Livro “50 anos de histórias das Relações Públicas em Minas Gerais e Espírito Santo” é lançado
Obra organizada pela relações-públicas e presidente do Conrerp 3 Anita Cardoso tem 28 coautores de todo o Brasil
O livro “50 anos de histórias das Relações Públicas em Minas Gerais e Espírito Santo”, organizado pela relações-públicas Anita Cardoso, foi lançado recentemente pela Editora Gulliver. A obra homenageia os 50 anos de existência do Conselho Regional de Relações Públicas – Conrerp 3ª região (Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo). São 28 coautores de todas as regiões do Brasil – entre eles o diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, Paulo Nassar – que trazem suas diversidades culturais, experiências e vivências por meio de saberes, reflexões e cases da pandemia.
O encontro de Relações Públicas com a história e a memória empresarial é o título do capítulo que ressalta os resultados da pesquisa “A História e a Memória Empresarial nas Organizações no Brasil”, feita com 117 empresas em meados de 2020. Nesse artigo, Nassar fala sobre “a importância da preservação da identidade corporativa e da coerência institucional; importância no apoio aos negócios e elemento de coesão entre responsabilidade social e história; importância na consolidação do sentimento de pertencimento e orgulho dos colaboradores em relação à empresa; importância desses programas como agentes de transformação da experiência acumulada ao longo da história da organização em conhecimento histórico disponível à sociedade; importância no fortalecimento da reputação da Organização; e importância na consolidação da imagem institucional e para a maior visibilidade e valorização da marca.
Ao assumir a gestão 2019/2022 como presidente do Conrerp 3ª região, Anita Cardoso conhecia os desafios tradicionais que norteavam a autarquia, a profissão e os profissionais. Sabia também que tinha um grande caminho a percorrer para alcançar um bom resultado. “Caminhos complexos, porque por ser RP uma profissão com caráter muito subjetivo poucos valorizam a importância do registro profissional e da legalização. Não obstante a tantos desafios veio a pandemia e o cinquentenário. Ambos necessários a serem enfrentados e discutidos com seus paralelos e paradoxos”, analisa.
Coautores:
- Antônio Carlos Lago
- Cássia Cinque
- Cicilia M.Krohling Peruzzo
- Cláudia Peixoto de Moura
- Cleusa Maria Andrade Scroferneker, Francielle Benett Falavigna e Fernanda Luz Moraes
- Eugenia Mariano da Rocha Barichello
- Fábia Pereira Lima
- Laura Nayara Pimenta
- Luiz Alberto de Farias
- Marcelo de Barros Tavares
- Márcio Simeone Henriques
- Ana Luísa de Castro Almeida e Jussara Belo
- Andreza Reis
- Anita Cardoso
- Annemarie Ritcher
- Bruno Carramenha
- Carolina Terra
- Daniel Reis
- Daniela Oliveira Campos
- Eneida Stehling
- Isabel Gonçalves
- Júlia Gadelha, Luna Normand de Assis Rocha e Maria Valdirene Martins
- Júlia Simões Neubarth e Diego Wander da Silva
- Paulo Henrique Leal Soares
- Paulo Nassar
- Raissa Sales
- Sandra Nunes Leite
- Viviane Mansi
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?