Informação Sustentável

Sociedade pressiona por resultados concretos

VALOR SETORIAL COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - ED. 14 - 2021

A edição de 2021 da publicação bilíngue (português e inglês) do Valor Setorial Comunicação Corporativa marca 14 anos de parceria entre a Aberje e o jornal Valor Econômico. O tema central da revista aborda a informação sustentável. Uma comunicação eficaz é aquela que ocupa todos os lugares – das plataformas sociais às rodas nas entidades, da influência das ruas à imprensa, das ações criativas à inteligência artificial, da manufatura à automação; sem barreiras entre on e off.

Como acontece todos os anos, a reportagem de capa do Valor Setorial Comunicação Corporativa é fruto de uma mesa-redonda, em que participam diretores de comunicação das maiores empresas que atuam no país. Este ano, o encontro foi realizado 100% online no dia 28 de outubro e foi mediado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP. A 14ª mesa-redonda teve como tema ‘Para onde vai o ESG – Narrativas e Contranarrativas’ contou com a participação de:

  • Cristiane Santos Blanch, diretora de Comunicação e Assuntos Cosporativos da Pfizer;
  • Gil Maranhão, diretor de Estratégia, Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie; 
  • Jorge Gorgen, head de Comunicação Corporativa da CNH Industrial;
  • Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da Amaggi;
  • Leandro Modé, superintendente de Relações Governamentais e Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco;
  • Maria Elisa Curcio, diretora-executiva Jurídica e de Relações Institucionais da Ypê;
  • Nelson Silveira, diretor de Comunicação Corporativa e Marca da GM;
  • Renato Gasparetto, VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade  da Telefônica Brasil (Vivo);
  • Simone Tcherniakovsky, diretora de Assuntos Corporativos da Novo Nordisk.

Além desse tradicional encontro de diretores, desde 2019 é também realizada uma mesa-redonda com CEOs de grandes corporações onde debatem sobre suas visões de comunicação, sobre como se comunicam interna e externamente, sua relação com a diretoria de comunicação, entre outros tópicos. Este ano, a mesa-redonda foi realizada no dia 11 de novembro e contou com a participação de:

  • Edvaldo Vieira, CEO da Amil;
  • Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Claudia Woods, CEO da WeWork na América Latina;
  • Adriana Aroulho, presidente da SAP

“Transparência, credibilidade e ética se consolidam como os atuais mantras da comunicação corporativa. Esta é a tônica da 14ª edição da revista que, em seus variados temas, destaca a necessidade de um compromisso autêntico das empresas com as atuais demandas da sociedade. Nesse contexto, o papel do executivo de Comunicação, que passa a ser multifuncional com uma visão mais ampla, ganha relevância ao alinhar a estratégia do negócio aos novos formatos de interação com seus diferentes públicos. Inteligência artificial, estatística, big data e neurociência são novas ferramentas de monitoramento de dados usadas para avaliar o alcance e a eficiência das mensagens veiculadas pelas empresas”, diz a Carta ao Leitor da edição.

Publicado em: VALOR SETORIAL COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - ED. 14 - 2021
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin