Retrospectiva Aberje 2022: retorno ao presencial e fortalecimento da rede
O ano de 2022 foi marcado de sobremaneira pela Guerra na Ucrânia e pela crise das cadeias globais de valor. Também foi marcado, no Brasil, pela eleição mais acirrada da democracia recente, a qual dividiu o país e segue gerando debates acalorados. Além disso, o ano também se caracterizou pelo retorno das atividades presenciais e pelo aprendizado das formas híbridas de convivência, após o pico da pandemia de Covid-19.
Nesse contexto, em 2022 a Aberje também retomou suas atividades no formato presencial. O online seguiu (e seguirá) sendo fundamental, mas a volta de encontros presenciais com a rede é o grande marco depois de dois anos nos quais as atividades da associação foram exclusivamente digitais.
Em 2022, a Aberje teve “Conflito, Diálogo e Consenso: o valor da comunicação na construção de pontes” como tema do ano.
Associativismo
Ressaltando a importância do associativismo, a união de esforços por uma causa comum, a Aberje cresceu. Em novembro, chegou à marca de 856 associadas, entre organizações e profissionais, um crescimento que deve ser ainda maior em 2023. E é a esta rede que traz valor para a Aberje e para seus associados, com fortalecimento de relações e maior troca de conhecimentos. Em 2022, a Aberje chegou aos 55 anos de existência, marca importante e que comprova o valor de sua rede.
Eventos
A volta dos eventos presenciais foi marcante neste ano. Para destacar alguns, não podemos deixar de citar o lançamento do livro “Reputação e Valor Compartilhado”, de Elisa Prado e Tatiana Maia Lins, publicado pela Editora Aberje, na Livraria Cultura em São Paulo (além dos lançamentos também no Rio de Janeiro e Recife); e Causas Urgentes para Profissionais de Comunicação, realizado em parceria com a associada CAUSE.
Além disso, em especial, tivemos também o retorno presencial do Aberje Trends 2022. Foram dois dias de evento no auditório do Tomie Ohtake, em São Paulo, com plateia de cerca de 400 pessoas. Nas diversas mesas-redondas e conferências foram debatidas as principais tendências do setor, além de uma mesa com CEOs: Daniela Ota, Country General Manager da Dior; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil; Ana Karina Bortoni, CEO do Banco BMG. Além disso, o Aberje Trends também teve parte online, com uma live de Warm Up – que falou sobre tendências globais, diálogo e conflito, com participação do ensaísta Francisco Bosco, Marc Tawil, Juliana Calsa (BRK Ambiental) e Marina Willisch (GM) – e outra live pós, Afterwards – que debateu esportes e artes como plataformas de comunicação.
Além dos eventos presenciais, a Aberje realizou diversos encontros online com temas e debates de extrema relevância. Vale destacar a continuidade da parceria com o Brazil Institute of King’s College London, com o segundo Blended Webinars, que reuniu especialistas acadêmicos do setor de comunicação.
Marcando o 15º ano da parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico, tivemos também o Fórum Comunicação Corporativa, que reuniu comunicadores e CEOs em live no Youtube da Aberje ao longo de três dias. Os tradicionais Labs de Comunicação da Aberje também geraram discussões online muito interessantes ao longo do ano; foram 12 encontros em 2022, divididos entre os temas de Saúde, Diversidade, Agronegócio, Mobilidade e Inovação.
Ao todo, a Aberje realizou 52 eventos em 2022.
Escola Aberje
A Escola Aberje é referência em ensino de comunicação, atuando há mais de 50 anos em treinamentos para o desenvolvimento dos profissionais da área. Em 2022, entrou com um novo site e retomou as aulas presenciais, seguindo com seu vasto portfólio de cursos, ministrados por renomados instrutores. Foram realizados 28 cursos in company e 15 cursos livres, além dos Programas Avançados em Diversidade, Comunicação Pública, Relações Institucionais e Governamentais, Sustentabilidade, Comunicação Interna e Comunicação Digital. Foram ao todo mais de 700 horas de aula ao longo do ano.
A grande novidade da Escola Aberje em 2022 foi a parceria firmada com a Fundação Getúlio Vargas – FGV para o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/FGV. A aula magna de abertura foi ministrada por Nelson Jobim. O site da Escola Aberje passou por uma reformulação e adotou um layout mais dinâmico.
Ver essa foto no Instagram
Rede de trocas
Ao longo de 2022, três Comitês de Estudo Temático da Aberje – grupo fechado de profissionais associados que se encontram regularmente para debater temas específicos de comunicação – realizaram ao todo 27 encontros sobre os temas Inovação em Comunicação Corporativa, Comunicação e Engajamento em ESG e Comunicação e Gestão de Riscos e Crises.
A Aberje promoveu também reuniões frequentes do LiderCom, grupo exclusivo de líderes da Comunicação Corporativa, para intercâmbio de experiências, e do LiderCom Next. O grupo debateu em novembro “Tendências Macroeconômicas para 2023”, com a associada XP Inc., com participação de Caio Megale, economista chefe do banco, e Francisco Nobre, economista da XP. Em julho, o grupo falou sobre conflitos dentro das empresas, com a professora da Escola Aberje de Comunicação Pamela Seligmann, especialista em Comunicação Não-Violenta (CNV), e Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon. No início do ano, o grupo se reuniu para falar sobre expectativas para o ambiente de negócios no Brasil, a partir do estudo “Agenda 2022”, da Deloitte, falando com Renato Souza, diretor de Comunicação e Marketing da organização. Já o LiderCom Next discutiu mensuração no LinkedIn, falando com a head de Relações com a Imprensa da TIM, Alessandra Ber, e a diretora da agência Mass Media, Bianca Neves, e o gerente sênior de Imprensa Corporativa, Comunicação Digital e Comunicação Interna da Volkswagen, Fernando Campoi.
Conteúdos, Pesquisas e Atendimentos
O núcleo de pesquisas da Aberje apresentou cinco materiais ao longo do ano de 2022, foram elas: “ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil”; “Tendências da Comunicação Organizacional 2022”; “A Mulher de Comunicação – sua força, seus desafios”; “Fake News: Desafios das Organizações em 2022”; “A Comunicação da Governança Corporativa em 2022”; além da pesquisa “Tendências em Comunicação Interna 2022”, realizada pela Ação Integrada Agência de Comunicação, em parceria com a Aberje.
Além das pesquisas próprias, a Aberje faz a curadoria e distribui aos associados semanalmente por e-mail conteúdos relevantes do mercado, entre relatórios de pesquisa, artigos, e-books, infográficos e estudos variados, por meio do disparo do Aberje Thinks. No ano, foram compartilhados 43 edições.
A Aberje apresentou conteúdos em diferentes formatos e plataformas, buscando levar aos seus associados um material de relevância e qualidade. No primeiro semestre, foi publicada a Revista CE – Comunicação Empresarial, que trouxe em sua edição de número 109 o dossiê Comunicação e Saúde Mental, com reportagens, artigos, podcast Think Tank e um especial do Prêmio Aberje 2021. A 15ª edição da Revista Valor Setorial Comunicação Corporativa, publicada em novembro, é fruto de uma parceria entre Aberje e Valor Econômico, e traz como capa “Rede de Conexões: posicionamento de empresas diante de novas demandas da sociedade” na edição deste ano.
O canal do Youtube da Aberje também teve destaque. A websérie “Insiders”, produzida em parceria com a Jabuticaba Conteúdo, conta com seis episódios, que mostram exemplos de comunicação interna apresentados por profissionais protagonistas nas principais tendências da área. As seis empresas destacadas são associadas à Aberje: Bayer, Votorantim Cimentos, Vivo, iFood e Dow. A proposta da websérie é mostrar o papel estratégico da área para o engajamento de funcionários e para a construção da cultura organizacional.
Ainda no Youtube, temos uma entrevista internacional com Meredith Griffanti – Diretora Administrativa Sênior no segmento de Comunicação Estratégica na FTI Consulting –, que falou sobre gerenciamento de crises, privacidade de dados e cibersegurança. A entrevista foi conduzida por Maurício Pontes, CEO da c5i Crisis Consulting e professor da Escola Aberje de Comunicação.
Os podcasts conquistam mais espaço na produção de conteúdo. Seja para entretenimento, aprendizado ou informação, é um formato que atinge um público cada vez maior. Observando isso, a Aberje seguiu com o podcast FalAção em 2022, publicando 27 episódios, divididos entre as séries “Tendências”, “Desafios”, e duas novas abordagens em “Profissionais” e “Soluções”. Além do FalAção, tivemos a segunda temporada do podcast Na Ordem do Dia, que abordou “as formas do diálogo”, com participação das professoras Yara Frateschi, Maria Cecília Gomes dos Reis, Pamela Seligmann, além do professor Pedro Paulo Pimenta, curador da série, ao longo de quatro episódios.
O Portal Aberje foi reformulado, facilitando a experiência do usuário que acessá-lo. Uma novidade do ano é o Guia de Fornecedores, uma plataforma de pesquisa de agências e consultorias associadas à Aberje. Dentre as mais de 1100 publicações ao longo do ano, entre notícias, artigos e blogs, uma reportagem especial assinada pelo jornalista Matthew Shirts, abordou os ataques e contra-narrativas à agenda ESG, e como as empresas podem navegar nesse ambiente .
As principais notícias da Aberje, do mercado, além dos principais artigos foram compartilhados com a rede não só no portal, mas também através de uma newsletter semanal, disparada toda sexta-feira aos associados. Além dessa newsletter semanal, a Aberje também disparou mensalmente a newsletter BRpr, com conteúdo selecionado traduzido para o inglês, e a newsletter da Aliança Aberje de Combate às Fake News.
Já o Centro de Memória e Relacionamento da Aberje presta serviço de disseminação do conhecimento na área de comunicação organizacional e pela gestão de documentos e informações de interesse histórico referentes à associação, atendendo associados à procura de atualização e benchmarking, bem como a comunidade acadêmica em estudos teóricos e práxis empresarial. Foram realizados 138 atendimentos (entre associados, alunos e comunidade acadêmica) ao longo do ano.
