Pesquisas

A Aberje é uma associação profissional e científica. Parte de sua missão é a produção de conhecimentos sobre a comunicação empresarial no Brasil. Fundamental nesse processo é a realização de pesquisas junto à nossa base de associados e outras organizações sobre temas de importância estrutural e conjuntural para a área.

Abaixo, a lista com todas as pesquisas realizadas pela Aberje desde 2001.

Associados que quiserem ter acesso a qualquer um dos relatórios, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br

Demais interessados, favor enviar um e-mail para cmr@aberje.com.br, informando nome, instituição, cidade, estado e motivo do interesse.

2020 Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional

O estudo “Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional”, pretende trazer um panorama das principais ações e desafios enfrentados pela área de Comunicação e pelas Organizações em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Entre as questões apresentadas, estão o dimensionamento, as características, as tecnologias aplicadas em relação às diversas ações/medidas tomadas pelas Organizações e pela área de Comunicação durante a crise. Também aborda questões relacionadas às tendências e impactos na área de Comunicação dessas organizações.

2020 O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil em 2020

O estudo “O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil em 2020”, pretende trazer um panorama das principais tendências da área de Comunicação das organizações para 2020 e próximos anos. Entre as questões apresentadas, estão o dimensionamento, as características, as tecnologias aplicadas e principais contribuições da área de comunicação das organizações, assim como o orçamento com que trabalharam em 2019. Quanto às tendências, o estudo aborda as principais metas e desafios da área da área para 2020, o envolvimento da área nos processos da organização e o crescimento dos processos de comunicação, os desafios na gestão das pessoas da área e as principais habilidades necessárias para os profissionais e os impactos da evolução tecnológica na área. O estudo ainda traz questões sobre a comunicação social pela organização e a produção interna de conteúdo próprio.

2019 Latin American Communication Monitor – Especial Brasil

O Latin American Communication Monitor, LCM 2018-2019, realizado de modo comjunto pela Euprera – European Public Relations Education and Research Association –, pela Fundacom e pela Aberje, explora as práticas atuais e o desenvolvimento futuro da comunicação estratégica nas organizações, incluindo agências de comunicação, na América Latina. Pela primeira vez os resultados brasileiros são publicados separadamente, em um relatório produzido pela Aberje e Euprera, o LCM – Especial Brasil, onde foram considerados apenas os participantes que atuam no Brasil, totalizando 296 profissionais, ou 25% dos integrantes do LCM 2018-2019.

2019 A Comunicação Interna nas Organizações no Brasil 6ª edição – Revisada e Ampliada

O objetivo da pesquisa é mapear as práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna. As questões abordadas refletem o status desta interface de Comunicação nas empresas, a estrutura das equipes, a formação dos gestores, os meios de comunicação mais utilizados, os investimentos na área, além de comparar aos resultados obtidos em estudos anteriores.

2019 Panorama das Agências de Comunicação no Brasil

A pesquisa visa apresentar o perfil, a estruturação, a organização e as tendências em comunicação das agências. O mapeamento define realidades como a participação da agência em redes de afiliadas ou atuação independente, processos de fusões e aquisições, tempo de atuação, número de funcionários, forma de contratação da equipe, processos oferecidos aos clientes, inovações tecnológicas incorporadas, os desafios dos próximos 12 meses, as áreas de maior crescimento no ano anterior e para o próximo ano, os desafios das agências para comunicar se com o mercado contratante e os meios utilizados para esta promoção. Também estão presentes os métodos de recrutamento, as dificuldades na busca por talentos, as habilidades mais relevantes para executivos de comunicação e os critérios utilizados para avaliar a eficácia das atividades da agência.

2019 Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil – Empresas/ Empregados

A pesquisa traça um panorama da estrutura e programas voltados para o tema implementados pelas organizações brasileiras, abordando tópicos como a existência de programas formais nos temas, os tipos de diversidade abrangidos, as justificativas de negócio para a implementação, responsabilidades de gestão e disseminação, comitê formal e grupos de afinidade, as formas de monitoramento de eficácia das políticas e ações, os canais para denúncias a violações, atividades de treinamento e conscientização e principais barreiras em relação à estratégia para a área.

2019 A Comunicação do Agronegócio no Brasil

Essa pesquisa buscou analisar estrutura de comunicação deste setor de negócio, enfocando questões como o nível hierárquico, reporte, tamanho da equipe, principais processos de atuação abrangidos pela equipe interna e por contratação de fornecedores, modelo de gestão em comunicação e motivos de contratação de terceiros, terceiros, também quais são os canais mais utilizados para atingir e dialogar com públicos estratégicos, a percepção do papel estratégico da área pelo board , os maiores desafios nos próximos anos, principais processos de comunicação que devem apresentar crescimento de relevância e investimento, o uso de inovações tecnológicas nos trabalhos e quais as necessidades de desenvolvimento profissional.

2019 A Sustentabilidade/Responsabilidade das Organizações no Brasil – Empresas/Imprensa/ONGs

No intuito de identificar os programas voltados para o tema implementados pelas organizações brasileiras na área de responsabilidade social, a pesquisa questionou a prioridade do tema na agenda corporativa, a existência de programa formalizado e publicado, principais objetivos com a implantação de políticas na área, as áreas potenciais de concentração de atenção e investimento, os grupos influentes na agenda e métodos utilizados para identificar as linhas de atuação preferenciais. Além disso, o estudo ainda abordou questões sobre trabalho de redução de impacto ambiental, a participação no Pacto Global, o uso dos parâmetros das ODS’s e as principais barreiras para implantação de projetos de sustentabilidade.

2018 Perfil da liderança em Comunicação no Brasil

A Aberje, através da pesquisa tem por objetivo conhecer as principais características do profissional que exerce cargo de liderança na área de Comunicação, no âmbito dos aspectos profissionais, de liderança, pessoais e de estilo de vida.

2018 Perfil da liderança em Comunicação no Brasil – Millenials

Recorte da pesquisa acima, com foco exclusivo nos profissionais pertencente a geração Millennial, que é constituída por nascidas(os) entre os anos de 1982 e 2000, e que exercem cargos de liderança.

2018 Imagens da Mobilidade

A pesquisa Imagens da Mobilidade é uma das ações do Lab de Comunicação para Mobilidade Aberje, apresentado pela GM, com apoio da CCR. Com o objetivo de identificar os principais desafios em relação à mobilidade urbana, a pesquisa entrevistou dois grupos distintos: os transporteiros (responsáveis pelo planejamento e operação da mobilidade de São Paulo e especialistas na área) e formadores de opinião em mobilidade (jornalistas, comunicadores, especialistas e influenciadores). O estudo analisou a visão de cada grupo em relação às questões da mobilidade urbana no Brasil.

2018 Panorama sobre Ética e Transparência nas Organizações: contexto, conceito, estratégias e práticas comunicacionais

A pesquisa busca identificar a preocupação e o investimento em gestão e comunicação ligados a compliance (ética e transparência) como pontos orgânicos na estratégia de negócios e de relacionamento. Ao mesmo tempo, propõe-se a traçar um panorama de abrangências e responsabilidades e a detectar a relevância das interfaces comunicacionais neste espectro.

2018 Fake News: Desafios das Organizações

“Fake news” representa um conceito ainda não totalmente bem definido, que engloba diferentes tipos de desinformação, como a falsa representação da realidade ou a distorção dos fatos. A pesquisa tem por objetivo conhecer a dimensão do problema e os mecanismos que podem contribuir para mitigar a propagação das “fake news”.

2017 Comunicação e mobilidade: perspectivas profissionais e corporativas

Como parte da segunda temporada do Lab de Comunicação para Mobilidade – mantido pela Aberje e GM – o estudo tem como objetivo identificar hábitos relativos à mobilidade urbana, assim como sistematizar as informações sobre as iniciativas empresariais orientadas para a mobilidade urbana e o papel da comunicação nesse cenário.

