Aberje lança manual para as empresas enfrentarem fake news
12 de julho de 2021
  • English

Pioneiro no Brasil, guia traz orientação para as organizações identificarem áreas vulneráveis e criar plano de contingência

A Aberje acaba de lançar o Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas, um guia pioneiro especialmente elaborado para ajudar as organizações a enfrentarem a questão das fake news, sobretudo no ambiente corporativo.

Trata-se de uma iniciativa do projeto Aliança Aberje de Combate às Fake News, o primeiro movimento empresarial criado no Brasil para tratar da questão da desinformação. No manual, será possível encontrar orientação para verificar se a organização está internamente preparada para enfrentar informações enganosas, identificar as áreas mais vulneráveis, montar um plano de contingência e definir o papel das suas lideranças no enfrentamento das notícias falsas.

“Percebemos que há uma necessidade crescente nas organizações de incluir a desinformação no compliance, na matriz de riscos e como parte do atendimento aos critérios ESG”, explica Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje. “Por isso, criamos este protocolo básico de como lidar com fake news”, complementa.

O Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas traz também um glossário dos principais termos sobre desinformação, uma lista com as principais agências de checagem no Brasil e uma relação de treinamentos gratuitos sobre fake news.

Sobre o Aliança Aberje

Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”, a iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade.

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *