International Aberje Award

Desde 2009, a Aberje reconhece e premia estudos acadêmicos de pesquisadores estrangeiros que estejam relacionados à comunicação e relações públicas no Brasil e na América Latina, concedendo o International Aberje Award. A distinção ocorre durante o International Public Relations Research Conference (IPRRC), nos EUA. O processo de seleção para as pesquisas premiadas conta com a avaliação board de Diretores do IPRRC, composto de acadêmicos de diferentes partes do mundo.

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  • 2023 – 15º International Aberje Award: “Aplicando a Tipologia de Públicos Susceptíveis à Desinformação ao Nation Branding: percepções dos países latino-americanos moldadas pelas visões dos americanos sobre questões de imigração”, estudo de autoria de Pablo Miño, da Boston University, e Joseph Czabovsky, da University of North Carolina at Chapel Hill tem como objetivo contribuir para a aplicação do conceito de branding de nações, levantando dados sobre as percepções dos estadunidenses sobre oito países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México e Peru. Seu estudo também considerou uma análise sobre percepções das questões imigratórias destas populações.
  • 2022 – 14º International Aberje Award: “Equidade de Gênero em Relações Públicas e Comunicação: um estudo abrangente ligando o conhecimento entre América do Norte e América Latina”, estudo de autoria de Karen Robayo-Sanchez & Juan Meng, da Universidade da Geórgia (EUA), e Ana Maria Suarez, da Universidade de Medellín (Colômbia) analisou os dados do North American Communication Monitor (NACM 2020-2021) e do Latin American Communication Monitor (LCM 2020-2021), após reagrupar as regiões para uma análise comparativa.
  • 2021 – 13º International Aberje Award:Tweeting a Pandemic: Communicating #COVID19 across the globe”, foi um estudo desenvolvido por sete autores de diferentes universidades dos Estados Unidos e Itália: Jeanine Guidry (PhD), Nicole O’Donnell (PhD), Marcus Hill (PhD) e Vivian Medina-Messner (MA) da Virginia Commonwealth University (EUA); Shana Meganck (PhD) da James Madison University (EUA); e Alessandro Lovari (PhD) da Università di Cagliari (Itália). O trabalho analisou como os departamentos de saúde de vários países compartilharam e comunicaram sobre a Covid-19 no Twitter durante o ano de 2020.
  • 2020 – 12º International Aberje Award:When Public Health meets Twitter: Communicating #globalhealth issues across the globe”, estudo desenvolvido por equipe de pesquisadores da Virginia (EUA). Quem recebeu o prêmio foi Aloni Hill, da Virginia Commonwealth University, uma das autoras do trabalho.
  • 2019 – 11º International Aberje Award: Myoung-Gi Chon, da Universidade de Auburn, no Alabama, e Bugil Chang, da Universidade de Oklahoma, investigaram os efeitos da comunicação simétrica de CEOs nas mídias sociais.
  • 2018 – 10º International Aberje Award: Sungsu Kim e Yan Jin, da University of Georgia, com o trabalho intitulado “The Influences of Temporal Distance toward Threat on Publics’ Responses in the Context of Health Crisis”. Os pesquisadores analisaram como a distância temporal (futuro próximo vs. Futuro distante) afetam a percepção de uma ameaça e, consequentemente, as respostas em comunicação de risco.
  • 2017 – 9º International Aberje Award: Jeanine Guidry, da Virginia Commonwealth University, com o paper “Tweeting about diseases and publichealth: communicating global helth issues across nations”, no qual ela analisou a comunicação do governo brasileiro através do twitter com a campanha #zicazero.
  • 2016 – 8º International Aberje Award: pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e da University of Georgia (UGA), com o trabalho intitulado “Dissecting the Root of Vaccine Misinformation on Pinterest: Examining Anti-Vaccine Organizations’ Conflict Strategies and Risk Communication”.
  • 2015 – 7º Internacional Aberje Award: Martina V. Kloss e a professora Lynne M. Sallot, como parte do mestrado desenvolvido na University of Georgia, intitulado “Corporate Stewardship in Public Relations Here and Lá and/e Aqui e There: How Top Companies in the U.S. and Brazil Use Their Websites to Build and Maintain Relationships”.
  • 2014 – 6º International Aberje Award: Nathaly Aya Pastrana, da Universidade Suíço-Italiana de Lugano/Suíça, com o trabalho de Mestrado intitulado “Corporate Social Responsibility: Perceptions and practices among SMEs in Colombia”, realizado sob orientação do professor Krishnamurthy Sriramesh, da Purdue University/EUA. O estudo buscou compreender as percepções e práticas de Responsabilidade Social Corporativa em uma amostra de pequenas e médias empresas colombianas.
  • 2013 – 5º International Aberje Award: Helga Pereira, da Brigham Young University, autora do trabalho “How is diversity portrayed in the websites of Brazilian corporations? An analytical study”. O objetivo foi investigar como as maiores e mais bem-sucedidas corporações brasileiras definem questões de diversidade e as retratam para os públicos que acessam seus websites. A estudante analisou 10 sites das primeiras corporações brasileiras listadas na Forbes 2000 Biggest Public Companies.
  • 2012 – 4º International Aberje Award: Sufyan Mohammed-Baksh, da Universidade de Scranton, com o trabalho “Using the Heuristic Systematic Model to investigate a possible emerging trend: How public relations spokesperson gender and ethnicity effect audience perceptions of spokesperson, organization and message credibility”. Ele estudou a credibilidade étnica e de gênero de porta-vozes e suas mensagens no campo de relações públicas.
  • 2011 – 3º International Aberje Award: Ph.D. Maria de Fatima Oliveira, com o trabalho “Multicultural Environments and their challenges to crisis communication”. Ela, que era professora da University of North Carolina, analisou as influências culturais no gerenciamento de crises, a partir de entrevistas qualitativas com 25 profissionais de comunicação para elaborar sugestões para os comunicadores frente às suas novas demandas.
  • 2010 – 2º International Aberje Award: Angela Fischer, então mestranda na Boston University. Seu trabalho teve como título “The Licensed Ethical Conscience: a study of Public Relations Ethics in Brazil” e parte de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa qualitativa com 16 entrevistas em profundidade com profissionais brasileiros.
  • 2009 – 1º International Aberje Award: Karina Garcia-Ruano, estudante de doutorado na Michigan State University. Natural da Guatemala, sua pesquisa versou sobre as relações públicas na Guatemala e a identificação das variáveis críticas contextuais que formam a indústria local.