2017 Eleições 2018. Perspectivas da Comunicação Organizacional.

O objetivo da pesquisa é avaliar as preocupações das organizações e da área de Comunicação em relação ao processo eleitoral brasileiro, definido para o ano de 2018, em especial no que tange à sucessão presidencial.

2017 A Mulher de Comunicação: Sua força, Seus desafios

O intuito da pesquisa era compreender os desafios da mulher no mercado de trabalho é fundamental para um questionamento mais profundo sobre as relações profissionais.

2017 Clima Organizacional e Engajamento do Comunicador

Essa pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer o nível de satisfação e de engajamento do profissional no mercado de trabalho é importante para um questionamento mais profundo sobre as relações profissionais.

2016 Desafios dos Profissionais de Comunicação Corporativa

A pesquisa visa identificar os principais desafios da área junto a profissionais da área de comunicação corporativa.

2016 Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2016*

Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela Aberje

*Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br

2015 Estudo sobre a Comunicação na Crise Hídrica no Brasil

A pesquisa teve como objetivo identificar o planejamento e as práticas adotadas pelas organizações em relação ao uso racional e à redução efetiva do consumo de água, antes e durante a abordagem da escassez pelos órgãos governamentais e canais de imprensa, bem como detectar as projeções futuras.

2015 Panorama sobre Ética e Transparência nas Organizações: contexto, conceito, estratégias e práticas comunicacionais

A pesquisa buscou investigar se a preocupação e o investimento em gestão e comunicação ligados a ética, compliance e governança corporativa são pontos orgânicos na estratégia de negócios e de relacionamento ou estão condicionados ao clima de investigação em andamento no Brasil. Ao mesmo tempo, buscou traçar um panorama de abrangências e responsabilidades e a detectar a relevância das interfaces comunicacionais neste espectro.

2015 Tendências na Comunicação Corporativa no Brasil

Esta pesquisa busca traçar um panorama de focos de atuação e de investimento em diversos campos da informação e do relacionamento com públicos estratégicos para os próximos três anos. Também procura identificar os processos intervenientes no planejamento da área e na reputação da organização, assim como a contribuição da comunicação nas decisões de negócio.

2014 Espaços corporativos em redes sociais digitais e processos de colaboração nas organizações: realidade no Brasil

Esta pesquisa busca traçar o cenário de interatividade organizacional com públicos estratégicos a partir de plataformas sociais digitais, com vistas a identificar os efeitos do uso de tecnologia para processos colaborativos mais eficazes, e os entraves neste panorama.

2014 Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2014*

Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios, vigentes no mês de Outubro de 2014, para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela Aberje.

*Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br

2013 Perfil do Profissional de Comunicação Corporativa no Brasil

Esta pesquisa tem como objetivo o conhecimento de aspectos ligados às vidas pessoal, acadêmica e de trabalho de profissionais alocados em atividades de Comunicação Corporativa no Brasil, a partir da base de relacionamento das entidades Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Abracom – Associação Brasileira de Agências de Comunicação.

2013 Ranking de diálogo e engajamento das maiores empresas do Brasil no Facebook

Pesquisa realizada pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial entre as 50 maiores companhias do país segundo ranking da Revista Exame. A análise foi feita em páginas institucionais disponíveis nesta plataforma de rede social digital no período de janeiro a março de 2013. Foram apontados índices de diálogo e de engajamento.

2012 Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2012*

Esse estudo apresenta os valores

*Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br

2012 Estudo sobre o mercado fornecedor de comunicação

Este estudo tem como objetivo o mapeamento das práticas adotadas pelas empresas quanto a contratação de fornecedores de serviços de Comunicação em seus diversos processos, assim como o nível de satisfação em relação à prestação desses serviços pelas contratadas.

2012 Pesquisa Comunicação Interna 2012

Este estudo tem como objetivo o mapeamento das práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna

2010 Estudo de remuneração e comunicação organizacional 2010*

Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios, vigentes no mês de Junho de 2012, para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela Aberje.

*Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br

2008 Comunicação corporativa nas organizações 2008

Estudo sobre a “Comunicação Corporativa nas organizações”, apresentando dados relevantes sobre as características atuais da comunicação nas grandes empresas. A pesquisa, divulgada na revista “Valor Setorial – Comunicação Corporativa”, na edição de 08 de outubro de 2008, dia da Comunicação Empresarial, é a maior já realizada em âmbito nacional.

2008 Estudo de Remuneração 2008: Comunicação Organizacional*

Esse estudo apresenta os valores do mercado de remuneração – salário fixo e variável – e as políticas e práticas de Administração Salarial e de Benefícios, vigentes no mês de Maio de 2008, para cargos dos níveis de Diretoria, Gerência, Coordenação, Técnico e Administrativo, da área de Comunicação Organizacional, em empresas convidadas pela ABERJE.

*Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br

2008 Sustentabilidade e a presença na mídia

Análise da cobertura do tema Sustentabilidade na mídia nacional. Buscou-se identificar as principais matérias publicadas no período de 15 de fevereiro a 15 de maio de 2008 nas mídias impressas de grande impacto, por suas tiragens e distribuição nacional.

2008 Sustentabilidade: Comunicadores Empresariais e do Congresso Nacional Juntos Pela Transformação

Pesquisa junto a profissionais da área de comunicação do Congresso nacional e de Empresas sobre o tema da sustentabilidade.

2007 Desafios na Comunicação da Ação Social Privada (GIFE)

Em parceria com o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas –, a Aberje realizou uma pesquisa sobre os desafios na Comunicação da ação social privada. A parceria foi constituída com o objetivo de gerar conhecimento que contribua com a qualificação e aprofundamento da comunicação produzida em torno da ação sócio-econômico-ambiental de empresas, fundações e institutos de origem privada.

2007 Estudo de Remuneração 2008: Comunicação Organizacional*

A Aberje, em parceria com a DMR Consulting, realizou um estudo de remuneração para cargos de Comunicação, a partir de 120 empresas de todo o país.

*Os relatórios dos estudos sobre remuneração não são distribuídos gratuitamente para associados. Quem quiser adquiri-los, favor entrar em contato com cmr@aberje.com.br

2007 Pesquisa Comunicação Interna 2007 – Dados Comparativos: 2002, 2005 E 2007

Esta pesquisa tem o objetivo de mapear os avanços na área e comparar dados com as pesquisas sobre o mesmo tema, realizadas em 2002 e 2005. É, portanto, a rodada sobre Comunicação Interna de 2007. Os aspectos abordados enfocam o status da Comunicação nas empresas, a estrutura das equipes, a formação dos gestores, os meios de comunicação mais utilizados, além de investimentos na área.

2006 Pesquisa de Opinião: Mulher na Comunicação Corporativa 2006

Com o apoio da Avon, a Aberje realizou uma pesquisa de opinião sobre sustentabilidade com mulheres da área de comunicação, e ouviu 114 profissionais em 110 empresas de todo o país.

2006 Pesquisa de Opinião: Mulher na Comunicação E Sustentabilidade

A Aberje realizou uma pesquisa com mulheres da Comunicação Corporativa, e ouviu 101 profissionais da área em 101 empresas de todo o País.

2005 Pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa 2005

O objetivo da pesquisa é mapear o papel das mulheres na área de Comunicação Corporativa.

2005 Pesquisa Comunicação Interna 2005

O objetivo é identificar as práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna

2002 Pesquisa Comunicação Interna 2002

A Aberje realizou o maior estudo sobre o perfil da Comunicação Interna brasileira até então.

2001 Pesquisa Comunicação Corporativa 2001

O objetivo da pesquisa é mapear as práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna.

2001 Pesquisa Comunicação Interna 2001

Estudo pioneiro sobre as características da comunicação nas grandes empresas.