07 de outubro de 2022

Nelson Jobim ministra aula magna para alunos do MBA Aberje/FGV

A primeira turma do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial inicia as aulas no dia 11

Nelson Jobim

A Escola Aberje de Comunicação e a Fundação Getulio Vargas (FGV) firmaram parceria para oferecer o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. Para inaugurar o curso, foi realizada, no dia 5 de outubro, a aula magna Comunicação e Gestão para o bom funcionamento das instituições, com o jurista Nelson Jobim, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro da Justiça e da Defesa. A aula foi feita em formato híbrido na FGV Paulista e com transmissão online aberta ao público.

parceria entre as duas instituições foi firmada neste ano – a assinatura foi feita pelos diretores da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, e a coordenadora da pós-graduação da FGV, Marcela Canavarro, durante a abertura da sexta edição do evento Aberje Trends, que aconteceu em São Paulo em junho.

Ao abrir a aula, Marco Aurélio Ruediger, diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV ECMI), trouxe reflexões a respeito do papel da comunicação hoje. “A comunicação assumiu um papel de ser um elemento central que altera a dinâmica da mudança social, não só no Brasil, mas no mundo como um todo. Eu diria que hoje temos duas áreas que são bastante centrais e que vão modificar o ambiente em que vivemos: a ciência de dados e a comunicação”, analisou.

Para Ruediger, a parceria com a Escola Aberje de Comunicação é muito especial. “A Aberje tem uma importância central e cada vez mais temos que abrir o diálogo com o setor privado e com a área de comunicação das organizações. O curso é uma contribuição gigantesca da Aberje que vem agregando de forma pioneira a área de comunicação das empresas e fazendo uma ponte entre a reflexão acadêmica com a realidade prática do mercado. Poder colaborar com essa parceria é algo muito especial”, salientou.

Na ocasião, o diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP, Paulo Nassar, disse que não poderia deixar de resgatar uma data importante da parceria entre Aberje e FGV. “Essa parceria começa em 1969 – quando a Aberje produziu a primeira pesquisa da comunicação de empresas e instituições. A Aberje foi criada para transformar o modelo de comunicação e de relações humanas, que ainda hoje a gente luta para que seja implantado de forma plena”, disse. “É com muita honra que começamos mais essa parceria. Agradecemos ao Ruediger e sua equipe”.

Ao iniciar a aula magna, Nelson Jobim explicou como conceituar a palavra instituição. “Quando falamos em instituição, seguimos a regra de que o significado da palavra vem das coisas e aí para definirmos o significado de uma palavra, temos a mania de procurar algo. Porém há substantivos concretos e abstratos, como a palavra instituição, que nada mais é do que um conjunto de regras jurídicas, legais que compõem determinadas instituições do estado para determinadas funções. Essas regras disciplinam as relações jurídicas que nascem dessa instituição”.

“Várias vezes nós confundimos sobre determinada referência de palavra e dizemos: ‘só é instituição se for criada da seguinte forma…’ Não. O problema de uma instituição são duas coisas distintas: verificar a legislação – conhecer as regras jurídicas que definem o âmbito de uma instituição – saber como essas regras se dão na realidade, se são eficazes ou não”, explicou.

Na oportunidade, Jobim se estendeu também sobre o sistema eleitoral brasileiro explicando como se compõem as vagas de candidatos aos partidos e como se contabilizam os votos em uma eleição. “O nosso sistema é uninominal, ou seja, não se vota no partido e sim no candidato, Logo, os partidos dependem dos candidatos e não os candidatos dos partidos”, frisou.

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *