Grupo LiderCom Next discute as boas práticas e mensuração no LinkedIn
Associadas da Aberje, TIM e Volkswagen, contam como trabalham com a rede social
A primeira reunião do ano do LiderCom Next – grupo que reúne os futuros líderes da comunicação empresarial, que hoje estão em nível gerencial nas empresas associadas à Aberje – foi realizada no dia 17 de março e reuniu associados para falar sobre as boas práticas e mensuração da maior rede profissional, o LinkedIn. Foram convidados a head de Relações com a Imprensa da TIM, Alessandra Ber, e a diretora da agência Mass Media, Bianca Neves, e o gerente sênior de Imprensa Corporativa, Comunicação Digital e Comunicação Interna da Volkswagen, Fernando Campoi.
Na TIM, o LinkedIn – que atualmente conta com quase 500 mil seguidores – é trabalhado a partir de três premissas: a frequência, a humanização e a produção de conteúdo. Na ocasião, Alessandra Ber salientou que o ponto de partida da conversa é o dia a dia. “Percebemos que não adianta impor uma conversa com nosso seguidor; estamos numa estratégia bem bacana, muito integrada com a estratégia de PR com o LinkedIn, um veículo muito relevante para fortalecer a reputação das empresas de forma institucional”, frisou.
De acordo com Bianca Neves, a TIM produz conteúdos exclusivos para o LinkedIn, organizados a partir de um cronograma pré-definido. “A gente foca na produção de conteúdo orgânico, por priorizarmos o engajamento e não fazemos conteúdo patrocinado. Costumamos interagir com os comentários e com as reações das pessoas na nossa página e fora da nossa página. Sempre trabalhamos com temas que envolvem pessoas e procuramos fazer dos nossos funcionários influenciadores dentro do nosso conteúdo”, complementou.
“A gente sabe que existem mudanças de algoritmo no meio do caminho. O algoritmo do LinkedIn é o mais complexo das redes sociais, é o mais difícil de entender; cada vez que o algoritmo muda ele derruba não só engajamento quanto a estratégia usada para conseguir seguidores, mas a gente sabe que a plataforma ainda está bastante atrelada à estratégia que você usa de Recursos Humanos”, explicou.
Explorar os diversos formatos também faz muita diferença, segundo Bianca. “Primeiro que você enriquece a página, trazendo outras possibilidades de conteúdo e é possível testar o engajamento quando você tem formatos diferentes, como documentos, artes e vídeos”, disse. “Hoje a comunicação precisa ser muito humanizada, pessoas se conectam com pessoas. Então é fundamental que se tenha esse protagonismo das pessoas”, complementou.
Segundo Fernando Campoi, da Volkswagen, as práticas exercidas pela TIM são parecidas com as que sua equipe trabalha no LinkedIn da Volkswagen. “A área de Marketing cuida do LinkedIn da companhia e nós da Imprensa cuidamos do LinkedIn do nosso CEO, desde 2019”, afirma. “Nossa matriz começou a adotar o LinkedIn como uma ferramenta de comunicação. O LinkedIn humaniza e aproxima os executivos de seus públicos internos e externos, além de ser uma oportunidade de reforçar os valores corporativos e trazer a visão de quem está liderando as equipes”, comentou.
Campoi contou que o LinkedIn do CEO foi reformulado e todo o conteúdo e planejamento do que é feito gera um relatório mensal. “Esse relatório traz uma comparação com o número de seguidores, visualizações, compartilhamentos, interações e comentários e a gente mede o quanto cresceu ou não em relação ao mês anterior, isso é um termômetro para sabermos o quanto efetivo é ter mais ou menos posts”, explicou. “Uma dica bacana é tentar alargar um pouco as fronteiras do posts para além do setor automotivo, falamos com a indústria como um todo”, completou.
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