteúdos sob medida. Além dos diversos cursos livres e cursos gratuitos, com destaque para os oito workshops realizados em parceria com o Workplace from Facebook.
Associação global
Posicionando-se como think tank brasileiro, a Aberje participa ativamente e integra o board de instituições globais, como a Global Alliance for Public Relations and Communication Management e Arthur Page Society.
A Global Alliance, entidade onde a Aberje participa do board, realizou meses temáticos ao longo do ano. Em fevereiro a GA promoveu o mês da ética, em que os diretores da Aberje, Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, contribuíram com a publicação do artigo “Comunicação Corporativa na Era do Capital Ético”. Já em junho, a Global Alliance promoveu o mês da Diversidade e Inclusão e a Aberje participou com a realização de um webinar especial sobre o tema, disponível no Youtube da Aberje.
Em parceria com a associada Brivia, a Aberje embarcou para a capital portuguesa para acompanhar os quatro dias do Web Summit 2021 Lisboa, o principal evento de tecnologia e inovação do mundo. Na ocasião, Victor Pereira, responsável pela área de Relações Institucionais da Aberje, escreveu os seguintes artigos: ‘Go Europe’ é sinônimo de regulação de redes sociais; Tudo o que a tecnologia toca, se transforma e “Comunidade” continua a ser a palavra do dia. Além da cobertura, será produzido um report exclusivo do congresso com foco em Comunicação, que será compartilhado com os associados.
Em março, a Aberje entregou mais um International Aberje Award, reconhecimento que premia estudos acadêmicos de pesquisadores estrangeiros que estejam relacionados à comunicação e relações públicas revelando tendências, práticas e os principais debates da área no Brasil e na América do Sul. Escolhido entre outros 60 trabalhos, o estudo intitulado “Tweeting a Pandemic: Communicating #COVID19 across the globe” foi conduzido por sete autores de diferentes universidades dos Estados Unidos e Itália. O prêmio, como tradicionalmente é feito, foi anunciado durante a cerimônia de encerramento do 24º International Public Relations Research Conference (IPRRC) que aconteceu de forma virtual este ano.
Também foram distribuídas 12 edições da newsletter internacional BRpr, que compartilha as melhores práticas e tendências do setor para a comunidade internacional da rede Aberje.
Advocacy
Como parte da missão Aberje em fazer o advocacy da área, a entidade esteve engajada nos principais debates do país. Em abril, a associação posicionou-se contra a PL 504, projeto de lei que tramitava na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com o objetivo proibir alusão à diversidade sexual e de gênero a partir da presença de pessoas LGBT+ em publicidade infantil.
Os diretores da Aberje, Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, também tiveram vários artigos publicados na grande imprensa. Destaque para o artigo “Filosofia dos termos gerais”, em abril, e “Em defesa da narrativa e do comunicador>”, em setembro, publicados no jornal O Globo; e sobre a iniciativa da Aliança Empresarial contra Fake News publicada na Folha de S.Paulo em maio.
Além disso, Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, é membro do Conselho Gestor de Comunicação do Governo do Estado de SP e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME) e participou de dezenas de encontros e representações da institucionais, tais como o Encontro Anual de Gestores da Embrapa e a publicação no livro “20 Anos do Estatuto da Cidade”.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados