Comitês

Comitês de estudos temáticos constituem-se de um grupo fixo anual de profissionais nomeados por organizações integrantes da base associativa da entidade, que se reúnem com regularidade e calendário predeterminado para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto identificado como de interesse.

A proposta é contribuir para a ampliação do conhecimento, num processo de elaboração interna dos contextos, dos conceitos e das experiências por meio de uma construção colaborativa. Com isso, o comitê faz análise crítica e produção criativa sobre o tema escolhido, debate sobre o que há de mais avançado na área e estimula a troca de experiências entre profissionais de diferentes setores.

OBJETIVOS

  • REFLETIR, COMPARTILHAR E PRODUZIR IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E DOCUMENTOS
    sobre a gestão estratégica corporativa de comunicação e sua interrelação com questões reputacionais e/ou resultados de negócio;
  • AVALIAR, DISCUTIR E APRESENTAR SUGESTÕES
    de melhoria para desenvolvimento das atividades na área de comunicação no tema específico de cada grupo constituído;
  • IDENTIFICAR E DISSEMINAR AS BOAS PRÁTICAS E OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO
    empresarial no tema específico de cada grupo constituído;
  • PROMOVER O DEBATE DE QUESTÕES PRIORITÁRIAS APONTADAS PELA DIRETORIA DA ABERJE
    e por consulta ao corpo associativo, desenvolvendo e produzindo conhecimento crítico;
  • PROMOVER OPORTUNIDADES DE NETWORKING E BENCHMARKING;
    CONSTITUIR-SE EM INSTÂNCIA DE SUGESTÃO DE PAUTAS PARA OS CANAIS IMPRESSOS E DIGITAIS DA ABERJE
    de produção de ideias para pesquisas e/ou condução de processos de investigação junto ao DatAberje e de apoio na curadoria para convite e orientações estratégicas a palestrantes e instrutores de cursos e eventos da entidade e a autores da Aberje Editorial.

 

CONSTITUIÇÃO, INSCRIÇÃO E REALIZAÇÃO DOS COMITÊS
Veja aqui o Regulamento completo

COMITÊS ATIVOS

Comunicação com Empregados

Inscreva-se

Os profissionais que atuam na comunicação com empregados nas organizações precisam compreender as atuações política, estratégica, tática e operacional de seu trabalho. O comitê busca desenvolver uma visão crítica e abrangente a respeito dos principais desafios e paradigmas da função de comunicação com empregados, passando pela capacidade de traçar planos, campanhas, projetos, campanhas, canais e orçamentos no tema, mas pensando ainda nas intersecções com outras disciplinas – tanto no contexto de interação ou expressão da Cultura Organizacional e da Gestão da Mudança quanto em pontos como Crises Corporativas, Comunicação Não-Violenta, perfil e desempenho de lideranças, humanização e construção de sentido nas organizações.

Integrantes Insights

Coordenador: Daniela Bittencourt Ferreira, Toyota
Vice coordenador: Rodolfo Araújo, United Minds

  • Marelli: Michelle Wolf Siqueira (Coordenadora de Comunicação Interna) e Matheus Lourenço (Analista de Comunicação Interna);
  • Ternium: Roberto Gonzales (Gerente de Comunicação) e Pericles Monteiro (Coordenador de Comunicação);
  • Ultracargo: Joana Vicente Pereira (Coordenadora de Marketing e Comunicação Interna) e Nathalia Nonato Alves Ferreira (Analista de Marketing e Comunicação Interna Pleno);
  • Instituto Brasileiro de Árvores – IBA: Cindy Correa (Gerente de Comunicação) e Renata Maria da Silva (Analista pleno de Comunicação);
  • Atlas Copco: Rodrigo Amaral (Head de Comunicação Latam) e Gabriela Morais (Especialista em Comunicação);
  • Grupo Marista: Anne Tsumori Maezuka (Gerente de Comunicação Interna e de Marca Empregadora) e Marina Trindade Vieira (Especialista de Comunicação Interna e de Marca Empregadora);
  • Coty: Rosana Ferrantini Marques (Diretora de Assuntos Corporativos para Brasil e América Latina) e Stella Fressa (Coordenadora de Assuntos Corporativos para Brasil e América Latina);
  • Duratex: Renata Pedroso Pupo Nogueira (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Ana Carla Freitas (Analista Sênior de Comunicação Corporativa);
  • Novartis: Claudia Sérvulo da Cunha Dias (Head de Comunicação) e Larissa Madanelo (Coordenadora de Comunicação Interna Farma e Corp).
  • Sanofi: Neila Mara Lopes (Gerente de Comunicação Interna) e Nathalia Vieira de Souza (Coordenadora de Comunicação Interna);
  • Dow: Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Valeria Costa (Gerente de Comunicação Funcional para América Latina);
  • Latam Airlines: Caio Ferracina Rodrigues Paulino (Coordenador de Comunicação Interna) e Gabriella Jordão Fernandes (Consultora de Comunicação Interna);
  • IBM: Flavia Apocalypse (Gerente de Comunicação Interna) e Evelyn Dias de Rezende (Especialista de Comunicação);
  • McDonald’s: Leandro Lima (Gerente de Comunicação Corporativa) e Anderson Lima (Analista de Comunicação Corporativa);
  • Toyota: Daniela Bittencourt Ferreira (Gerente de Comunicação Interna e Institucional) e Camila Rodrigues dos Santos (Analista de Comunicação Interna).

As agências e consultorias também estão representadas:

  • InVitro Comunicação: Priscilla Cabral (Sócio-diretora) e Thaís Naldoni (Coordenadora de Conteúdo);
  • Weber Shandwick/United Minds: Rodolfo Gonçalves Araujo (Vice-presidente América Latina) e Kelly Cufone (Gerente de Projetos);
  • Supera Comunicação: José Luis Ovando (Sócio-Diretor de Estratégia e Novos Negócios) e Vitor Morais (Diretor de Criação e Conteúdo);
  • P3K Comunicação: Elizeo Karkoski Pereira (CEO) e Laryssa Almeida (Gerente de Estratégia e Atendimento).

INSIGHTS

  • Abril 2020 - Comitê Comunicação com Empregados abril
  • Maio 2020 - Narrativas de comunicação com empregados durante e após a crise
  • Junho 2020 - Comunicação líder x liderado
  • Julho 2020 - Comunicação Digital e Colaborativa no engajamento de empregados
  • Agosto 2020 - Novos focos em Employer Brand e EVP
  • Setembro 2020 - Comunicação Humanizada

Comunicação, Integridade e Compliance

Inscreva-se

As organizações e os comunicadores têm enfrentado desafios para atender às demandas de programas de conduta ética e compliance, que não estejam finalizados pela simples publicação de regras. Os resultados de comportamento envolvem questões além da informação aos funcionários, e que precisam ser compreendidas para um trabalho efetivo entre áreas transdisciplinares, tornando-se orgânicos no modo de ser de cada um. O comitê vai analisar o tema sob o prisma reputacional, refletindo sobre revoluções tecnológicas, pressões sociais e crescente exposição das organizações. Também contemplará discutir a área de Governança Corporativa e seus mecanismos de avaliação e gestão de riscos, criação de políticas, monitoramento e controle.

Integrantes Insights

Coordenador: Ágatha Paraventi Camargo, Faculdade Cásper Líbero
Vice coordenador: Tatiana Maia Lins, Makemake

  • Ajinomoto: Juliana Gomes Ribeiro (Gerente de Área Senior de Comunicação Integrada) e Aline Mariano (Supervisora de Comunicação Interna);
  • Nissan: Denis Paulo Bassetto (Gerente de Compliance) e Marisa Soares (Diretora de Compliance e Auditoria);
  • Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE: Flávia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executivo de Relações Institucionais) e Claudia Muller (Analista de Relações Institucionais);
  • Faculdade Cásper Líbero: Agatha Paraventi (Professora) e Victor Farias (Professor);
  •  Instituto Brasileiro de Árvores – IBA: Cindy Correa (Gerente de Comunicação) e Renata Maria da Silva (Analista Pleno de Comunicação);
  • Neoenergia: Marcus de Barros Pinto (Superintendente de Comunicação Externa) e Amine Darzé (Gerente de Comunicação Externa);
  • Sanofi: Luciana Miranda (Gerente de Comunicação Externa) e Venicius Gonçalves (Gerente de Comunicação Externa);
  • Ultracargo: Joana Vicente Pereira (Coordenadora de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social) e Marianna Abdo Gonçalves (Especialista de Comunicação Externa e Sustentabilidade);
  • Via Varejo: Vanessa Urbanejo Romero (Coordenadora de Sustentabilidade e Diversidade) e Caroline Colunna Lopes Moura (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
  • Yara Brasil Fertilizantes: Helga Vieira Aguiar (Coordenador de Comunicação Sr.) e Andressa Gonzalez (Analista de Comunicação e Responsabilidade Social).

As agências e consultorias também estão representadas:

  • Edelman: Ricardo Gomes de Almeida (Gerente de Contas de Public Affairs) e Elaine Cotta (Diretora da Contas Corporativas);
  • FTI Consulting: Adriana Prado (Diretora de Comunicação Estratégica) e Thyago Mathias (Diretor Sênior e líder de Comunicação Estratégica no Brasil);
  • Jeffrey Group: Samy Mohamed Charanek (Gerente de Contas) e Anne Eliza Dias Machado (Gerente de Contas);
  • Makemake: Tatiana Maia Lins (CEO) e Marcia Cavallieri (Consultora associada);
  • Pessoa. Agência de Relações Públicas: Erika Pessoa (CEO & Founder) e Naiara Corrêa (Assessora de Relações Públicas).

INSIGHTS

  • Abril 2020 - Comitê Comunicação, Integridade e Compliance abril
  • Maio 2020 - Compliance e integridade como ativo reputacional e valor organizacional
  • Junho 2020 - Boas práticas de implementação da LGDP
  • Julho 2020 - Participação da alta liderança na Comunicação de compliance
  • Agosto 2020 - Políticas de comunicação para transparência e opacidade de informações
  • Setembro 2020 - Transparência a partir de relatórios integrados

Mensuração de Resultados em Comunicação

Inscreva-se

A gestão da comunicação contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Gestores precisam saber quanto cada etapa do plano de comunicação pode trazer de resultados para definir os investimentos que podem ser feitos para a sua melhor realização. É importante conhecer metodologias de pesquisa qualitativa e as principais fórmulas de cálculos para medir retornos quantitativos de ações de comunicação. O comitê vai analisar o cenário atual e as perspectivas de incremento no trabalho de mensuração com definição de critérios, formação e análise de indicadores e ROI da comunicação. A proposta é discutir possibilidades de menuração das ações de comunicação e como capacitar o comunicador a gerenciar este processo para melhor tomada de decisão do negócio.

Integrantes Insights

Coordenador: Suzel Figueiredo, Ideafix
Vice coordenador: Fabio Monfrim, Henkel

  • Brasil Terminal Portuário: Yara Goncalves da Mota (Gerente de Comunicação e Marketing) e Aldemi Dias (Analista de Comunicação);
  • Cabot: Lissette Amado Rubio (Líder de Comunicação para América Latina) e  Cibelle Anze (Coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade e Recursos Humanos);
  • Câmara de Comercialização de Energia Elétrica/CCEE: Flávia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executiva de Relações Institucionais) e Claudia Muller (Analista de Relações Institucionais);
  • CMOC: Juliana Omena Silva Gomes (Coordenadora de Comunicação Corporativa e Gestão Social) e Silvia Domingues (Analista Sênior de Comunicação e Gestão Social);
  • CTG: Greyke Gabriel de Oliveira (Coordenador de Comunicação Interna) e Rafael Borges (Analista de Comunicação Sênior);
  • Ecolab: Carolina Simonetti (Gerente de Comunicação) e Mariana de Almeida (Especialista de Comunicação);
  • Henkel: Fabio Mincarelli Monfrin (Gerente de Comunicação Corporativa) e Karinne da Silva (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
  • JDE Coffee: Raquel de Martin Costa (Gerente de Comunicação e Assuntos Corporativos) e Tatiana Montiel Munhoz (Analista Sênior de Comunicação Corporativa);
  • MAG Seguros: Mirella Lavrini (Superintendente de Comunicação e Marca) e Rafael Maia (Analista de Marketing Senior);
  • Natura: Michel Blanco (Gerente de Relações com a Mídia) e Patrícia Kusunoki (Coordenadora de Comunicação);
  • Odebrecht Engenharia & Construção/OEC: Joao Paulo Fonseca de Carvalho (Gerente de Comunicação) e Ana Carolina Martins (Analista de Comunicação);
  • Syngenta: Nêmora Müller Reche (Head de Comunicação Externa LATAM e Brasil) e Fabiana Trebilcock (Gerente de Relacionamento com Imprensa Brasil);
  • Telefonica Vivo: Leandro de Freitas (Gerente de Comunicação Externa) e Stela Maris (Coordenadora de Comunicação);
  • Unilever: Lilian Dorighello (Gerente de Comunicação Externa) e Cesar Freire (Gerente de Comunicação e Sustentabilidade);
  • Via Varejo: Carolina Colunna (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Vanessa Romero (Coordenadora de Sustentabilidade e Diversidade).

As agências também estão representadas:

  • Curado e associados: Olga Curado (Sócia-Diretora) Emerson Couto (Consultor de Relações Institucionais);
  • Ideafix: Suzel Figueiredo (CEO) e Nathalia Rosas (Sócia- Gerente de Projetos);
  • LVBA Comunicação: Gisele Lorenzetti (CEO) e Juliana Caramelo (Diretora de Operações e Novos Negócios);
  • RepTrak Company: Marcus Vinicius Dias (Vice-Presidente Brasil) e Tiago Retori (Vice-Presidente Regional).

INSIGHTS

  • Abril 2020 - Comitê Mensuração de Resultados em Comunicação
  • Maio 2020 - Mensuração da comunicação e conexão com estratégia
  • Junho 2020 - Novas tendências em mensuração, avaliação e KPIs de comunicação
  • Julho 2020 - Inovação na mensuração de resultados na comunicação e reputação
  • Agosto 2020 - Indicadores de reputação e relação com medição de comunicação
  • Setembro 2020 - Formas de medição de engajamento e mudança de cultura

Comunicação e Engajamento na Inovação e Transformação Digital

Inscreva-se

Num cenário de transformação constante, é preciso pensar em como a comunicação colabora para a melhor adaptabilidade das pessoas internas ou externas ao negócio envolvidas seja em relação a novas tecnologias ou a novas formas de entender o mundo e a relação entre pessoas, instituições e marcas. Com foco na gestão e na comunicação da mudança é que se pode chegar no aumento da produtividade, otimização do tempo, redução nos custos e oferta de melhores ou diferentes experiências. O comitê vai colocar em debate conceitos e experiências sobre a comunicação como interveniente propositiva e positiva desde a estratégia (pensamento colaborativo, novas metodologias de gestão, inteligência da multidão, perfil do profissional inovador, arquitetura da integração, transformação cultural, gestão da mudança, traços culturais da inovação) até as táticas (labs de discussão e ação, acolhimento de startups, concursos de ideias, ações de digitalização de processos e tarefas, plataformas para ecossistemas de negócios inovadores) em torno do tema da transformação organizacional para a inovação.

Integrantes Insights

Coordenador: Cristina Santos, Braskem
Vice coordenador: Carolina Prado, Intel

  • Arteris: Pablo Solano (Gerente de Comunicação e Marketing) e Guilherme Giannico (Analista de Comunicação Corporativa);
  • Atlas Copco: Rodrigo Amaral (Head de Comunicação Latam) e Gabriela Morais (Especialista em Comunicação);
  • Banco Mercantil do Brasil: Stephania Guimarães (Gerente de Marketing) e Jaqueline de Castro Oliveira (Coordenadora de Comunicação e Marketing);
  • Braskem: Cristina Santos (Gestora de Gestão do Conhecimento e Estratégias de Adoção) e Estela Dantas (Analista Senior de Gestão do Conhecimento);
  • Cargill: Fernanda Magalhães (Gerente de Comunicação Brasil e Divisão Agrícola para América do Sul) e Ana Paula Oliveira (Gerente de Comunicação para Divisão Alimentos para América do Sul);
  • Dow: Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Valeria Costa (Gerente de Comunicação Funcional para América Latina);
  • Eletrobras: Renata Petrocelli Bezerra Paes (Superintendente de Comunicação) e Flávia de Lima Damázio (Gerente de Comunicação e Relações Institucionais);
  • Eletronorte: Michele Silveira (Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais) e Samuel Pereira dos Santos Junior (Gerente de Publicidade, Relações Públicas e Responsabilidade Sociocultural);
  • Funcesp: Maria Teresa Carneiro (Gerente Executiva de Marketing e Relações Institucionais) e Luiz Afonso Tazinazzo (Coordenador de Marketing);
  • Intel: Carolina Gutierrez Prado (Gerente de Comunicação da Intel do Brasil) e Paula Archilla (Gerente do Programa de Employee Advocacy);
  • Klabin: Carime Kanbour (Gerente de Comunicação, Desenvolvimento Sustentável e Relações Institucionais) e Fernanda Zattar (Coordenadora de Engajamento e Canais Digitais);
  • Libbs Farmacêutica: Samanta Greghi (Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Marca) e Adriana Adorno Medeiros (Analista de Comunicação Sênior);
  • Rede Gazeta: Eduardo Fachetti (Gerente de Relações Institucionais) e Caroline Mauri (Analista de Comunicação Interna);
  • Thales: Jacqueline Takemasa (Diretora de Comunicação América Latina) e Ricardo Martin (Gerente de Eventos);
  • iDexo by Totvs: Bianca Moura Guimarães (Gerente de Comunidade) e Larissa Garcia (Head de Comunicação);
  • Valmet: Pedro Ferraz Paciornik (Gerente de Estratégia, Qualidade e Marketing) e Fernanda Yanaze Maia (Coordenadora de Comunicação e Marketing).

As agências e consultorias também estão representadas:

  • Ação Integrada: Adevani Rotter (Presidente) e Thierry Pignataro Netto (Diretor de Negócios e Operações);
  • LLYC: Adélia Chagas (Diretora Sênior) e Diego Olavarria (Diretor Digital);
  • Progic: Rodrigo Becke Cabral (Sócio-diretor) e Cleide Cavalcante (Gerente de Comunicação e TV Corporativa);
  • Rede Comunicação de Resultado: Flávia Rios (CEO & Founder) e Jeane Mesquita (Gerente de Conteúdo).

INSIGHTS

  • Maio 2020 - Contexto e aceleração das transformações culturais em organizações
  • Junho 2020 - Gestão de canais digitais para controle de overdose informativa
  • Julho 2020 - Novas tecnologias e soluções digitais de conexão e colaboração entre empregados
  • Agosto 2020 - Uso da Inteligência Artificial da Comunicação
  • Setembro 2020 - Mensuração do impacto da comunicação na transformação cultural
 

ATENÇÃO!

Para fazer parte dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos, é preciso fazer a leitura do processo interno de funcionamento desses espaços de diálogo;
e enquadrar-se nos requisitos para a candidatura, dentro dos prazos de classificação e desclassificação de integrantes – representantes formais de organizações associadas à entidade.

Para inscrever seu nome na lista de espera dos próximos processos seletivos dos comitês já ativos, envie uma manifestação de interesse para o e-mail comites@aberje.com.br.