Aberje lança manual para as empresas enfrentarem fake news
Pioneiro no Brasil, guia traz orientação para as organizações identificarem áreas vulneráveis e criar plano de contingência
A Aberje acaba de lançar o Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas, um guia pioneiro especialmente elaborado para ajudar as organizações a enfrentarem a questão das fake news, sobretudo no ambiente corporativo.
Trata-se de uma iniciativa do projeto Aliança Aberje de Combate às Fake News, o primeiro movimento empresarial criado no Brasil para tratar da questão da desinformação. No manual, será possível encontrar orientação para verificar se a organização está internamente preparada para enfrentar informações enganosas, identificar as áreas mais vulneráveis, montar um plano de contingência e definir o papel das suas lideranças no enfrentamento das notícias falsas.
“Percebemos que há uma necessidade crescente nas organizações de incluir a desinformação no compliance, na matriz de riscos e como parte do atendimento aos critérios ESG”, explica Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje. “Por isso, criamos este protocolo básico de como lidar com fake news”, complementa.
O Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas traz também um glossário dos principais termos sobre desinformação, uma lista com as principais agências de checagem no Brasil e uma relação de treinamentos gratuitos sobre fake news.
Sobre o Aliança Aberje
Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”, a iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade.
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura