25 de agosto de 2022

Editora Aberje lança livro “Reputação e Valor Compartilhado” no dia 1º de setembro

A obra traz entrevistas com CEOs de grandes empresas como Magazine Luiza, Ambev, Itaú, Pfizer e Google

A Editora Aberje lança, no dia 1º de setembro, o livro Reputação e Valor compartilhado – Conversas com CEOs das empresas Líderes em ESG, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo (SP). Neste livro, as especialistas de comunicação corporativa Tatiana Maia Lins e Elisa Prado realizam uma entrevista com CEOs das empresas de melhor reputação no Brasil em cada área, uma contribuição para as lideranças corporativas no Brasil e na América Latina.

Para compor o quadro de entrevistados, foram escolhidos os CEOs das empresas líderes de reputação nos Rankings Merco – As Empresas Mais Responsáveis ESG no Brasil, divulgados em 2021 e 2022. Foram entrevistados, no total, 12 CEOs, além de Luiza Helena Trajano, por ser a executiva de melhor reputação no país de acordo com o Ranking Merco.  São eles: Marcelo Oromendia (3M); Roberto Funari (Alpargatas), Jean Jereissati (Ambev); Malu Nachreiner (Bayer); Gustavo Werneck (Gerdau); Fábio Coelho (Google); Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco); João Paulo Ferreira (Natura); Marta Díez (Pfizer); Walter Schalka (Suzano); Rafael Chang (Toyota); e Christian Gebara (Vivo).

“Queríamos entender o nível de consciência dos CEOs de diversos setores da economia sobre as vantagens competitivas trazidas pela reputação para atrair talentos, consumidores e investidores”, destacam as autoras.

Além disso, as especialistas em comunicação corporativa também buscaram entender como estes CEOs enxergavam e se posicionavam dentro da agenda ESG, que não é nova, mas vem promovendo uma mudança de mindset de investimento e consumo, exigindo posturas mais éticas e com visão sistêmica para a geração de valor compartilhado com todos os stakeholders.

“Dialogar, escutar e engajar são verbos cruciais para uma efetiva comunicação entre os públicos e as empresas. Os CEOs ouvidos neste livro estão conscientes desta missão e se colocam cada vez mais disponíveis para construir pontes e engajar os stakeholders para compartilhar valor com a sociedade, pois sabem que entregar produtos e serviços de qualidade é o básico, o mínimo que as empresas precisam fazer. Consumidores buscam mais que isso (e cada vez mais). Querem se relacionar com instituições éticas e que se posicionem como protagonistas na resolução de problemas sociais e ambientais. Sabem que o sucesso depende do valor compartilhado com a sociedade e o planeta”, ressalta a autora Elisa Prado.

Já Tatiana Maia Lins, que também atua como consultora em Reputação Corporativa, acentua que, antes da pandemia, a reputação de uma instituição era formada pela qualidade de seus produtos e serviços, por sua atuação ética, pelo ambiente interno de trabalho, pelo cuidado com o meio ambiente e por suas ações sociais, muitas vezes pontuais. “Nos últimos meses, o componente da geração de valor compartilhado com todos os stakeholders ganhou ainda mais força nesta equação e já é uma realidade na agenda de CEOs, gerando profundas transformações culturais nas empresas”, explica. “Reputação e Valor Compartilhado hoje fazem parte da agenda dos CEOs das maiores empresas do Brasil e do mundo. O Capitalismo de Stakeholders veio para ficar e quanto mais rápido for adotado, maior serão as chances de sucesso da instituição.” 

“Este livro nos brinda com o compartilhamento de suas visões geracionais e de vivências bem diferentes, o que faz desta obra um fator de renovação para as nossas lideranças brasileiras”, assina Ingo Plöger, presidente do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), no prefácio do livro. “Como líderes muito ainda teremos que fazer para poder desenvolver em nós mesmos e nas nossas equipes a responsabilidade da reputação nestes tempos de total visibilidade. As lideranças aqui entrevistadas mostraram seu compromisso com essa evolução e a trajetória que teremos pela frente. Penso que os próprios entrevistados, lideranças de grande visibilidade, após as entrevistas e lendo o que seus colegas testemunharam, também aprenderão um pouco mais. Certamente é esse o propósito da Tatiana e da Elisa, o de transformarem permanentemente as lideranças pelo seu bem maior”, escreve Plöger.

Lançamento Livro “Reputação e Valor Compartilhado”

Onde: Livraria Cultura – Conjunto Nacional (São Paulo/SP)
Quando: 1 de setembro
Horário: a partir das 19hs
Preço livro: R$ 55,00
Onde comprar: Livraria Cultura no dia do lançamento, e depois no site da Aberje ou na Amazon (versão ebook).

Sobre a Aberje Editorial

A Aberje publica livros sobre comunicação empresarial desde 1987, e a partir de 2003, com a publicação do livro “Comunicação Interna: a força das empresas. vol. 1” foi instituído o selo Aberje Editorial. Então, passou a publicar  livros teóricos e práticos do setor, essenciais para o mercado da comunicação em organizações. Além da venda direta em seu site, suas obras são enviadas a todos os associados e doadas para as bibliotecas dos cursos de Comunicação e Administração das principais universidades do país. Até hoje, a Aberje Editorial já publicou 52 obras, muitas disponíveis também em formato e-book. Confira os títulos em nossa livraria.

Sobre as autoras

Elisa Prado atua há mais de 30 anos como profissional de comunicação e é executiva de  Comunicação Corporativa da Vivo.  Também já foi diretora de Comunicação no Deutsche Bank e na Tetra Pak, além de ter atuado em agências de publicidade e relações públicas. Em 2014, lançou o livro Imagem e Reputação na Era da Transparência e, em 2017, Reputação: Riscos, Crise e Imagem Corporativa. É membro do Conselho Deliberativo da ABERJE e professora da ESPM-SP no Master de Comunicação Empresarial Transmídia, na cadeira de Prevenção e Gerenciamento de Crises

Tatiana Maia Lins é consultora de Reputação Corporativa, professora, palestrante e mentora de lideranças C-Level e Board Members. Fundou a Makemake Reputação, em 2011, e a Revista da Reputação, em 2016. É professora de Relações com o Mercado e Investidores na ESPM-SP e Gestão da Reputação na ABERJE. Ao longo de sua carreira atuou com clientes diversos – de BBB, para administrar um “cancelamento”, a empresas de mineração e energia. Como palestrante, participou de eventos no Brasil, na Itália e nos Estados Unidos.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *