Webinar da Aberje debate Diversidade e Inclusão à luz da comunicação
Material faz parte de campanha internacional promovida pela Global AllianceA Aberje promoveu um webinar sobre diversidade e inclusão no dia 22 de junho, transmitido em seu canal do YouTube, como parte do Diversity & Inclusion Month promovido pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação das principais associações e instituições de comunicação e relações públicas do mundo, da qual a Aberje faz parte do board. É o segundo ano consecutivo que a entidade realiza uma campanha global para difundir conhecimentos e experiências sobre diversidade e inclusão por meio de webinars, podcasts e materiais escritos. A campanha internacional tem a liderança do Conselho Regional para América Latina da GA, que é conduzido pelo diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos.
No webinar, o professor Luiz Alberto de Farias, da Escola Aberje de Comunicação e PhD ECA-USP, entrevista o instrutor da Escola Aberje de Comunicação Ricardo Sales, sócio-fundador da Mais Diversidade, e a diretora de Comunicação Corporativa Região Sul da América Latina/Arcos Dorados (McDonald’s), Silvina Seiguer.
Luiz Alberto de Farias frisa que é cada vez mais importante falar sobre o tema. “Não é mais uma escolha, é uma necessidade. Entender a diversidade é entender as características dos diversos grupos frente a si próprios e aos demais grupos com os quais se relaciona. pensar em diversidade e inclusão, é pensar em melhores resultados práticos, concretos, assim como resultados simbólicos; é pensar em melhoria de reputação, é pensar em produtos e serviços entregues com maior conteúdo, com maior essência”, inicia.
Para Ricardo Sales, trabalhar a diversidade e a inclusão nas organizações hoje faz parte de imperativos éticos. “Uma empresa diversa e inclusiva é uma organização que conta com melhores indicadores de engajamento, de inovação, de criatividade, tem um clima melhor, tem mais resiliência, entre várias outras características importantes no mundo empresarial”, salienta. “A comunicação tem um papel absolutamente excepcional [em promover diversidade e inclusão], ela é a espinha dorsal no sentido de processo e de relações que acontecem dentro da empresa”, completa.
Para Silvina Seiguer, o tema tem importância dentro das empresas porque a diversidade permite a pluralidade de visões. “Creio que nós, comunicadores, temos uma tarefa fundamental, pois somos uma disciplina que possui uma transversalidade do ponto de vista da comunicação interna. Ajudamos a integrar os múltiplos aspectos das distintas organizações e damos visibilidade externa a este tema para que dentro da companhia possamos mostrar a sua importância”, comenta.
Global Alliance para todos
A Global Alliance, confederação das principais associações e instituições de gerenciamento de comunicação e relações públicas do mundo, é uma organização diversificada e multicultural que representa profissionais de todas as religiões, culturas, sociedades e raças. Seu conselho de administração inclui profissionais líderes, acadêmicos e líderes de associações industriais, com representação de todos os continentes.
Três novos conselheiros passaram a fazer parte, neste mês de junho, do Conselho Regional para América Latina da GA: Emiliana Pomarico (GENN ECA-USP / Escola Aberje de Comunicação); Gladys M. Díaz (Asociación de Relacionistas Profesionales de Puerto Rico – ARPPR / GMD Public Relations Consultant) e Pablo Cattoni (Consejo Profesional de Relaciones Públicas de la República Argentina / GE).
Eles se juntam aos atuais membros do Conselho, que são: Hamilton dos Santos (Aberje, Brasil), Francisco Aylwin Oyarzún (FOCCO – Chilean Corporate Communication Forum, Chile), Silvina Seiguer (McDonald’s América do Sul, Argentina), Pedro Cadina (Vianews Communication, Brasil) e Tato Carbonaro (Ypê, Brasil).
Assista ao vídeo na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=AbfIuGlUMN8
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte