Comitês

Comitês de estudos temáticos constituem-se de um grupo fixo anual de profissionais nomeados por organizações integrantes da base associativa da entidade, que se reúnem com regularidade e calendário predeterminado para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto identificado como de interesse.

A proposta é contribuir para a ampliação do conhecimento, num processo de elaboração interna dos contextos, dos conceitos e das experiências por meio de uma construção colaborativa. Com isso, o comitê faz análise crítica e produção criativa sobre o tema escolhido, debate sobre o que há de mais avançado na área e estimula a troca de experiências entre profissionais de diferentes setores.

OBJETIVOS

  • REFLETIR, COMPARTILHAR E PRODUZIR IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E DOCUMENTOS
    sobre a gestão estratégica corporativa de comunicação e sua interrelação com questões reputacionais e/ou resultados de negócio;
  • AVALIAR, DISCUTIR E APRESENTAR SUGESTÕES
    de melhoria para desenvolvimento das atividades na área de comunicação no tema específico de cada grupo constituído;
  • IDENTIFICAR E DISSEMINAR AS BOAS PRÁTICAS E OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO
    empresarial no tema específico de cada grupo constituído;
  • PROMOVER O DEBATE DE QUESTÕES PRIORITÁRIAS APONTADAS PELA DIRETORIA DA ABERJE
    e por consulta ao corpo associativo, desenvolvendo e produzindo conhecimento crítico;
  • PROMOVER OPORTUNIDADES DE NETWORKING E BENCHMARKING;
    CONSTITUIR-SE EM INSTÂNCIA DE SUGESTÃO DE PAUTAS PARA OS CANAIS IMPRESSOS E DIGITAIS DA ABERJE
    de produção de ideias para pesquisas e/ou condução de processos de investigação junto ao DatAberje e de apoio na curadoria para convite e orientações estratégicas a palestrantes e instrutores de cursos e eventos da entidade e a autores da Aberje Editorial.

CONSTITUIÇÃO, INSCRIÇÃO E REALIZAÇÃO DOS COMITÊS:

Regulamento

COMITÊS ATIVOS

Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa

O futuro das organizações reside na capacidade e no potencial de transformação dos negócios, atendendo às necessidades dos clientes, ou consumidores, antecipando-se às crises e que se estendem até à sobrevivência do planeta. Esse movimento exige mudanças disruptivas, que partem de soluções criativas, inovadoras e colaborativas. Entendida como vetor da inovação, a comunicação corporativa pode desenvolver e acelerar uma cultura criativa, além de posicionar as empresas como condutoras das transformações – em produtos, serviços e relações de trabalho, além de mudanças sociais, econômicas e produtivas.

Este Comitê, realizado pelo segundo ano consecutivo, discutirá ao longo de 2023, como a comunicação corporativa pode se tornar eixo da inovação tecnológica e mercadológica e posicionar a função do comunicador como um futurista, que capta, apreende, interpreta e põe em prática as tendências e avanços da sociedade, transformando-as em novas maneiras de se relacionar, dialogar, comprar, vender e influenciar o comportamento de seus stakeholders.

CRONOGRAMA:

07 de março,
11 de abril,
09 de maio,
13 de junho,
11 de julho (presencial em São Paulo – sede da Aberje),
08 de agosto,
12 de setembro,
03 de outubro,
07 de novembro
05 de dezembro (presencial em São Paulo – sede da Aberje).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

Coordenação
  • Lucas Reis

    Lucas Reis é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, faz parte do corpo docente da Escola Aberje, da Miami Ad School, do IAB Brasil e do CIMATEC. É pesquisador sobre difusão da informação online, metaverso e inteligência artificial no marketing. Autor do livro “Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária”. É CEO da Zygon AdTech, fundador da Black Adnet e CIA da Analytics 2050.

 

INSIGHTS

    Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG

    Considerando que engajamento dos investidores em específico e o comportamento dos stakeholders em geral estão levando as organizações a se reinventarem e que a regulação força, cada vez mais, alguns cuidados na agenda de operação, sobrevivência e desenvolvimento de negócios, é preciso discutir a adoção e defesa de valores e critérios ESG.

    Este Comitê, realizado pelo terceiro ano consecutivo, discutirá ao longo de 2023, as relações entre as pautas ESG e da comunicação corporativa, além de pontes com agendas globais de engajamento e movimentos empresariais, dando destaque à grandeza da comunicação: se fazer entender em diferentes realidades, prezando para que todos façam parte desse diálogo.

    CRONOGRAMA:

    08 de março,
    12 de abril,
    10 de maio,
    14 de junho,
    11 de julho (presencial em São Paulo – sede da Aberje),
    09 de agosto,
    13 de setembro,
    04 de outubro,
    08 de novembro
    05 de dezembro (presencial em São Paulo – sede da Aberje).

    INSCRIÇÕES ENCERRADAS

    Coordenação
    • Danilo Maeda

      Danilo Maeda tem mais de 10 anos de atuação na área de estratégia, governança e gestão ESG. Jornalista com especializações em gestão para sustentabilidade e em história, é professor da Escola Aberje e já desenvolveu projetos na área para empresas e organizações de diversos setores. Também atua como conferencista e consultor, além de assinar colunas sobre gestão e sustentabilidade na Exame/Bússola e na revista Gestão & Negócios.

     

    INSIGHTS

      Comitê Aberje de Comunicação Interna e Marca Empregadora

      O maior desafio das empresas atualmente, além de crescer, é tornar seus negócios sustentáveis a longo prazo. Para isso, precisam contar com profissionais qualificados, engajados e que, de preferência, advoguem a favor da organização. As opiniões dos colaboradores ganham as mídias sociais digitais, reverberando uma imagem positiva ou negativa enquanto marca empregadora. O que antes ficava circunscrito ao almoço de domingo, agora tem alcance global e imediato, tudo à distância de um clique. É exatamente por isso que a gestão da marca empregadora sob o prisma da comunicação interna é cada vez mais prioridade na pauta de seus executivos.

      Este Comitê discutirá, ao longo de 2023, as dinâmicas (origem, incidências, causas e consequências) dos desafios destes profissionais apresentando argumentos e novos caminhos para que os objetivos e os resultados do negócio sejam atingidos.

      CRONOGRAMA:

      09 de março,
      13 de abril,
      11 de maio,
      15 de junho,
      11 de julho (presencial em São Paulo – sede da Aberje),
      10 de agosto,
      14 de setembro,
      05 de outubro,
      09 de novembro
      05 de dezembro (presencial em São Paulo – sede da Aberje).

      INSCRIÇÕES ENCERRADAS

      Coordenação
      • Cynthia Provedel

        Doutoranda em Estudos Interdisciplinares pela Universidade Anáhuac (México), Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP e graduada em Comunicação Social pela ESPM. Possui Certificação Internacional em Segurança Psicológica e Especialização em Gestão das Emoções nas Organizações pelo Instituto Albert Einstein (2022). É Professora em programas de pós graduação pela Aberje, FGV e ESPM. 20 anos de experiência em organizações, em segmentos farmacêutico, varejo e telecom, liderando temas como Comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano. Atualmente, é fundadora da Caminho do Meio, onde atua como Diretora e Consultora em projetos e programas envolvendo Comunicação e Desenvolvimento, com um de seus focos principais em capacitação do líder comunicador. É também mentora em carreira, tendo apoiado diversos profissionais da área nos últimos anos. Concebeu e publicou – em inglês e português – uma matriz de maturidade em comunicação interna, ferramenta de diagnóstico e planejamento que tem apoiado diversos profissionais da área. Também liderou o “Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação brasileira” (parceria entre Aberje e o IoIC – Institute of Internal Communication do Reino Unido). Pela Aberje, recebeu em 2022 o Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano e em 2018, foi premiada na categoria “Relacionamento com Público Interno” por case transversal envolvendo Cultura Organizacional e Comunicação Interna. Coautora dos livros “Comunicação em Cena”, “Ensaios sobre Comunicação com Empregados” (inglês e português) e “Comunicação e estudo e práticas de Compreensão“ e autora de artigos científicos abordando Comunicação Interna e temáticas interdisciplinares.

       

      INSIGHTS

         

        ATENÇÃO!

        Para fazer parte dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos é preciso ser empresa associada, fazer a leitura do regulamento e candidatar-se dentro dos prazos de classificação de integrantes. É necessário preencher a ficha de inscrição até 21 de fevereiro de 2023. O resultado dos novos membros dos comitês será divulgado em 24 de fevereiro e o início dos trabalhos acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de março a depender de qual comitê você fará parte.

        Qualquer dúvida, é só escrever para comites@aberje.com.br.

        Comunicação Digital com Empregados

        Em um cenário de jornadas mais flexíveis e variados tipos de vínculo entre organizações e seus empregados, dentro de um conceito anywhere office e também a partir de alterações de legislação, questões como gestão de mudança, marca empregadora e capacidade para alinhamento, engajamento e diálogo à distância se tornam fundamentais. Estabelecer e propagar um mindset digital e desenvolver um perfil comunicador junto a cada empregado para viabilizar a geração descentralizada de conteúdos, permitindo identificar influenciadores internos e dinamizando as trocas de informação e opinião por meio de ferramentas interativas, é preocupação dos profissionais desta interface. Este Comitê pretende discutir o potencial multicanal da comunicação com empregados (aplicativos mobile, intranet social, microblogging, digital signage, gamification, inteligência artificial, internet das coisas, chatbot, comunidades virtuais, TV corporativa, push notification), despertando diferentes e complementares linguagens e propostas de aproximação, buscando aceleração de processos sem descuidar da saúde física e mental das equipes.

        Coordenação Integrantes Insights
        • Vivian Rio Stella

          Vívian Cristina Rio Stella é graduada e doutora em Linguística pela Unicamp, com pós-doutorado na PUC-SP. Autora do livro “Comunicação Eficiente” publicado pela Editora Aberje, atua como professora de cursos de extensão da Faculdade Casper Libero, da Casa do Saber e da Aberje. Idealizadora e curadora da VRS Academy, desenvolve e aplica soluções de aprendizagem criativas e customizadas para diversos clientes.

         

        Coordenador: Vivian Rio Stella, Escola Aberje de Comunicação

        • CNH Industrial – Gabriela Lobo Serranera de Paiva (Gerente de Comunicação Interna para América do Sul) e Priscila Amaral (Coordenador de Comunicação Interna para América do Sul);
        • Nutrien – Luciane Reis (Head de Comunicação Brasil) e Rodrigo Barbosa (Consultor de Comunicação);
        • Telefonica Vivo – Cesar Rua (Gerente Sênior de Comunicação Interna e Digital) e Mariane Legat Ramos (Coordenadora de Comunicação Interna);
        • Ypê – Gabriela Carvalho (Coordenadora de Comunicação Interna) e Gustavo Carbonaro (Especialista Sênior de Comunicação);
        • Itaú – Pedro Roberto Ferreira Jr (Coordenador de Comunicação de Negócios) e Isabela Oliveira Boaventura (Coordenadora de Endomarketing);
        • Usiminas – Ludmila Bifano Ferreira (Coordenador de Comunicação Interna) e Paulo Sergio Silva de Assis (Coordenador de Comunicação Externa);
        • LDC – Marcia Amorim (Gerente de Comunicação Institucional – North Latam) e Fernanda Henrique Cremonezi (Consultora de Comunicação Institucional);
        • Mosaic Fertilizantes – Bianca de Brito Simone (Coordenadora de Comunicação) e Samira Moura (Coordenadora de Comunicação);
        • Sanofi – Nathalia Vieira de Souza (Gerente de Comunicação Interna) e Débora Bassanezi (Gerente de Comunicação da Unidade Consumer Healthcare);
        • Brookfield – Leonardo Sá de Seixas Maia (Diretor de Comunicação e Branding) e Leandro Meireles Pinto (Coordenador de Comunicação e Branding) ;
        • CMOC – Juliana Omena Silva Gomes (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Diana Mendes (Coordenadora de Gestão Social);
        • Libbs – Samanta Greghi (Gerente de Relações Institucionais, Marca e Comunicação) e Adriana Adorno de Medeiros (Coordenador de Experiência Institucional);
        • Unimed Rio – Rafael Ferreira de Oliveira (Gerente de Comunicação e Marketing) e Débora Nassif (Coordenadora de Comunicação e Marketing);
        • Natura &Co América Latina – Patricia Cury (Gerente de Comunicação para Colaboradores e Experiência) e Juliana Bordignon Fernandes (Coordenadora de Comunicação);
        • Dow Brasil – Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Eleni Gritzapis (Diretora de Comunicação Corporativa para América Latina);
        • Atlas Schindler – Jacqueline Rempel (Gerente de Marketing e Comunicação) e Fernanda Souza (Coordenadora de Comunicação);
        • AGCO – Clarissa Daroit (Gerente de RH, Comunicação e D&I para América do Sul) e Kathia Souza (Gerente Sênior de RH – Talent Management para América do Sul).

         E também as empresas fornecedoras de Comunicação:

        • TalentComms – Thais Aguiar (CEO & Partner) e Leonardo Vaz (Gerente de Planejamento & Design);
        • Weber Shandwick – Rodolfo Gonçalves Araújo (Vice-presidente para América Latina) e Kelly Cufone (Gerente de Comunicação);
        • Trama Comunicação – Adriano Zanni de Arruda (Sócio-proprietário e Diretor de Engajamento & Comunicação com Empregados) e Helen Garcia Alves da Costa (Sócia-proprietária e Diretor de Digital & Influência);
        • Ideafix – Suzel Garcia de Lima Figueiredo (CEO) e Nathalia Cavalcanti Martins Rosas (Sócia e Head de Relacionamento).

        INSIGHTS

        • Março 2021 - Cinco subtemas prioritários para 2021
        • Abril 2021 - Impactos da mediação digital na Cultura Organizacional e no Employer Branding
        • Maio 2021 - Articulações entre gestão da mudança e comunicação digital no trabalho remoto
        • Junho 2021 - Efetividade e mensuração das ferramentas digitais com times remotos e qualificação das métricas de engajamento
        • Julho 2021 - Digitalização e suporte aos líderes para engajamento pela comunicação humanizada via redes sociais abertas ou corporativas
        • Agosto 2021 - Comunicação Digital com Empregados da área operacional ou industrial
        • Setembro 2021 - Planejamento e gestão de Influenciadores Internos
        • Outubro 2021 - Big data, Inteligência Artificial e personalização na comunicação com empregados
        • Novembro 2021 - Inovação na Gestão da Comunicação Digital e da Experiência dos Empregados

        Comunicação e Relacionamento com Mídias e Influenciadores

        A promoção da visibilidade midiática e seu papel relevante na construção de identidade e reputação de organizações, marcas e pessoas têm tomado parte do cotidiano da Comunicação Corporativa há muito tempo. É preciso discutir o panorama de descentralização das fontes de conteúdo e a expansão da credibilidade, não ficando mais restrito ao veiculado pela imprensa com profissionais responsáveis em seus canais originais (televisão, rádio, jornal, revista).  Há necessidade de recriação de instrumentos como releases, press-kits, sugestão de pautas, coletivas e porta-vozes e a inclusão de gestão de redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, TikTok, Pinterest e Youtube, e suas variadas funcionalidades) – e quanto isto impacta na forma de medição de performance. Este Comitê pretende debater este espectro de desafios, incluindo os impactos da LGDP nos cadastros e relacionamentos e os novos formadores de opinião e os influenciadores – produtores de conteúdo de temas da atualidade com estilo pessoal e intimista, com alto ou ultra-segmentado alcance a partir de conversas com comprovado efeito de conexão e confiança. Serão analisadas melhores práticas para critérios (número de seguidores, tom de voz, causas e valores, grau de relevância), engajamento, alcance e alinhamento com a narrativa de marcas.

        Coordenação Integrantes Insights
        • Luiz Chinan

          Especialista em Management & Leadership pela Universidade da Califórnia Berkeley e certificado em Sustainability Reporting pelo Global Report Initiative (GRI), Luiz Chinan tem MBA em Gestão da Comunicação pela Escola Superior de Engenharia e Gestão (ABERJE/ESEG), além de bacharelado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e estudo em História pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-diretor da RETOHC, é fundador da iniciativa Berkeley Institute no Brasil e professor dos MBAs da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Aberje/ESEG e da Sustentare Escola de Negócios.

         

        Coordenador: Luiz Chinan, Escola Aberje de Comunicação

        • Bayer – Thiago Massari (Gerente de Comunicação Corporativa) e Larissa Battistini (Gerente de Comunicação Corporativa);
        • Brookfield – Leonardo Sá de Seixas Maia (Diretor de Comunicação e Branding) e Leandro Meireles Pinto (Coordenador de Comunicação e Branding);
        • Intel – Carolina Gutierrez Prado (Head de Comunicação para Brasil & Canadá) e Felipe Curcio (Gerente de Comunicação para Argentina, Chile e Colômbia);
        • XP Inc. – Matheus Lombardi (Sócio e Head de Reputação) e Leonardo Correa (Coordenador de Marketing);
        • Unipar – Juliana Barbieri (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Mariana Geocze (Coordenadora de Comunicação Digital);
        • Thales – Jacqueline Eiko Takemasa dos Santos (Diretor de Comunicação para América Latina) e Citlali Tellez (Coordenadora de Comunicação);
        • Pfizer – Miriane Barbosa Lage (Coordenadora de Comunicação Digital) e Camila Damato (Gerente de Comunicação Externa);
        • Câmara de Comercialização da Energia Elétrica/CCEE – Flavia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executiva de Relações Institucionais) e Thiago Moreno (Líder de Relações Institucionais);
        • GM – Beatriz Matarazzo (Head de Comunicação Digital e Social Media) e Nelson Silveira (Diretor de Comunicação Corporativa para Mercosul);
        • Unimed Rio – Rafael Ferreira de Oliveira (Gerente de Comunicação e Marketing) e Débora Nassif (Coordenadora de Comunicação e Marketing);
        • United Health Group Brasil – Marcello Hardt Braga (Coordenador de Comunicação) e Andrea Sarti (Coordenadora de Comunicação);
        • Toyota – Daniela Bittencourt Ferreira (Gerente de Comunicação Corporativa) e Rafael Borges (Coordenador de Comunicação Externa);
        • Sodexo – Marília Schutze (Coordenadora de Comunicação Externa) e Camila Frantz (Coordenadora de Marca e Comunicação);
        • Sanofi – Venicius Gonçalves (Gerente de Comunicação) e Carolina Scavazzini (Gerente de Comunicação do negócio Pasteur);
        • Natura – Vanessa Branco Motta (Gerente de Comunicação Corporativa da Natura Brasil) e Laura Doubek (Coordenadora de Comunicação);
        • VLI Logística – Leonardo Werner Cesar Silva (Especialista em Comunicação) e Luiz Henrique Barros Silva (Supervisor de Comunicação e Marketing)
        • 99 – Anselmo Baccarini (Gerente Senior de Comunicação) e Veronica Devia (Gerente de Comunicação e RP);
        • Vivest – Maria Teresa Carneiro Ferreira (Gerente Executiva de Marketing e Relacionamento) e Luiz Tazinazzo (Coordenador de Marketing e Comunicação);
        • Klabin – Carime Kanbour (Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais) e Fernanda Zattar (Coordenadora de Comunicação Digital);

        E também as empresas fornecedoras de Comunicação: 

        • Marqueterie – Bia Azevedo (Sócia-Diretora) e Débora Martins de Carvalho (Sócia-Diretora);
        • Rede Comunicação de Resultado – Flávia Rios (CEO) e Mariana Matoso (Gerente de Comunicação Externa);
        • Cortex Intelligence – Cláudio Luiz Bruno (Diretor de Inovação) e Leandro Jardim (Diretor de Marketing);
        • ZYGON AdTech – Urbano Sampaio (Sócio e Chief Strategy Officer) e Cristiane Rebouças (Head de Estratégia);
        • RPMA Comunicação – Adriane Ahlers (Diretora Executiva de Marketing e Novos Negócios) e Marcio Cavalieiri (Sócio e co-CEO);
        • Fleishman – Alessandro Martineli (Diretor Geral) e Suzana Wester (Diretora do Núcleo de Social & Innovation).

        INSIGHTS

        • Março 2021 - Cinco subtemas prioritários para 2021
        • Abril 2021 - O papel do Relacionamento com Imprensa e influenciadores na Era das Fake News
        • Maio 2021 - Comunicação integrada entre mídias próprias, pagas e conquistadas
        • Junho 2021 - Inbound PR como estratégia para reputação da marca na mídia
        • Julho 2021 - Medição de resultados na atuação com mídias e influenciadores
        • Agosto 2021 - Ciência de dados e social listening como vetores de estratégia e gestão da comunicação
        • Setembro 2021 - Estratégia de Branded Content com influenciadores
        • Outubro 2021 - Verdades e Mitos sobre a influência dos influenciadores digitais
        • Novembro 2021 - Relações entre influenciadores e marcas: quais as melhores e as piores práticas

        Comunicação e Relações Institucionais

        Uma estratégica, ampliada e contínua interlocução entre empresas, atores da sociedade civil organizada, instituições de ensino e pesquisa, associações setoriais ou temáticas, sindicatos e poder público – em todas as suas instâncias – é fundamento de um processo democrático e legítimo. Essa conversa, e eventuais negociações necessárias e decorrentes de foco e prioridade, atendo-se ao máximo ao interesse e benefício comuns, depende de escuta sistemática, monitoramento inteligente de dados e contexto, oferta de conteúdo relevante e confiável e comunicação articulada e ágil em múltiplos canais e linguagens – tudo executado com transparência e estímulo à participação. As interrelações entre assuntos corporativos, relações institucionais e comunicação corporativa são evidentes e imprescindíveis e merecem alinhamento. Este Comitê pretende discutir estrutura, report, formação e competências da equipe, escopo de atuação (assuntos e stakeholders), contribuição para efetividade do negócio, interação com mercado fornecedor, diferenciação de olhar por segmentos, novas frentes de atenção (compliance, diversidade, critérios ESG, transformação digital, atuação multistakeholder) – sempre sob a perspectiva da contribuição da comunicação, buscando uma aprendizagem cruzada e efetiva entre os membros.

        Coordenação Integrantes Insights
        • Ágatha Camargo Paraventi

          Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pesquisas sobre Ética, Comunicação e Cultura de Integridade, Agatha Paraventi é  especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas e graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atuação corporativa por mais de 10 anos na área de Comunicação Organizacional, é consultora em ética e cultura organizacional desde 2013. Leciona disciplinas de Comunicação e Cultura de Integridade em quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – Faculdade Cásper Líbero, Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/USP; Comunicação Pública Governamental da ECA/USP e MBA ABERJE. Atua ainda como professora nos cursos de Educação Executiva – Compliance e Gestão de Compliance no INSPER.

         

        Coordenador: Ágatha Camargo Paraventi, Escola Aberje de Comunicação

        • Arteris – Pablo Solano (Gerente de Comunicação e Marca) e Kamyla Tolentino (Coordenadora de Comunicação Regional);
        • Eletrobras – Renata Petrocelli Bezerra Paes (Superintendente de Comunicação) e Flávia de Lima Damazio (Gerente de Comunicação e Relações Institucionais);
        • Fundação Grupo Boticário – Omar Rodrigues (Gerente de Comunicação e Relacionamento Institucional) e Thais Gusmão (Gerente de Impacto Social e Engajamento);
        • Syngenta – Laila Pinheiro (Head de Assuntos Corporativos LATAM & Brasil) e Daniella Cunha (Gerente de Relações Institucionais);
        • Pravaler – Maria Siqueira (Gerente de Comunicação e Marca) e Katia Sala (Coordenadora de Comunicação e Marca);
        • Grupo Marista – Carmem Murara (Diretora de Relações Institucionais e Governamentais) e Andriele Rodrigues (Especialista em Relações Institucionais e Governamentais);
        • Câmara de Comercialização da Energia Elétrica/CCEE – Flavia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executiva de Relações Institucionais) e Thiago Moreno (Líder de Relações Institucionais);
        • Ultracargo – Fernanda Guedes (Gerente de Inovação, Sustentabilidade e Comunicação) e Marianna Abdo Gonçalves (Especialista de Comunicação e Sustentabilidade);
        • Cargill – Ana Paula Borges de Oliveira (Gerente Global de Comunicação da Unidade de Alimentos para América do Sul) e Eliane Uchoa (Diretora de Comunicação da unidade Agricultural Supply Chain para Brasil, Argentina, Bolivia, Paraguai, Peru e Uruguai);
        • Coty – Rosana Ferrantini Marques (Diretora de Assuntos Corporativos) e Stella Fressa (Coordenadora de Assuntos Corporativos);
        • Santos Brasil – Béatrice de Toledo Dupuy (Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade) e Juliano Navarro (Gerente de Relações com Investidores);
        • Sodexo Onsite – Camila Caballero Frantz (Coordenadora de Marca e Relações Institucionais) e Raquel Tengan (Coordenadora de Comunicação Interna);
        • United Health Group – Ranny Alonso de Sousa (Diretor de Comunicação) e Amanda Carolina Lopes Barbosa (Gerente de Comunicação Corporativa);
        • Rede Gazeta – Eduardo Fachetti (Gerente de Relações Institucionais) e Camila Uliana (Gerente-geral de Marketing);
        • Alstom – Ana Lucia Caiasso (Diretora de Comunicação para América Latina) e Vinícius Riqueto de Oliveira (Coordenador de Comunicação para América Latina);
        • Eletronorte – Michele Silva Silveira (Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais) e Erica Michelline Cavalcante Neiva (Gerente de Comunicação Institucional, Imprensa e Gestão de Conteúdo);
        • Associação Paulista de Supermercados/APAS – Rodrigo Marinheiro (Gestor de Relações Institucionais e Comunicação) e Vladimir Prado Coelho (Coordenador da Consultoria Jurídica);

        E também as empresas fornecedoras de Comunicação:

        • Caliber – José Dario da Conceição Menezes (Diretor Executivo) e Patricia Sá (Consultora Associada);
        • Verdelho Comunicação – Valdeci Verdelho (CEO);
        • Ágora Public Affairs e Comunicação Estratégica – Everton Schultz (Presidente e Sócio) e Thomaz Ferrari D’Addio (Líder de Public Affairs);
        • V3 Comunicação – Ricardo Voigt (CEO e Diretor de Planejamento) e Ari Lemos (Sócio-Diretor de Relacionamento com a Mídia);
        • Museu da Pessoa – Rosana Miziara Lopes (Gerente de Relações Institucionais) e Eduardo Valente (Gerente de Relacionamento com Clientes).

        INSIGHTS

        • Março 2021 - Cinco subtemas prioritários para 2021
        • Abril 2021 - Integração entre Relações Institucionais, Comunicação Corporativa e outras áreas
        • Maio 2021 - Diversidade de stakeholders e influenciadores na atuação em relações institucionais
        • Junho 2021 - Comunicação, relacionamento institucional e redes de influência
        • Julho 2021 - O impacto das mídias sociais nas relações institucionais
        • Agosto 2021 - Uso de inteligência de dados e monitoramento de mídias na estratégia de comunicação institucional
        • Setembro 2021 - Comunicação de Crise e impacto nas relações institucionais
        • Outubro 2021 - Novas frentes de atenção no trabalho de relações institucionais
        • Novembro 2021 - Relações Institucionais em 2022: Impacto do ano eleitoral e as relações políticas na agenda

        Comunicação e Estratégia em ESG

        Considerando que engajamento dos investidores em específico e o comportamento dos stakeholders em geral estão levando as organizações a se reinventarem e que a regulação força, cada vez mais, alguns cuidados na agenda de operação, sobrevivência e desenvolvimento de negócios, é preciso discutir a adoção e defesa de valores e critérios ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança). Esse conjunto de pontos de ação e análise é cada vez mais pilar fundamental da reputação organizacional e indica solidez, custos mais baixos e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades. Este comitê pretende discutir a relação de ESG com a Agenda 2030 do Pacto Global e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a inclusão de perspectivas como capital social, capital humano, liderança e inovação, tudo sob o ponto-de-vista também da Comunicação Corporativa (“walk the talk”, transparência, diálogo, materialidade, relatoria, canais e linguagens de comunicação) para colocar os stakeholders no centro do processo de decisão e conectar objetivos, ações e resultados aos efeitos desejados nas várias frentes de cuidado, bem como construindo indicadores claros da atuação ESG.

        Coordenação Integrantes Insights
        • Natalia Tamura

          Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas, Natália Tamura atuou em Comunicação Corporativa e Sustentabilidade com foco em projetos de desenvolvimento do entorno em empresas como Shering Plough / Mantecorp, Central Nacional Unimed e Porto Seguro. Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje, também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU.

         

        Coordenador: Natalia Tamura, Escola Aberje de Comunicação

        • Scania – Renata Ferreira do Nascimento (Head de Comunicação da Scania Brasil) e Márcio Furlan (Diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade);
        • Via Varejo – Caroline Colunna Lopes Moura (Gerente de Comunicação Corporativa) e Vanessa Urbanejo Romero (Coordenadora de Sustentabilidade e Diversidade);
        • Bradesco Seguros – Regina Macedo (Superintendente de Comunicação Corporativa) e Karen Almeida (Gerente de Comunicação Interna);
        • Fundação Toyota – Otacilio do Nascimento (Diretor Executivo) e Vanessa Santos (Coordenadora de Recursos Humanos);
        • Alubar – Mônica Alvarez Cotta (Gerente de Comunicação Corporativa) e André Cruz (Diretor de Auditoria Interna e Compliance);
        • Santos Brasil – Béatrice de Toledo Dupuy (Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade);
        • Syngenta – André Aprigio (Coordenador de Governança de Marca e Engajamento de Comunidades) e Nêmora Reche (Head de Comunicação Corporativa da unidade Crop Protection para LATAM & Brasil);
        • JTI – Alessandra Potamianos (Gerente de Comunicação Corporativa) e Flavio Goulart (Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação);
        • Valmet – Pedro Paciornik (Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing) e Fernanda Yanaze Maia (Coordenadora de Marketing e Comunicação);
        • GM – Isabel Faria (Gerente de Comunicação) e Daniela Kraemer (Gerente de Relações Públicas e Governamentais);
        • 3M – Luiz Eduardo Serafim (Head de Marketing, eCommerce & Insights) e Lúcia Maria Lucas Ziliotti (Gerente de Relações Públicas & Comunicação);
        • Cargill – Fernanda Magalhaes (Gerente de Comunicação para Brasil e do negócio Agrícola para América do Sul) e Rafaela Bortoli (Especialista de Comunicação do negócio Agrícola EMEA);
        • Instituto Renault – Graziela Araujo Pontes (Diretora do Instituto Renault) e Fernanda Stocco (Gerente de Comunicação – Interna, Eventos e Imprensa da Renault);
        • State Grid – Philipe Deschamps Gonçalves Dias (Gerente de Cultura & Comunicação Corporativa) e Anne Amorim (Coordenadora de ESG);
        • Ultracargo – Fernanda Guedes (Gerente de Inovação, Sustentabilidade e Comunicação) e Rachel Viana (Coordenadora de Sustentabilidade);
        • CBA – Fernanda Diniz Bolzan de Oliveira (Gerente de Comunicação Corporativa) e Leandro Campos de Faria (Gerente de Sustentabilidade);
        • Empresas Randon – Veridiana Sonego (Diretora de Planejamento e Comunicação Corporativa) e Ana Paula da Rocha (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
        • VLI Logística – Danny Marchesi de Almeida (Gerente de Comunicação Integrada) e Leonardo Werner César Silva (Especialista de Imprensa);
        • Dow Brasil – Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Eleni Gritzapis (Diretora de Comunicação Corporativa para América Latina).

        E também as empresas fornecedoras de Comunicação: 

        • Makemake – Tatiana Maia Lins (CEO) e Eduardo Murad (Consultor associado);
        • Instituto Marca e Reputação – Cristiane Malfatti (Sócia-diretora) e Silvia Zauberas (Consultora associada);
        • JeffreyGroup – Claudia Cardoso (Diretora de Grupo) e Renata Binotto (Diretora de Grupo);
        • Alter Comunicação – Kelly Cristina dos Santos Lima (Sócia-Proprietária) e Fabiola Ditomaso (Diretora de Novos Projetos);
        • Animus – Marina Mattaraia (Diretora de Novos Negócios e Relacionamento) e Jasmin Eymery (Sócia-Diretora);
        • BH Press – Lilian Ribas (Sócia-Gerente) e Dulcemar da Costa (Sócia-diretora).

        INSIGHTS

        • Março 2021 - Cinco subtemas prioritários para 2021
        • Abril 2021 - Impacto da comunicação de ESG na reputação
        • Maio 2021 - Boas práticas da Comunicação de ESG para reputação
        • Junho 2021 - Engajamento de Stakeholders e governança para sustentabilidade
        • Julho 2021 - Comunicação eficiente para engajar tomadores de decisão (acionistas, conselhos, órgãos reguladores) no valor da ESG
        • Agosto 2021 - Gestão de crises de assuntos relacionados a ESG
        • Setembro 2021 - Análise comparativa das metodologias de cálculo de ESG e da relação com Comunicação
        • Outubro 2021 - Nova rodada de análise comparativa das metodologias de cálculo de ESG
        • Novembro 2021 - Indicadores e mensuração de práticas relacionadas à ESG e da relevância da comunicação no tema

        Comunicação com Empregados

        Os profissionais que atuam na comunicação com empregados nas organizações precisam compreender as atuações política, estratégica, tática e operacional de seu trabalho. O comitê busca desenvolver uma visão crítica e abrangente a respeito dos principais desafios e paradigmas da função de comunicação com empregados, passando pela capacidade de traçar planos, campanhas, projetos, campanhas, canais e orçamentos no tema, mas pensando ainda nas intersecções com outras disciplinas – tanto no contexto de interação ou expressão da Cultura Organizacional e da Gestão da Mudança quanto em pontos como Crises Corporativas, Comunicação Não-Violenta, perfil e desempenho de lideranças, humanização e construção de sentido nas organizações.

        Coordenação Integrantes Insights
         

        Coordenador: Daniela Bittencourt Ferreira, Toyota
        Vice coordenador: Rodolfo Araújo, United Minds

        • Marelli: Michelle Wolf Siqueira (Coordenadora de Comunicação Interna) e Matheus Lourenço (Analista de Comunicação Interna);
        • Ternium: Roberto Gonzales (Gerente de Comunicação) e Pericles Monteiro (Coordenador de Comunicação);
        • Ultracargo: Joana Vicente Pereira (Coordenadora de Marketing e Comunicação Interna) e Nathalia Nonato Alves Ferreira (Analista de Marketing e Comunicação Interna Pleno);
        • Instituto Brasileiro de Árvores – IBA: Cindy Correa (Gerente de Comunicação) e Renata Maria da Silva (Analista pleno de Comunicação);
        • Atlas Copco: Rodrigo Amaral (Head de Comunicação Latam) e Gabriela Morais (Especialista em Comunicação);
        • Grupo Marista: Anne Tsumori Maezuka (Gerente de Comunicação Interna e de Marca Empregadora) e Marina Trindade Vieira (Especialista de Comunicação Interna e de Marca Empregadora);
        • Coty: Rosana Ferrantini Marques (Diretora de Assuntos Corporativos para Brasil e América Latina) e Stella Fressa (Coordenadora de Assuntos Corporativos para Brasil e América Latina);
        • Duratex: Renata Pedroso Pupo Nogueira (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Ana Carla Freitas (Analista Sênior de Comunicação Corporativa);
        • Novartis: Claudia Sérvulo da Cunha Dias (Head de Comunicação) e Larissa Madanelo (Coordenadora de Comunicação Interna Farma e Corp).
        • Sanofi: Neila Mara Lopes (Gerente de Comunicação Interna) e Nathalia Vieira de Souza (Coordenadora de Comunicação Interna);
        • Dow: Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Valeria Costa (Gerente de Comunicação Funcional para América Latina);
        • Latam Airlines: Caio Ferracina Rodrigues Paulino (Coordenador de Comunicação Interna) e Gabriella Jordão Fernandes (Consultora de Comunicação Interna);
        • IBM: Flavia Apocalypse (Gerente de Comunicação Interna) e Evelyn Dias de Rezende (Especialista de Comunicação);
        • McDonald’s: Leandro Lima (Gerente de Comunicação Corporativa) e Anderson Lima (Analista de Comunicação Corporativa);
        • Toyota: Daniela Bittencourt Ferreira (Gerente de Comunicação Interna e Institucional) e Camila Rodrigues dos Santos (Analista de Comunicação Interna).

        As agências e consultorias também estão representadas:

        • InVitro Comunicação: Priscilla Cabral (Sócio-diretora) e Thaís Naldoni (Coordenadora de Conteúdo);
        • Weber Shandwick/United Minds: Rodolfo Gonçalves Araujo (Vice-presidente América Latina) e Kelly Cufone (Gerente de Projetos);
        • Supera Comunicação: José Luis Ovando (Sócio-Diretor de Estratégia e Novos Negócios) e Vitor Morais (Diretor de Criação e Conteúdo);
        • P3K Comunicação: Elizeo Karkoski Pereira (CEO) e Laryssa Almeida (Gerente de Estratégia e Atendimento).

        INSIGHTS

        • Abril 2020 - Comitê Comunicação com Empregados abril
        • Maio 2020 - Narrativas de comunicação com empregados durante e após a crise
        • Junho 2020 - Comunicação líder x liderado
        • Julho 2020 - Comunicação Digital e Colaborativa no engajamento de empregados
        • Agosto 2020 - Novos focos em Employer Brand e EVP
        • Setembro 2020 - Comunicação Humanizada
        • Outubro 2020 - Comunicação e Gestão de Mudança
        • Novembro 2020 - Diversidade e Inclusão

        Comunicação, Integridade e Compliance

        As organizações e os comunicadores têm enfrentado desafios para atender às demandas de programas de conduta ética e compliance, que não estejam finalizados pela simples publicação de regras. Os resultados de comportamento envolvem questões além da informação aos funcionários, e que precisam ser compreendidas para um trabalho efetivo entre áreas transdisciplinares, tornando-se orgânicos no modo de ser de cada um. O comitê vai analisar o tema sob o prisma reputacional, refletindo sobre revoluções tecnológicas, pressões sociais e crescente exposição das organizações. Também contemplará discutir a área de Governança Corporativa e seus mecanismos de avaliação e gestão de riscos, criação de políticas, monitoramento e controle.

