- BLOGS
- Democracia e Comunicação
Democracia e Comunicação
Na dinâmica que mantém e assegura as democracias, todos os atores sociais possuem um papel. Com a digitalização cada vez mais acelerada, é preciso que esses atores – em especial, as empresas – compreendam melhor os fenômenos da sociedade da informação, para atender às necessidades de ação, comunicação e posicionamento público. É com esse intuito que o blog Democracia e Comunicação traz, em parceria com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV, reflexões sobre democracia digital, redes sociais e desinformação, alinhados ao fato de que as empresas estão assumindo um novo papel social e que, dentro dessa responsabilidade, está também a garantia de uma sociedade democrática.
Chegada do 5G promete ser disruptiva e literacia digital da força de trabalho deve ser prioridade
No mundo empresarial, há dois tipos de empresas: aquelas que estão capacitando seus funcionários para a transformação digital em curso e aquelas que terão que capacitá-los muito em breve. Não importa em qual grupo sua empresa esteja, é bem provável que a chegada do 5G – internet móvel de altíssima velocidade – mude (quase) tudo....
Marcela Canavarro
05/05/2022
Debate ambiental reserva uma oportunidade para marcas e empresas se posicionarem com desenvoltura
Já se sabe que a pauta ambiental tem crescido no debate público e é especialmente apelativa entre as novas gerações, que nasceram em um mundo preocupado com aquecimento global, agrotóxicos e desenvolvimento sustentável. Agora, um amplo estudo realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) traz alguns detalhes sobre....
Marcela Canavarro
22/12/2021
O que é a fake science e por que ela pode gerar danos à comunicação empresarial?
O protagonismo das plataformas de redes sociais no debate público tem trazido desafios às organizações, em especial aquelas com forte inclinação para as Relações Públicas e Relações Governamentais. Além de ocupar espaço nas redes e de fomentar o debate positivo sobre sua marca, as organizações também têm que gerir sua comunicação sob o rol de....
Marcela Canavarro
20/08/2021
Aumentam as vozes que buscam uma articulação entre a floresta em pé e o crescimento econômico
Há pouco tempo, a temática do meio ambiente e da economia estavam em lados opostos nas discussões sobre desenvolvimento. Foi nas últimas décadas do século XX que a comunidade internacional entendeu que um caminho de articulação poderia render mais avanços do que uma insistente disputa. Nesse contexto, ganha forma e força o comportamento corporativo alinhado....
Renata Tomaz
26/07/2021
O desafio do ciberpopulismo para a democracia brasileira
O ciberpopulismo é uma ameaça real à democracia. Mata e destrói, provoca sofrimento, diminui as nações, afasta as pessoas, limita a inteligência. Meu livro, Ciberpopulismo – Política e democracia no mundo digital (Editora Contexto), propõe abordar o impacto da comunicação digital em rede nas democracias e a polarização desde uma óptica que sirva para orientar....
Andrés Bruzzone
25/06/2021
Comunicação de nicho e radicalização da esfera pública
Não há dúvidas de que a esfera pública sofreu profundas alterações na última década. O aumento da circulação de discursos ofensivos e teorias conspiratórias, o acirramento da hostilidade nas interações e um clima de cobrança constante em relação às atividades em ambientes digitais são alguns dos desafios enfrentados por empresas, instituições e usuários comuns atualmente.....
Victor Piaia
10/06/2021
Responsabilidade empresarial pela democracia
Publicado originalmente no jornal O Globo em 25 de abril de 2021. Foi necessário uma horda extremista atacar o Capitólio para as empresas norte-americanas manifestarem-se a favor da democracia. A ameaça sem precedentes às instituições políticas do país, estimulada por Donald Trump, fez a Corporate America desembarcar da nau insensata e golpista do então presidente.....
Yacoff Sarkovas
29/04/2021
Debate público demanda empresas menos reativas e mais interlocutoras
É cada vez mais comum, no vocabulário das grandes empresas, termos como políticas de igualdade de gênero, programas de inclusão, ações de enfrentamento ao racismo e projetos de sustentabilidade. No entanto, tão difícil quanto gerar, por exemplo, uma cultura da diversidade, no âmbito corporativo, pode ser comunicá-la aos diferentes atores sociais. Se, por um lado,....
Renata Tomaz
07/04/2021
Compreender democracia digital é vital para atuar nas redes sociais
A comunicação de uma empresa não é mais “apenas” a mensagem que circula em um espaço público, e sim a própria empresa na perspectiva dos usuários das redes Nas últimas semanas, foi a vez do mercado financeiro. Em janeiro, uma ação coordenada a partir de um fórum na internet provocou uma intensa valorização da empresa....
Amaro Grassi
12/03/2021
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros























