Academia de Marcas aborda o tema ‘Negócios: Comunicação da Bayer na Saúde’
Último evento do ano traz um pouco da evolução da comunicação em saúde na Bayer
A Aberje promoveu, no dia 14 de dezembro, o último evento Academia de Marcas Bayer do ano. O bate-papo trouxe um pouco da evolução da comunicação na área da saúde na Bayer, que atua nas divisões de Consumer Health (produtos isentos de prescrição), como Aspirina, Bepantol e Redoxon; e Farmacêutica (medicamentos prescritos), em áreas como Oncologia, Cardiologia, Saúde Feminina e Hemofilia.
Participaram do evento a gerente sênior de Comunicação, Aline Pasetchny; e a líder de Comunicação para o negócio Consumer Health, Lilian Torres. A diretora de comunicação da GPeS Health Branding and Business, Andréa Maciel, mediou o encontro.
Presente em 12 estados brasileiros e com mais de 6 mil colaboradores, a Bayer – que este ano completa 125 anos no Brasil – possui três divisões: agrícola, farmacêutica e consumer health. Os três negócios são ligados por meio do mesmo propósito: ‘Saúde para todos, fome para ninguém’.
Na ocasião, Lilian Torres falou sobre a divisão Consumer Health, que foca em uma gama variada de produtos e soluções voltados para o autocuidado e trouxe outro propósito para a audiência, que é estimular a transformação da saúde diária. “O autocuidado precisa ser entendido e colocado em prática para que traga benefícios para a sociedade como um todo e para o sistema de saúde; a gente não gera sobrecarga. O autocuidado é um pilar super estratégico para a comunicação: é o que nos guia nas nossas ações”, disse.
“Muitas vezes, antes da pandemia, fazíamos uma comunicação massiva, mas temos que ouvir a sociedade e atender de forma personalizada. Elaboramos, então, uma pesquisa com a participação de duas mil mulheres de várias regiões do país para o lançamento de um dos nossos produtos. Quando eu falo de transformação, eu falo de transformação e evolução inclusive nos meios de comunicação”, completou.
Para falar sobre a divisão farmacêutica, Aline Pasetchny contextualizou a Bayer Brasil e América Latina a partir de um novo direcionamento de negócios com uma nova liderança. “Foi quando, como comunicação, começamos a ter um papel estratégico no board da empresa; a comunicação está intrínseca e temos hoje uma postura bem diferente de transformar cada vez mais esse nosso papel”, acentuou.
“Temos que inovar na forma de comunicar em um mercado altamente regulado e respeitando a legislação vigente. Este é um desafio que vivemos na indústria farmacêutica, temos que ser criativos para levar conteúdo relevante, principalmente neste momento de pandemia, isso veio trazer a importância da cobertura de saúde e a responsabilidade que temos como indústria, como imprensa e como comunicadores”.
Uma das formas de chegar a vários públicos é utilizar o ambiente digital, onde a Bayer tem muitos cases de performance. “Também houve uma mudança de postura do time global para trabalharmos juntos, de ouvir as necessidades de cada país, de muitas coisas serem resolvidas de forma local ou regional e não só globalmente. Este é um movimento interno da Bayer, inclusive com ações globais com impactos regionais e ações locais com impacto global”, revelou Aline.
Academia de Marcas
A Academia de Marcas Aberje é um formato de encontros em que a empresa compartilha os cases e os desafios de comunicação a partir dos bastidores e da perspectiva da equipe de comunicação que atua para o fortalecimento das marcas.
Neste ano, o programa foi apresentado pela Bayer em três encontros. O primeiro evento falou sobre a evolução do posicionamento institucional da companhia na comemoração dos 125 anos no Brasil (leia a cobertura aqui). Já o segundo encontro abordou a evolução da comunicação interna da Bayer acelerada pela pandemia (leia mais aqui).
Assista à live na íntegra no canal do Youtube da Aberje:
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