        Integrantes Insights
           

          Coordenador: Ágatha Paraventi Camargo, Faculdade Cásper Líbero
          Vice coordenador: Tatiana Maia Lins, Makemake

          • Ajinomoto: Juliana Gomes Ribeiro (Gerente de Área Senior de Comunicação Integrada) e Aline Mariano (Supervisora de Comunicação Interna);
          • Nissan: Denis Paulo Bassetto (Gerente de Compliance) e Marisa Soares (Diretora de Compliance e Auditoria);
          • Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE: Flávia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executivo de Relações Institucionais) e Claudia Muller (Analista de Relações Institucionais);
          • Faculdade Cásper Líbero: Agatha Paraventi (Professora) e Victor Farias (Professor);
          •  Instituto Brasileiro de Árvores – IBA: Cindy Correa (Gerente de Comunicação) e Renata Maria da Silva (Analista Pleno de Comunicação);
          • Neoenergia: Marcus de Barros Pinto (Superintendente de Comunicação Externa) e Amine Darzé (Gerente de Comunicação Externa);
          • Sanofi: Luciana Miranda (Gerente de Comunicação Externa) e Venicius Gonçalves (Gerente de Comunicação Externa);
          • Ultracargo: Joana Vicente Pereira (Coordenadora de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social) e Marianna Abdo Gonçalves (Especialista de Comunicação Externa e Sustentabilidade);
          • Via Varejo: Vanessa Urbanejo Romero (Coordenadora de Sustentabilidade e Diversidade) e Caroline Colunna Lopes Moura (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
          • Yara Brasil Fertilizantes: Helga Vieira Aguiar (Coordenador de Comunicação Sr.) e Andressa Gonzalez (Analista de Comunicação e Responsabilidade Social).

          As agências e consultorias também estão representadas:

          • Edelman: Ricardo Gomes de Almeida (Gerente de Contas de Public Affairs) e Elaine Cotta (Diretora da Contas Corporativas);
          • FTI Consulting: Adriana Prado (Diretora de Comunicação Estratégica) e Thyago Mathias (Diretor Sênior e líder de Comunicação Estratégica no Brasil);
          • Jeffrey Group: Samy Mohamed Charanek (Gerente de Contas) e Anne Eliza Dias Machado (Gerente de Contas);
          • Makemake: Tatiana Maia Lins (CEO) e Marcia Cavallieri (Consultora associada);
          • Pessoa. Agência de Relações Públicas: Erika Pessoa (CEO & Founder) e Naiara Corrêa (Assessora de Relações Públicas).

          INSIGHTS

          • Abril 2020 - Comitê Comunicação, Integridade e Compliance abril
          • Maio 2020 - Compliance e integridade como ativo reputacional e valor organizacional
          • Junho 2020 - Boas práticas de implementação da LGDP
          • Julho 2020 - Participação da alta liderança na Comunicação de compliance
          • Agosto 2020 - Políticas de comunicação para transparência e opacidade de informações
          • Setembro 2020 - Transparência a partir de relatórios integrados
          • Outubro 2020 - Definição e Comunicação de indicadores de compliance
          • Novembro 2020 - Trabalho preventivo para compliance em diversos ambientes

          Mensuração de Resultados em Comunicação

          A gestão da comunicação contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Gestores precisam saber quanto cada etapa do plano de comunicação pode trazer de resultados para definir os investimentos que podem ser feitos para a sua melhor realização. É importante conhecer metodologias de pesquisa qualitativa e as principais fórmulas de cálculos para medir retornos quantitativos de ações de comunicação. O comitê vai analisar o cenário atual e as perspectivas de incremento no trabalho de mensuração com definição de critérios, formação e análise de indicadores e ROI da comunicação. A proposta é discutir possibilidades de menuração das ações de comunicação e como capacitar o comunicador a gerenciar este processo para melhor tomada de decisão do negócio.

          Integrantes Insights
             

            Coordenador: Suzel Figueiredo, Ideafix
            Vice coordenador: Fabio Monfrim, Henkel

            • Brasil Terminal Portuário: Yara Goncalves da Mota (Gerente de Comunicação e Marketing) e Aldemi Dias (Analista de Comunicação);
            • Cabot: Lissette Amado Rubio (Líder de Comunicação para América Latina) e  Cibelle Anze (Coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade e Recursos Humanos);
            • Câmara de Comercialização de Energia Elétrica/CCEE: Flávia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executiva de Relações Institucionais) e Claudia Muller (Analista de Relações Institucionais);
            • CMOC: Juliana Omena Silva Gomes (Coordenadora de Comunicação Corporativa e Gestão Social) e Silvia Domingues (Analista Sênior de Comunicação e Gestão Social);
            • CTG: Greyke Gabriel de Oliveira (Coordenador de Comunicação Interna) e Rafael Borges (Analista de Comunicação Sênior);
            • Ecolab: Carolina Simonetti (Gerente de Comunicação) e Mariana de Almeida (Especialista de Comunicação);
            • Henkel: Fabio Mincarelli Monfrin (Gerente de Comunicação Corporativa) e Karinne da Silva (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
            • JDE Coffee: Raquel de Martin Costa (Gerente de Comunicação e Assuntos Corporativos) e Tatiana Montiel Munhoz (Analista Sênior de Comunicação Corporativa);
            • MAG Seguros: Mirella Lavrini (Superintendente de Comunicação e Marca) e Rafael Maia (Analista de Marketing Senior);
            • Natura: Michel Blanco (Gerente de Relações com a Mídia) e Patrícia Kusunoki (Coordenadora de Comunicação);
            • Odebrecht Engenharia & Construção/OEC: Joao Paulo Fonseca de Carvalho (Gerente de Comunicação) e Ana Carolina Martins (Analista de Comunicação);
            • Syngenta: Nêmora Müller Reche (Head de Comunicação Externa LATAM e Brasil) e Fabiana Trebilcock (Gerente de Relacionamento com Imprensa Brasil);
            • Telefonica Vivo: Leandro de Freitas (Gerente de Comunicação Externa) e Stela Maris (Coordenadora de Comunicação);
            • Unilever: Lilian Dorighello (Gerente de Comunicação Externa) e Cesar Freire (Gerente de Comunicação e Sustentabilidade);
            • Via Varejo: Carolina Colunna (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Vanessa Romero (Coordenadora de Sustentabilidade e Diversidade).

            As agências também estão representadas:

            • Curado e associados: Olga Curado (Sócia-Diretora) Emerson Couto (Consultor de Relações Institucionais);
            • Ideafix: Suzel Figueiredo (CEO) e Nathalia Rosas (Sócia- Gerente de Projetos);
            • LVBA Comunicação: Gisele Lorenzetti (CEO) e Juliana Caramelo (Diretora de Operações e Novos Negócios);
            • RepTrak Company: Marcus Vinicius Dias (Vice-Presidente Brasil) e Tiago Retori (Vice-Presidente Regional).

            INSIGHTS

            • Abril 2020 - Comitê Mensuração de Resultados em Comunicação
            • Maio 2020 - Mensuração da comunicação e conexão com estratégia
            • Junho 2020 - Novas tendências em mensuração, avaliação e KPIs de comunicação
            • Julho 2020 - Inovação na mensuração de resultados na comunicação e reputação
            • Agosto 2020 - Indicadores de reputação e relação com medição de comunicação
            • Setembro 2020 - Formas de medição de engajamento e mudança de cultura
            • Outubro 2020 - Mensuração da Comunicação da liderança e com a Liderança
            • Novembro 2020 - Aperfeiçoamento e integração de indicadores de mídia online e offline

            Comunicação e Engajamento na Inovação e Transformação Digital

            Num cenário de transformação constante, é preciso pensar em como a comunicação colabora para a melhor adaptabilidade das pessoas internas ou externas ao negócio envolvidas seja em relação a novas tecnologias ou a novas formas de entender o mundo e a relação entre pessoas, instituições e marcas. Com foco na gestão e na comunicação da mudança é que se pode chegar no aumento da produtividade, otimização do tempo, redução nos custos e oferta de melhores ou diferentes experiências. O comitê vai colocar em debate conceitos e experiências sobre a comunicação como interveniente propositiva e positiva desde a estratégia (pensamento colaborativo, novas metodologias de gestão, inteligência da multidão, perfil do profissional inovador, arquitetura da integração, transformação cultural, gestão da mudança, traços culturais da inovação) até as táticas (labs de discussão e ação, acolhimento de startups, concursos de ideias, ações de digitalização de processos e tarefas, plataformas para ecossistemas de negócios inovadores) em torno do tema da transformação organizacional para a inovação.

            Integrantes Insights
               

              Coordenador: Cristina Santos, Braskem
              Vice coordenador: Carolina Prado, Intel

              • Arteris: Pablo Solano (Gerente de Comunicação e Marketing) e Guilherme Giannico (Analista de Comunicação Corporativa);
              • Atlas Copco: Rodrigo Amaral (Head de Comunicação Latam) e Gabriela Morais (Especialista em Comunicação);
              • Banco Mercantil do Brasil: Stephania Guimarães (Gerente de Marketing) e Jaqueline de Castro Oliveira (Coordenadora de Comunicação e Marketing);
              • Braskem: Cristina Santos (Gestora de Gestão do Conhecimento e Estratégias de Adoção) e Estela Dantas (Analista Senior de Gestão do Conhecimento);
              • Cargill: Fernanda Magalhães (Gerente de Comunicação Brasil e Divisão Agrícola para América do Sul) e Ana Paula Oliveira (Gerente de Comunicação para Divisão Alimentos para América do Sul);
              • Dow: Helena Alonso (Gerente de Comunicação Corporativa para Brasil) e Valeria Costa (Gerente de Comunicação Funcional para América Latina);
              • Eletrobras: Renata Petrocelli Bezerra Paes (Superintendente de Comunicação) e Flávia de Lima Damázio (Gerente de Comunicação e Relações Institucionais);
              • Eletronorte: Michele Silveira (Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais) e Samuel Pereira dos Santos Junior (Gerente de Publicidade, Relações Públicas e Responsabilidade Sociocultural);
              • Funcesp: Maria Teresa Carneiro (Gerente Executiva de Marketing e Relações Institucionais) e Luiz Afonso Tazinazzo (Coordenador de Marketing);
              • Intel: Carolina Gutierrez Prado (Gerente de Comunicação da Intel do Brasil) e Paula Archilla (Gerente do Programa de Employee Advocacy);
              • Klabin: Carime Kanbour (Gerente de Comunicação, Desenvolvimento Sustentável e Relações Institucionais) e Fernanda Zattar (Coordenadora de Engajamento e Canais Digitais);
              • Libbs Farmacêutica: Samanta Greghi (Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Marca) e Adriana Adorno Medeiros (Analista de Comunicação Sênior);
              • Rede Gazeta: Eduardo Fachetti (Gerente de Relações Institucionais) e Caroline Mauri (Analista de Comunicação Interna);
              • Thales: Jacqueline Takemasa (Diretora de Comunicação América Latina) e Ricardo Martin (Gerente de Eventos);
              • iDexo by Totvs: Bianca Moura Guimarães (Gerente de Comunidade) e Larissa Garcia (Head de Comunicação);
              • Valmet: Pedro Ferraz Paciornik (Gerente de Estratégia, Qualidade e Marketing) e Fernanda Yanaze Maia (Coordenadora de Comunicação e Marketing).

              As agências e consultorias também estão representadas:

              • Ação Integrada: Adevani Rotter (Presidente) e Thierry Pignataro Netto (Diretor de Negócios e Operações);
              • LLYC: Adélia Chagas (Diretora Sênior) e Diego Olavarria (Diretor Digital);
              • Progic: Rodrigo Becke Cabral (Sócio-diretor) e Cleide Cavalcante (Gerente de Comunicação e TV Corporativa);
              • Rede Comunicação de Resultado: Flávia Rios (CEO & Founder) e Jeane Mesquita (Gerente de Conteúdo).

              INSIGHTS

              • Maio 2020 - Contexto e aceleração das transformações culturais em organizações
              • Junho 2020 - Gestão de canais digitais para controle de overdose informativa
              • Julho 2020 - Novas tecnologias e soluções digitais de conexão e colaboração entre empregados
              • Agosto 2020 - Uso da Inteligência Artificial da Comunicação
              • Setembro 2020 - Mensuração do impacto da comunicação na transformação cultural
              • Outubro 2020 - Impactos da LGPD no mundo digital corporativo
              • Novembro 2020 - Estratégias de Comunicação para mudança de mindset