Estudo sobre “Comunicação da Covid-19 no Twitter” vence o International Aberje Award
11 de março de 2021
  • English

Paper traz análise e recomendações aos comunicadores de departamentos de saúde

Foi conhecido neste sábado, dia 6 de março, o vencedor de mais um International Aberje Award, reconhecimento que premia estudos acadêmicos de pesquisadores estrangeiros que estejam relacionados à comunicação e relações públicas revelando tendências, práticas e os principais debates da área no Brasil e na América do Sul. Escolhido entre outros 60 trabalhos, o estudo Intitulado “Tweeting a Pandemic: Communicating #COVID19 across the globe”, foi conduzido por sete autores de diferentes universidades dos Estados Unidos e Itália. 

O prêmio, como tradicionalmente é feito, foi anunciado durante a cerimônia de encerramento do 24º International Public Relations Research Conference (IPRRC) que aconteceu de forma virtual este ano. Os autores – Jeanine Guidry (PhD), Nicole O’Donnell (PhD), Marcus Hill (PhD) e Vivian Medina-Messner (MA) da Virginia Commonwealth University (EUA); Shana Meganck (PhD) da James Madison University (EUA); e Alessandro Lovari (PhD) da Università di Cagliari (Itália) – foram premiados com o valor de US$1.000,00 e irão ainda receber o troféu do International Aberje Award. 

Jeanine Guidry, uma das autoras do case vencedor

O estudo teve como objetivo analisar a maneira como os departamentos de saúde de vários países compartilharam e comunicaram sobre a Covid-19 no Twitter durante o ano de 2020. Os resultados trouxeram bases para uma melhor comunicação de recomendações de comportamentos relacionados à Covid-19 e forneceram guidelines de ação para estes departamentos. 

Entre as recomendações, está o desenvolvimento de estratégias de comunicação sobre testes e tratamentos baseadas em evidências, além do estímulo para que os departamentos interajam mais nas redes, endereçando equívocos e desinformação. O estudo também aponta para o uso benéfico do Health Belief Model (HBM), um modelo de mudança de comportamento desenvolvido para explicar e prever comportamentos relacionados à saúde, no apoio das comunicações. O paper vencedor deste ano estará disponível em breve aqui no Portal Aberje

Conheça os vencedores das edições anteriores aqui

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *