SOBRE A INICIATIVA

A Aliança é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação – publicidade, relações públicas e marketing – e os rígidos protocolos jornalísticos de apuração, edição e distribuição.

ORGANIZAÇÃO

Um levantamento realizado pela Universidade de Baltimore nos Estados Unidos conseguiu quantificar
o tamanho do impacto financeiro das fake news no mundo, inclusive por diferentes setores.
O custo anual com notícias falsas é de US$ 78 bilhões.

Prejuízos mundiais com Fake News

  • é o valor do prejuízo anual
    causado pelas Fakes News
    em todo o mundo

  • é o valor do prejuízo anual
    causado pela desinformação
    financeira

  • é o valor do prejuízo anual
    causado pelas fake news
    na área de saúde

Os brasileiros são campeões mundiais na crença infundada em notícias falsas.
Estão também entre os povos com o maior grau de exposição a fake news em todo o planeta.
Um dos principais motivos é a falta de educação midiática no país.

OBJETIVOS

A Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação é uma convocação das lideranças de comunicação das empresas a capacitarem seus empregados em educação midiática.

Dentro do âmbito da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês), o objetivo é fazer dos colaboradores, além de pessoas mais infensas a fake news, agentes multiplicadores no combate à desinformação.

Essa é a razão da Aberje ter criado o selo “#juntoscontrafakenews –
Movimento Empresarial Contra a Desinformação”.
Uma maneira de
compartilhar a causa com os participantes e demais agentes.

PRINCÍPIOS

A “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação” é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos.

  • COMPROMISSO COM
    AS FONTES

  • COMPROMISSO COM
    A PRESTAÇÃO DE
    CONTAS

  • COMPROMISSO COM
    A TRANSPARÊNCIA

  • COMPROMISSO COM
    A HONESTIDADE

  • COMPROMISSO COM
    O NÃO-PARTIDARISMO

TEMOS QUE FALAR DISSO NAS ORGANIZAÇÕES

A Aberje foi uma das primeiras entidades empresariais a se debruçar sobre a questão das fake news. Em 2018, realizou a pesquisa “Fake News: Desafios das Organizações” para identificar como as empresas tratavam o tema. De início, descobriu-se que 85% das organizações estavam bastante preocupadas com as campanhas de desinformação e seus efeitos.

Com o recente crescimento do fenômeno das fake news, o resultado é que as organizações hoje se sentem naturalmente mais ameaçadas por agressões internas ou externas à marca.

Além disso, o custo das fake news para a sociedade são muito altos (inclusive para o setor empresarial). Um estudo da Universidade de Baltimore nos Estados Unidos mostra que as notícias falsas somam um prejuízo de US$ 78 bilhões por ano em todo o mundo.

Foi por essa razão que o LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – decidiu eleger o tema como uma das prioridades do setor e lançar um movimento formal de combate às fake news.

A ideia é que, ao tornar as organizações mais
imunes a notícias falsas, a sociedade como um todo
se torne igualmente mais imunizada

Ações da Aliança Aberje de Combate às Fake News

LINHA DO TEMPO

2021

  • 19_02

    Em reunião interna, LiderCom discute sobre o problema da desinformação e a contribuição do meio empresarial para o combate às fake news.

  • 18_03

    Aberje apresenta a iniciativa ao grupo e LiderCom aprova o projeto.

  • 03_05

    Participação no evento Diálogos da Quarentena, da farmacêutica Abbvie, que aborda a questão das fake news.

  • 04_05

    Lançamento oficial da Aliança Aberje de Combate às Fake News, com envio do selo #JuntosContraFakeNews e materiais de apoio para as empresas aderidas.

  • 05_05

    Publicação do artigo “Aliança empresarial contra fake news“, de Paulo Nassar e Hamilton Santos, diretores da Aberje, no jornal Folha de S. Paulo.

  • 10_05

    Distribuição de folder institucional da Aliança Aberje a todos associados.

  • 19_05

    Apresentação do projeto Aliança Aberje para alunos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP, na disciplina Estudo de Casos e Laboratório do Design Tecnológico em Ambientes Inteligentes, da professora Pollyana Ferrari.

  • 24_05

    Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil convida Aberje para apresentar o projeto.

  • 18_06

    Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil adere oficialmente à Aliança Aberje.

  • 12_07

    Aliança Aberje lança Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas, um guia elaborado para ajudar as organizações a enfrentarem a questão das fake news no ambiente corporativo.

  • 10_08

    Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP) respalda iniciativa com publicação de artigo assinado pela Aberje no site Democracia Digital.

  • 25_08

    Intel convida Aberje para palestra na Intel Oxygen, evento interno aos colaboradores da empresa.

  • 26_08

    Lançamento da newsletter mensal Fake News Alert, com conteúdos diversos sobre a questão de fake news no Brasil e no mundo.

  • 30_08

    Enquete realizada pela Aberje com lideranças de comunicação mostram que 75% das organizações consultadas já foram ameaçadas por fake news.

  • 01_09

    Projeto Draft colabora com a iniciativa, com publicação do artigo “Não é só a democracia que está em risco: como evitar que as fake news detonem uma crise empresarial?”, por Luiz Chinan, líder do projeto.

COMO PARTICIPAR

As empresas associadas à Aberje que quiserem participar da “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação” podem entrar em contato com os responsáveis da iniciativa.

Cadastre-se para receber newsletter mensal com atualizações sobre o tema no Brasil e no mundo.