Internacional
Na agenda internacional da associação, todo ano a Aberje realiza o International Aberje Awards, reconhecimento que premia estudos acadêmicos de pesquisadores estrangeiros que estejam relacionados à comunicação e relações públicas no Brasil e na América Latina. Em 2022 não foi diferente, premiando estudo intitulado “Equidade de Gênero em Relações Públicas e Comunicação: um estudo abrangente ligando o conhecimento entre América do Norte e América Latina”, de autoria de Karen Robayo-Sanchez e Juan Meng, da Universidade da Geórgia (EUA), e Ana Maria Suarez, da Universidade de Medellín (Colômbia).
A Aberje também mantém relações com a Page Society, sendo membro do board e marcando presença em sua conferência anual, com o diretor-executivo Hamilton dos Santos, que compartilhou com a rede os principais insights neste artigo. Hamilton é também chair do Conselho Regional América Latina da Global Alliance for PR and Communications Management, entidade que congrega as associações de Comunicação e PR do mundo.
Outra ativação internacional da Aberje em 2022 foi a participação – pelo segundo ano consecutivo – no Web Summit, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, realizado em Lisboa, Portugal, e que registrou a participação de mais de 70 mil visitantes em seus cinco pavilhões, além da arena principal. Em parceria com a associada Brivia, a Aberje preparou um report especial com os principais insights que impactam o dia a dia da comunicação corporativa.
Capítulos Aberje
A Aberje tem sua sede em São Paulo capital, mas também possui capítulos espalhados pelo Brasil, que promoveram encontros com as organizações e os comunicadores locais, a fim fortalecer a rede. Ao longo de 2022, foram realizados encontros dos capítulos Rio Grande do Sul (dirigido por Daniela Cidade, da Rede Marista, e Rosângela Florczak, da ESPM-Sul), Minas Gerais (dirigido por Othon de Villefort Maia, da AngloGold Ashanti) e Rio de Janeiro (dirigido por Carolina Paiva, da Tim). A Aberje também mantém Capítulos na Bahia (dirigido por Amine Darzé, da Neoenergia Coelba), Brasília (por Michele Silveira, da Eletronorte), Ceará (por Emanuela França, da CSP), Espírito Santo (por Breno Arêas, da Unimed Vitória), Grande ABCD (por Alessandra Gomes de Souza, da Mercedes-Benz), Paraná (por Fernanda Stocco, da Renault) e Santa Catarina (por Michele Schifino, da Engie).
Ver essa foto no Instagram
Prêmio Aberje
Depois de dois anos com cerimônia digital, transmitida pelo Youtube da Aberje, o Prêmio Aberje retomou, em sua 48ª edição, a celebração em formato presencial, uma grande festa da Comunicação Corporativa que reconhece as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país no ano de 2022. A cerimônia condecorou os 16 vencedores nacionais, escolhidos entre os vencedores regionais nas 16 categorias que compõem o Prêmio. Além disso, também homenageou os dez Comunicadores do Ano e demais Prêmios Especiais. O troféu de Empresa do Ano ficou com a Gerdau. O evento foi realizado na Casa Giardini, em São Paulo (SP).
Advocacy
Parte da missão Aberje em fazer o advocacy da área, é defender a comunicação no centro das decisões dos negócios (ver A contribuição do comunicador para os conselhos de administração). Além disso, a entidade também esteve engajada nos principais debates do país, como por exemplo, o artigo assinado pelos diretores da Aberje, Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, publicado no jornal O Globo em maio, intitulado “Empresas são mais tolerantes que a política”.
Além disso, Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, é membro do Conselho Gestor de Comunicação do Governo do Estado de SP e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME) e participou de dezenas de encontros e representações da institucionais. Nassar participou do podcast “Quem tem medo de Global PR?”, da UFMA; é co-autor do artigo “Relações Públicas Internacionais Brasileiras: o papel da Aberje. Fontes de informação para a produção de um memorial”, publicado em e-book publicado pela mesma UFMA; Nassar também teve participação no livro “50 anos de histórias das Relações Públicas em Minas Gerais e Espírito Santo”, obra homenageia os 50 anos de existência do Conselho Regional de Relações Públicas – Conrerp 3ª região.
O diretor-presidente da Aberje realizou uma palestra para os alunos do MBA Esalq/USP, com o tema “O que é e para que servem a História e Memória Organizacional?”; além de ter participado do terceiro painel da Semana ESG promovida pela Insight Comunicação.
Governança
Por fim, uma novidade na governança corporativa da Aberje. Na última reunião do Conselho Deliberativo, os membros elegeram novos representantes para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da instância Deliberativa. O Diretor de Comunicação da GM, Nelson Silveira, foi eleito como presidente, para cumprimento do mandato vigente até o fim de 2023. Ele assume no lugar de Gislaine Rossetti, após renúncia do cargo com sua saída da direção da área de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Airlines. Já o cargo de vice-presidente ficou com Malu Weber, Diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer.
Destaques
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
- 28% das empresas observa alcance e abrangência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão