22 de junho de 2022

Aberje Trends 2022: Parceria com FGV, metaverso, mesa com CEOs; confira o que aconteceu no primeiro dia

Com mais de 400 pessoas reunidas no Teatro Tomie Ohtake, em São Paulo, o primeiro dia do evento Aberje Trends 2022 ocorreu nesse dia 22
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Com mais de 400 pessoas reunidas no Teatro Tomie Ohtake, em São Paulo, o primeiro dia do evento Aberje Trends 2022 foi bastante movimentado, já iniciado pelo anúncio da parceria entre a Escola Aberje de Comunicação e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, seguida por palestras sobre tendências de comunicação, metaverso, mesa com CEOs e painéis de cases de comunicação.

Logo no início da abertura do evento, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, buscou esclarecer a importância deste tipo de evento, sobre tendências, para o público presente. “É um evento que quer olhar para o futuro, porém entendam que não temos gurus ou futurologistas na programação, mas sim um incrível grupo de comunicadores que estão nesta sala, que atuam na linha de frente na comunicação das melhores empresas brasileiras e globais para nos dizer o que está por vir.”

No anúncio da parceria com a FGV, Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, destacou a  importância da união entre as duas instituições para o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. “A parceria com a FGV representa um importante marco na jornada da Comunicação Corporativa. O curso traz expertise para olhar para a transformação na perspectiva das organizações”, avalia.

“É uma parceria propícia para nós, trabalhar com a Aberje na realização deste curso. Hoje, a comunicação vive uma transformação profunda, sendo os principais destaques para mudanças tecnológicas em curso e  as mudanças culturais, motivadas pela diversidade de públicos, que interagem cada vez mais com as marcas, empresas e organizações”,salientou Marcela Canavarro, coordenadora da pós-graduação da FGV.

Tendências em comunicação e mesa redonda com CEOs

A palestra especial de abertura “Megatendências (não óbvias) da Comunicação”, foi apresentada pelo  jornalista e escritor Pedro Doria, que também mediou a mesa redonda de CEOs: Tendências da Gestão de Negócios e o Impacto na Comunicação Corporativa, e contou com a participação de Daniela Ota, Country General Manager da Dior, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, e Ana Karina Bortoni, CEO do Banco BMG.

Assumir um posicionamento diante da sociedade, ter compromisso com o consumidor e reconhecer os erros são alguns pontos destacados pelos CEOs convidados para o debate.

Dando continuidade ao tema central “As grandes tendências de comunicação corporativa na era do metaverso”, Thammy Marcato, especialista em transformação digital e decoder da KPMG abordou sobre o  metaverso e o futuro da comunicação.

De acordo com a especialista, ainda não aconteceu o metaverso, mas é importante entender sobre ele. “É preciso entender o que está acontecendo, pois, embora o digital não seja novo, estamos passando por uma nova experiência”, explica.

Ainda na parte da manhã, palestrou Gustavo Ramos, Diretor de Employer Branding e Experience no iFood, sobre “Atração e Formação de Comunicadores: talentos vão exigir flexibilização?”. Segundo o executivo, hoje as empresas devem, cada vez mais, estar atentas às demandas vindas dos próprios colaboradores, “Às vezes temos que olhar para dentro e desconstruir os propósitos já existentes para que as novas soluções sejam trazidas”.

A última conferência matinal ficou a cargo de Aline Almeida Magalhães, Head de Comunicação Institucional da Energisa, e Bruna de Frias Rodriguez, Gerente da área de Experiência de Marca e Performance do Grupo Energisa que falaram sobre mensuração na comunicação. “O que não é medido não é gerenciado”. Elas destacaram sobre a importância das empresas se basearem na cultura de processos orientados em dados, ou data driven.

Comunicação interna, diversidade, relações institucionais megacrises

A segunda etapa do evento teve início com o painel A comunicação interna e o conflito geracional: novos comunicadores para novas plataformas, e contou com a participação de Larissa Santos Battistini, gerente de Comunicação Institucional da Bayer Brasil; Helena Alonso, líder de Comunicação Corporativa para a Dow no Brasil e Viviane Duarte, CEO Plano Feminino. A mediação foi feita por Elizeo Karkoski, sócio-diretor na P3K Comunicação.

Nela os participantes apresentaram quais estratégias  as organizações que representam têm adotado, em um período pós-pandêmico, junto a uma nova geração diversificada de jovens que se utilizam de diferentes recursos e plataformas de comunicação.

O último painel do primeiro dia de Aberje Trends, intitulado Relações Institucionais na Era das Megacrises trouxe um panorama de como as crises influenciam no trabalho de Comunicação de qualquer empresa. Os palestrantes debateram como a comunicação das organizações no Brasil tem que se preparar para o auge da tensão num ano de eleições e como as marcas precisam se precaver para se posicionar (ou não) perante públicos cada vez mais politizados e polarizados.

Participaram do debate: Bianca Minguci, gerente de Contas da Nexis Solutions e especialista em soluções de monitoramento de mídia na LexisNexis, que mostrou como métricas auxiliam na tomada de decisão em crises; Raquel Ogando, diretora Global de Comunicação e Reputação da BRF, que apresentou o case “Nossa parte pelo todo”, sobre a comunicação da companhia durante a pandemia, case vencedor do Prêmio Aberje de 2021; e Ricardo Castellani, gerente de comunicação da Novo Nordisk, que também falou sobre gestão de crise na pandemia, com case focado na comunicação para o cuidado de diabetes e obesidade. A mediação ficou a cargo de Adriana Fernandes, Repórter especial e colunista de economia do jornal O Estado de S.Paulo.

Confira a programação do segundo dia do Aberje Trends aqui

A edição deste ano conta com o patrocínio de Bayer; Grupo Energisa; Engie; Gerdau; Itaú; LATAM Airlines; LexisNexis e P3K Comunicação; apoio da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE); Apsen Farmacêutica; Sabesp e TRY, com media partner do Estadão

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