Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

O principal centro de referência na produção e disseminação de conhecimento e práticas de comunicação empresarial.

 

Quem Somos

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

Fundada em 1967, a associação desenvolve pesquisas, estudos estratégicos e publicações para a Comunicação, oferece cursos e eventos de capacitação, promove trocas de conhecimentos entre os associados e reconhece as melhores práticas e profissionais da área.

A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for Public Relations and Communication Managment e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

 

MISSÃO

Produzir conhecimento e compartilhar as melhores práticas para fortalecer a Comunicação das empresas e instituições e reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador.

VISÃO

Ser um Think Tank de referência global em Comunicação e Relacionamento.

 

Princípio fundamental

“Nos países democráticos, a ciência da associação é a ciência-mãe; o progresso de todas as outras depende dos progressos desta.”
Alexis de Tocqueville, Democracia na América

Associativismo

A união de esforços em prol de uma ideia comum é a base de qualquer associação, que será democrática sempre que seus participantes se vejam como iguais. Esse é o caso de associações profissionais e científicas, como a Aberje, caracterizada por proporcionar oconvívio entre pares que competem no mercado, mas que ao mesmo tempo compartilham práticas, crenças e experiências comuns. Ela se torna assim um local privilegiado e seguro para um aprendizado mútuo e reflexão sobre a função social de sua profissão, de reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador. Ali, empresas, profissionais e acadêmicos descobrem que seus interesses particulares também são interesses da sociedade como um todo. É isso o que legitima esses interesses.

A associação institucionaliza a busca por esse ideal comum, formando novos comunicadores ou aperfeiçoando os conhecimentos daquele já estabelecidos, pesquisando e trazendo novos conteúdos, disseminando boas práticas e comportamentos. Trata-se de comparar e selecionar as práticas mais significativas, destacando aquelas que merecem se tornar modelos, premiar os melhores exemplos e trajetórias, em uma palavra, de transformar boas ideias e práticas em ideais.

Para evitar que a associação se feche em si mesma, é indispensável que ela busque, incessantemente, aprofundar os vínculos com profissionais e empresas, ao mesmo tempo em que dialoga com o restante da sociedade, nacional e internacionalmente. Apresentando e disseminando esses interesses e valores comuns, ao mesmo tempo em que escuta os interesses e valores dos demais atores sociais, absorvendo e filtrando suas demandas em relação à comunicação empresarial.

 

VALORES

Ética

Em sentido amplo, a ética é o estudo do modo como convivemos em sociedade. É desejável que esse convívio ocorra de acordo a certas balizas e regras, algumas das quais são institucionalizados na forma de leis e regulamentos. As demais, por não estarem escritas, dependem do comportamento individual. Daí surge um segundo sentido, mais restrito, do termo: ético é aquele que se comporta, individualmente ou representando uma organização, de acordo com essas balizas e regras não escritas, alguém cujo comportamento é regulado por esses critérios da boa convivialidade e pelo apreço ao outro. A ética como integridade. A comunicação desempenha um papel essencial no cultivo da convivialidade, do respeito e do decoro: é apenas quando são discutidos que essas balizas e regras se tornam conhecidas e podem ser analisadas, corrigidas e, por fim, assumidas como princípios e valores éticos. Assim, a Aberje elegeu a ética como um de seus quatro valores fundamentais não por ser ela mesma um valor em si, mas justamente por ser o campo da Filosofia autorizado a estudar e a refletir a moral, os próprios os valores das empresas, instituições e da sociedade.

Inovação

Uma das características mais marcantes da época moderna é a busca pela novidade, a valorização da inventividade e da originalidade. Nunca o novo foi almejado de modo tão sistemático quanto em nossa época. Inovação em produtos, serviços, organizações, relacionamentos entre pessoas, entre pessoas e coisas, entre pessoas e a natureza. Mas o novo nunca aparece em um espaço vazio, ele é sempre novidade em relação a algo. Por isso, a inovação é sempre mais significativa quando dialoga com a história dos indivíduos, das organizações e da sociedade, quando ela é também memória. Por outro lado, a interface com a natureza e suas limitações também não pode ser esquecida e a inovação deve estar inserida no quadro da sustentabilidade.

Pluraridade

O reconhecimento do valor intrínseco da diversidade (étnica, cultural, religiosa, sexual, ecológica, política, etária …) deve ser o ponto de partida. A garantia da coexistência pacífica de diferentes pessoas e ideias é condição necessária para uma vida digna. E para isso a mera tolerância em relação ao diferente não é mais suficiente, é preciso aprender com ele, fazer do convívio autêntico com a diversidade uma fonte de riqueza humana.

Humanismo

A análise crítica dos interesses, capacidades e potencialidades do ser humano é indispensável a qualquer empreendimento consequente. Historicamente, a valorização daquilo que diz respeito ao humano envolveu o incentivo e a defesa da razão, da educação, da ciência e da arte. Atualmente, momento em que o potencial destrutivo de nossa espécie se evidencia, cabe reconhecer que é do nosso interesse preservar a natureza, da qual não estamos acima, mas  somos parte integrante; e desenvolver, o mais rápido possível, as condições para atingir esse objetivo.

Nossos Pilares

CONTEÚDO

Produzimos e compartilhamos conhecimento da área, promovendo debate das principais questões da Comunicação Empresarial.

Aberje Editorial

Selo editorial voltado para publicação de livros teóricos e práticos do setor.
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Centro de Memória e Referência

O primeiro acervo voltado para a Comunicação Empresarial da América Latina.
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Pesquisas

Pesquisas sobre a área da comunicação em organizações e seus profissionais.
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Portal Aberje

Portal digital com conteúdo essencial para o comunicador.

Revista CE Comunicação Empresarial

Dossiê semestral que aborda os principais temas que influenciam as empresas e suas estratégias de comunicação.
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