Fórum Comunicação Corporativa

< Voltar
Forum-comunicação-corporativa-429x320-Sem-patrocinio

Evento Online

  • De 18/10/2021 a 04/11/2021
  • 10:30 - 12:00
  • Gratuito
  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

II FÓRUM DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
No contexto da pandemia e das transformações tecnológicas e culturais (marcadas por duas novas vertentes: a era da transição e da economia da atenção), cada decisão tomada hoje pelas empresas será mais determinante do que nunca para definir não somente a sobrevivência ou o fim dos negócios, mas o futuro e a existência do próprio planeta.
Quais são os turning points que estão em jogo hoje? Como encará-los do ponto de vista global e local? E como a Comunicação Corporativa, pensada a partir do ponto de vista de mediação com diversos públicos e bússola dessas questões prementes, tem atuado nas relações com a sociedade para as mudanças necessárias?
A partir da visão de empresas líderes em seus setores, o II Fórum de Comunicação Corporativa, realizado pela Aberje e pelo Valor Econômico, terá como tema principal as DECISÕES CRÍTICAS NA ERA DO ESG. COMO SER ESTRATÉGICO SEM DEIXAR DE SER TÁTICO.

A série de debates sobre o tema terá três lives que poderão ser assistidas no Youtube da Aberje e nos canais do Valor Econômico (Youtube e LinkedIn).

18/10 – https://www.youtube.com/watch?v=t_gzWJ5mQOM

25/10 – https://www.youtube.com/watch?v=oJjYVo-fL58 

04/11 – https://www.youtube.com/watch?v=dXhtgSb9qJI

 

Programação

10:30

18/10 - A comunicação está preparada para orientar os negócios?

  • Marcela Porto

    Head de Comunicação e Marca na Suzano

  • Stéphane Engelhard

    Vice-Presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil

  • Amine Darzé

    Gerente de Comunicação Externa da Coelba Neoenergia

  • Rodrigo Cunha

    Fundador e CEO da ProfilePR

10:30

25/10 - A comunicação corporativa como propulsora da inovação

  • Salete da Hora

    Diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil

  • Priscilla Mendes

    Gerente Sênior de Comunicação Corporativa e para Negócios BASF América do Sul

  • Malu Weber

    Diretora Executiva de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer no Brasil

  • Roberta Machado

    CEO da In Press Porter Novelli

10:30

04/11 - CEO Comunicador : como calibrar visão contextual e foco no negócio

  • Teresa Vernaglia

    CEO da BRK Ambiental

  • Marta Diez

    Presidente da Pfizer no Brasil

  • Isabella Wanderley

    General manager e vice-presidente corporativa da afiliada da Novo Nordisk no Brasil

  • Roberto Parucker

    Presidente na Eletronorte

Palestrantes

  • Marcela Porto

    Head de Comunicação e Marca na Suzano

    Na Suzano, onde atua há 13 anos, já teve sob sua responsabilidade as áreas de Relações Institucionais, Comunicação e Governança Familiar da Suzano Holding e foi Superintendente do Instituto Ecofuturo. Em sua trajetória, a executiva atuou na Patri Políticas Públicas e na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP, acumulando quase vinte anos de experiência profissional.  Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, possui MBA em Gestão e Sustentabilidade pela FGV-SP e especialização em Comunicação Corporativa pela Aberje-Syracuse University. Marcela é Conselheira do Instituto Ecofuturo e da ABERJE.

  • Amine Darzé

    Gerente de Comunicação Externa da Neoenergia Coelba

    É graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Administração pela Unifacs, e tem curso de atualização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Atuou em diversos segmentos do mercado de trabalho dentre eles Educação, Saúde, Varejo, Indústria e Mineração, sempre na área de Comunicação, em empresas como DayHorc Hospital dos Olhos Rui Cunha, Vale e Bahia Mineração. Também atuou como professora de Marketing dos cursos de graduação em Administração de Empresas da FacDelta e da Universidade Católica do Salvador. Foi também presidente do CONRERP/7ª Região.

  • Stéphane Engelhard

    Vice-Presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil

    É Vice-Presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil e membro do Comitê Executivo da companhia no país. O executivo está na companhia desde 2012, quando foi nomeado a Vice-Presidente de Finanças, incluindo as atividades de varejo e cash and carry. Ao longo da sua carreira, passou pela Deloitte, na França, onde permaneceu durante seis anos. Em 1996, ingressou na Accor como Controlador Financeiro e, em 2003, assumiu a direção financeira do Grupo Accor para a América Latina em 2009, assumiu a posição de COO da Accor Hotels para a Áustria e países da Europa Central. Stéphane também é vice-presidente de Abras (Associação Brasileira de Supermercado) e Apas (Associação Paulista de Supermercados), além de ser membro da Diretoria da CCFB (Câmara Franco Brasileira) e Conselheiro do Comércio Exterior da França (CCEF). O executivo é franco-brasileiro e se formou em Administração de Empresas na Universidade do Maine na França, com especializações na Universidade de Paris Dauphine, Fundação Dom Cabral e na Escola Superior de Comercio de Paris.

  • Rodrigo Cunha

    Fundador e CEO da ProfilePR

    É fundador e CEO da ProfilePR,  agência de relações públicas que conta histórias de marcas e pessoas que trabalham com ESG, sustentabilidade, impacto positivo e projetos regenerativos. Rodrigo é autor do livro Humanos de Negócios, projeto que conta histórias de homens e mulheres que estão (re)humanizando o capitalismo. Foi o primeiro embaixador do TED no Brasil e organizou o livro Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto, escolhido pela revista Exame como um dos 10 melhores do mundo em 2004. Idealizou a rede +SocialGood, para a United Nations Foundation. É conselheiro do Civi-Co e membro-fundador do movimento AGORA! Tem 44 anos, casado, três filhos (quarto a caminho) e surfa desde os 12 anos.

  • Salete da Hora

    Diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil

    Possui mais de 20 anos de experiência atuando em comunicação corporativa e sustentabilidade, atuando em empresas nacionais e multinacionais em diferentes setores, dentre elas Klabin, Holcim, GE e Tereos. É jornalista formada pela Unesp, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas  e em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral e cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial ministrado pela Syracuse University e Aberje. Atualmente está concluindo o Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, na Linha de Sustentabilidade, onde pesquisa sobre Turismo Sustentável.

  • Priscilla Mendes

    Gerente Sênior de Comunicação Corporativa e para Negócios BASF América do Sul

    Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas e com MBA em Comunicação Pública e Gestão em Responsabilidade Social. Ela também fez MBA em Comunicação Corporativa pelo Programa da Syracuse University na Aberje Brasil. Priscilla tem mais de 15 anos de experiência profissional na área de comunicação corporativa e cinco anos em redação para veículos de imprensa de médio e grande porte. Desde 2011 trabalha para a BASF na diretoria de Relações Institucionais. Atuou como Consultora de Comunicação Corporativa até 2013, seguiu assumindo novos desafios como Consultora de Comunicação para Negócios. Em abril de 2018 foi promovida a Gerente de Comunicação para Negócios América Do Sul e em setembro de 2019 assumiu também a responsabilidade pela Comunicação Corporativa para América do Sul em uma única gerência sênior.

  • Malu Weber

    Diretora Executiva de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer no Brasil

    Membro do Board de Negócios Brasil e Representante do Brasil no Comitê Global de Comunicação do Grupo. Membro do Conselho Consultivo e Deliberativo da Aberje. Jornalista, com mais de 25 anos de experiência e posições de liderança em comunicação empresarial, em níveis locais, regionais e globais; em empresas nacionais (familiares) e multinacionais (Grupo Votorantim, Votorantim Cimentos, Johnson & Johnson e agora, Grupo Bayer); atuando como conselheira para CEOs e C-level em gestão de reputação e comunicação com diversos públicos, gestão de marca, de crise e de posicionamento institucional. Na mídia, teve experiência como âncora de TV, mediadora de debates, repórter, editora, correspondente e colunista. Principal missão durante toda carreira corporativa tem sido ajudar companhias e profissionais a evoluir e transformar a forma de dialogar e se posicionar, ampliando a escuta e construindo relações de longo prazo que geram engajamento, credibilidade, confiança e impacto positivo para o negócio, para sua imagem e reputação.

  • Roberta Machado

    CEO da In Press Porter Novelli

    Roberta Machado é a CEO da In Press Porter Novelli, maior agência de comunicação do Brasil voltada para o mercado privado, com cerca de 130 clientes de todos os segmentos e mais de 400 funcionários. Com 30 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Relações Públicas e Jornalismo, Roberta acumula profunda experiência em gestão de reputação e consultoria em comunicação de crises e treinamento de executivos, tendo atuado diretamente junto a corporações nos setores de telecomunicações, energia, farmacêutico, bebidas, serviços, bens de consumo, entre outros. Casada e mãe de dois filhos, milita em favor de causas como consumo consciente (por meio do Instituto Akatu), empoderamento feminino (pela WILL – Women in Leadership Latin America) e saúde mental nas empresas, por meio do Movimento Mente em Foco, iniciativa criada pela InPress em conjunto com o Pacto Global da ONU e a Sociedade Brasileira de Psicologia

  • Teresa Vernaglia

    CEO da BRK Ambiental

    Atuou por mais de 25 anos em posições de liderança em empresas multinacionais na área de infraestrutura de telecomunicações e energia. Em maio de 2017, tornou-se CEO da BRK Ambiental, uma das maiores empresas privadas do setor de saneamento no Brasil. É Porta Voz da Rede Brasileira do Pacto Global para Água e Saneamento, ODS 06. Também é presidente do conselho da ABCON (Entidade das empresas privadas de saneamento), Membro do conselho Consultivo da ABDIB, do Conselho de Líderes do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), do Conselho Curador do Instituto Trata Brasil. Foi eleita “Executiva do Ano” pela Revista Exame em 2020 e “Executiva de Valor” no setor de infraestrutura pelo Jornal Valor Econômico em 2021.

  • Marta Diez

    Presidente da Pfizer no Brasil

    Apaixonada pela indústria farmacêutica, Marta possui mais de 20 anos de experiência em diversas áreas e sólida formação, assim como grande experiência internacional e reconhecido histórico de formação de equipes de alta performance, desenvolvimento de talentos e relacionamentos e liderança junto a diferentes stakeholders na área de saúde. De origem espanhola, Marta ocupou, ao longo de sua trajetória profissional, diversas posições de liderança, incluindo mais recentemente a de presidente do Cluster Andino (composto por Bolívia, Chile, Equador e Peru), entre outros cargos em países da Europa (Espanha, França e Alemanha) e no Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos). A executiva também tem passagem pela Sandoz, GE Healthcare e pelo grupo The Boston Consulting Group. Recentemente, Marta estava baseada no Chile e deve se mudar para o Brasil em breve. Marta é a primeira mulher a ocupar o cargo máximo de gestão executiva da Pfizer no Brasil. Em sua recente experiência como Presidente do Cluster Andino, Marta liderou as iniciativas de combate à COVID-19, incluindo as negociações relacionadas à aquisição da vacina Pfizer no Chile e no Peru e esforços humanitários de apoio à sociedade como um todo. Neste período, Marta também assumiu a presidência da Câmara Farmacêutica Inovação do Chile (CIF), que reúne as mais importantes multinacionais mundiais do país, sendo a primeira mulher a assumir esta posição e liderando esta instância em um período de ruptura sociopolítica altamente relevante no Chile e nas reformas que poderiam impactar significativamente a indústria. Casada e mãe de duas meninas, Marta possui MBA pela IESE Business School e mestrado em Imagens Médicas pela Telecom Paris.

  • Isabella Wanderley

    General manager e vice-presidente corporativa da afiliada da Novo Nordisk no Brasil

    Executiva com mais de 30 anos de experiência em empresas de consumo e varejo no Brasil, América Latina, Europa e Ásia. Mentora e membro de projetos e entidades para a promoção da diversidade de gênero na sociedade, com o objetivo de criar oportunidades para aumentar a igualdade social.

  • Roberto Parucker

    Presidente na Eletronorte

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Roberto Parucker exerceu cargos de direção executiva e de conselhos de administração em empresas do Setor Elétrico nos últimos dez anos. Já atuou como conselheiro, diretor-presidente, diretor administrativo-financeiro e diretor-técnico da Alupar Participação S.A. Também tem experiência em gerenciamento técnico, administrativo e financeiro em ambiente regulado, gestão de contratos de usinas eólicas, PCHs e empresas de Transmissão, em operação e manutenção de sistemas de transmissão da rede básica e produção de energia. Parucker também foi gerente de fabricação da Embraco – Empresa Brasileira de Compressores S.A. que integra o grupo americano Wirhpool. Atualmente é membro da International  Society of Bussines Leaders.