Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa
O futuro das organizações reside na capacidade e no potencial de transformação dos negócios, atendendo às necessidades dos clientes, ou consumidores, antecipando-se às crises e que se estendem até à sobrevivência do planeta. Esse movimento exige mudanças disruptivas, que partem de soluções criativas, inovadoras e colaborativas. Entendida como vetor da inovação, a comunicação corporativa pode desenvolver e acelerar uma cultura criativa, além de posicionar as empresas como condutoras das transformações – em produtos, serviços e relações de trabalho, além de mudanças sociais, econômicas e produtivas.
Este Comitê, realizado pelo segundo ano consecutivo, discutirá ao longo de 2023, como a comunicação corporativa pode se tornar eixo da inovação tecnológica e mercadológica e posicionar a função do comunicador como um futurista, que capta, apreende, interpreta e põe em prática as tendências e avanços da sociedade, transformando-as em novas maneiras de se relacionar, dialogar, comprar, vender e influenciar o comportamento de seus stakeholders.
CRONOGRAMA:
07 de março,
11 de abril,
09 de maio,
13 de junho,
11 de julho (presencial em São Paulo – sede da Aberje),
08 de agosto,
12 de setembro,
03 de outubro,
07 de novembro
05 de dezembro (presencial em São Paulo – sede da Aberje).
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
CoordenaçãoLucas Reis
Lucas Reis é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, faz parte do corpo docente da Escola Aberje, da Miami Ad School, do IAB Brasil e do CIMATEC. É pesquisador sobre difusão da informação online, metaverso e inteligência artificial no marketing. Autor do livro “Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária”. É CEO da Zygon AdTech, fundador da Black Adnet e CIA da Analytics 2050.
Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
Considerando que engajamento dos investidores em específico e o comportamento dos stakeholders em geral estão levando as organizações a se reinventarem e que a regulação força, cada vez mais, alguns cuidados na agenda de operação, sobrevivência e desenvolvimento de negócios, é preciso discutir a adoção e defesa de valores e critérios ESG.
Este Comitê, realizado pelo terceiro ano consecutivo, discutirá ao longo de 2023, as relações entre as pautas ESG e da comunicação corporativa, além de pontes com agendas globais de engajamento e movimentos empresariais, dando destaque à grandeza da comunicação: se fazer entender em diferentes realidades, prezando para que todos façam parte desse diálogo.
CRONOGRAMA:
08 de março,
12 de abril,
10 de maio,
14 de junho,
11 de julho (presencial em São Paulo – sede da Aberje),
09 de agosto,
13 de setembro,
04 de outubro,
08 de novembro
05 de dezembro (presencial em São Paulo – sede da Aberje).
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
CoordenaçãoDanilo Maeda
Danilo Maeda tem mais de 10 anos de atuação na área de estratégia, governança e gestão ESG. Jornalista com especializações em gestão para sustentabilidade e em história, é professor da Escola Aberje e já desenvolveu projetos na área para empresas e organizações de diversos setores. Também atua como conferencista e consultor, além de assinar colunas sobre gestão e sustentabilidade na Exame/Bússola e na revista Gestão & Negócios.
Comitê Aberje de Comunicação Interna e Marca Empregadora
O maior desafio das empresas atualmente, além de crescer, é tornar seus negócios sustentáveis a longo prazo. Para isso, precisam contar com profissionais qualificados, engajados e que, de preferência, advoguem a favor da organização. As opiniões dos colaboradores ganham as mídias sociais digitais, reverberando uma imagem positiva ou negativa enquanto marca empregadora. O que antes ficava circunscrito ao almoço de domingo, agora tem alcance global e imediato, tudo à distância de um clique. É exatamente por isso que a gestão da marca empregadora sob o prisma da comunicação interna é cada vez mais prioridade na pauta de seus executivos.
Este Comitê discutirá, ao longo de 2023, as dinâmicas (origem, incidências, causas e consequências) dos desafios destes profissionais apresentando argumentos e novos caminhos para que os objetivos e os resultados do negócio sejam atingidos.
CRONOGRAMA:
09 de março,
13 de abril,
11 de maio,
15 de junho,
11 de julho (presencial em São Paulo – sede da Aberje),
10 de agosto,
14 de setembro,
05 de outubro,
09 de novembro
05 de dezembro (presencial em São Paulo – sede da Aberje).
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Coordenação
Cynthia Provedel
Doutoranda em Estudos Interdisciplinares pela Universidade Anáhuac (México), Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP e graduada em Comunicação Social pela ESPM. Possui Certificação Internacional em Segurança Psicológica e Especialização em Gestão das Emoções nas Organizações pelo Instituto Albert Einstein (2022). É Professora em programas de pós graduação pela Aberje, FGV e ESPM. 20 anos de experiência em organizações, em segmentos farmacêutico, varejo e telecom, liderando temas como Comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano. Atualmente, é fundadora da Caminho do Meio, onde atua como Diretora e Consultora em projetos e programas envolvendo Comunicação e Desenvolvimento, com um de seus focos principais em capacitação do líder comunicador. É também mentora em carreira, tendo apoiado diversos profissionais da área nos últimos anos. Concebeu e publicou – em inglês e português – uma matriz de maturidade em comunicação interna, ferramenta de diagnóstico e planejamento que tem apoiado diversos profissionais da área. Também liderou o “Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação brasileira” (parceria entre Aberje e o IoIC – Institute of Internal Communication do Reino Unido). Pela Aberje, recebeu em 2022 o Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano e em 2018, foi premiada na categoria “Relacionamento com Público Interno” por case transversal envolvendo Cultura Organizacional e Comunicação Interna. Coautora dos livros “Comunicação em Cena”, “Ensaios sobre Comunicação com Empregados” (inglês e português) e “Comunicação e estudo e práticas de Compreensão“ e autora de artigos científicos abordando Comunicação Interna e temáticas interdisciplinares.