- BLOGS
- CI.ON: Comunicação Interna
CI.ON: Comunicação Interna
Numa sociedade cada dia mais digital, a conexão entre empresas e empregados torna-se ainda mais desafiadora. Pode parecer contradição, mas não é. É preciso estar atento às características e comportamentos do público interno, oferecer conteúdos de valor, com agilidade, com credibilidade, por meio de canais eficazes. É preciso oferecer formatos criativos, leves e de entendimento rápido. É preciso estar aberto ao novo, de olho nas tendências, conectando as empresas com as pessoas que delas fazem parte. As opiniões dos colaboradores ganham as mídias sociais digitais, reverberando uma imagem positiva ou negativa enquanto marca empregadora. O que antes ficava circunscrito ao almoço de domingo, agora tem alcance global e imediato, tudo à distância de um clique. É exatamente por isso que a gestão da marca empregadora sob o prisma da comunicação interna é cada vez mais prioridade na pauta de seus executivos.
Aprendizados valiosos do Comitê de Comunicação Digital com Empregados
Que a pandemia propiciou mudanças sem precedentes é inquestionável. De uma semana para a outra e por muitos meses (bem mais do que imaginávamos), práticas e canais estabelecidos precisaram ser reformulados e ressignificados, em meio a grandes transformações nas rotinas, à sobrecarga de informação e trabalho e ao medo e incerteza. Em meio a tudo....
Vívian Rio Stella
02/12/2021
Um novo pacto entre profissionais e empresas
Assim como as marcas preocupam-se com o aumento da exigência (e consciência) de clientes e consumidores, a mesma agenda deveria ser replicada para a relação delas junto aos seus profissionais. Pois é a experiência interna o maior vetor da qualidade da experiência externa que uma empresa acaba por estabelecer a partir de suas comunicações, serviços,....
Rodolfo Araújo
12/11/2021
Como a Análise de Redes Organizacionais ajuda as organizações a transformarem as suas redes de comunicação interna
Vivemos num período de transformação acelerada das organizações. Transformações orientadas a modelos de trabalho híbridos, flexíveis e fundamentalmente em rede. Neste contexto, a Análise de Redes Organizacionais (do acrônimo ONA em inglês) e uma disciplina considerada parte das ferramentas do people analytics que aplica técnicas da ciência de redes para revelar os mapas dinâmicos da....
Ignacio Garcia
28/10/2021
Vamos falar de inclusão na Comunicação Interna?
Diversidade e inclusão são assuntos do dia a dia de um profissional de Comunicação Interna. Campanhas, programas, posicionamento de marca empregadora, lives, cartilhas, uma infinidade de iniciativas. Mas não é sobre a diversidade demográfica com olhar para públicos LGBTQIA+, inclusão de pessoas negras, carreira para pessoas com deficiência, mulheres na liderança, que desejo tratar aqui.....
Suzel Figueiredo
15/10/2021
Os desafios do líder operacional na comunicação digital
Certa vez, durante um treinamento sobre a eficácia da comunicação face a face, conversei com um gestor preocupado com o fato de que, com a nova rede social corporativa adotada pela empresa, ele não teria mais acesso às informações em primeira mão e estaria sempre correndo atrás do que acontecia na empresa para poder orientar....
Bianca Simone
06/10/2021
Engajamento de influenciadores internos no Hospital das Clínicas
O case dos “in.fluencers” do HC foi apresentado pela Trama no encontro de setembro de 2021 do Comitê de Comunicação Digital com Empregados Em um nível primário, a comunicação com empregados é a responsável por disseminar os códigos e boas práticas que dão vida à cultura organizacional. É a “voz” que compartilha, educa, sensibiliza sobre os....
Adriano Zanni
28/09/2021
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros























