×

Retrospectiva Aberje 2018

Redação Portal Aberje

O ano de 2018 foi intenso para a Aberje. Com o tema “Comunicação como Cultura” (desde 2015, a associação define um tema guarda-chuva que abriga as narrativas da entidade para o ano), a Aberje convocou uma ampla discussão sobre as estratégias das organizações e sobre a sociedade em que queremos viver.

A ideia é que a comunicação tem um papel indispensável para gerar entendimento e empatia. Por isso, promover uma cultura de comunicação seria uma forma de gerar mudanças efetivas. “As consequências desse pensamento podem ser interessantes em um mundo polarizado como o que temos hoje. Essa ideia tem um lado pragmático, fortalece o diálogo, as conversas e, por extensão, a própria democracia”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP (Revista CE ed. 102, abril de 2018). Nas organizações, a comunicação deixa de ser entendida como uma ferramenta e passa a ser uma prática imprescindível para a gestão e o sucesso dos negócios. “O que nós pregamos é que a comunicação se transforme em uma competência dentro da organização”, afirma Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje.

Como a Aberje impulsionou a Comunicação ao longo de 2018 é o que veremos a seguir:

Conversas com lideranças

A Aberje promoveu ao todo oito encontros do Lidercom – fórum exclusivo de líderes da Comunicação Corporativa voltado ao diálogo e relacionamento entre os membros. Uma das pautas permanentes de debate é o relacionamento entre o chamado CCO (Communication Chief Officer) e o CEO das empresas. Nesta esfera, três encontros do Lidercom CEOs foram realizados no ano: bate-papos com Sérgio Leite, presidente da Usiminas; Patrick Mendes, CEO da AccorHotels; e Antônio Batista da Silva Jr, presidente executivo e chairman do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral. Além disso, a associação inaugurou o LiderCom Next Generation, grupo formado pelos próximos líderes da comunicação, com dois encontros realizados no ano.

Advocacy

Como parte da missão Aberje em fazer o advocacy da área, a entidade esteve engajada nos principais debates do país, com destaque para os artigos de Paulo Nassar “A Liberdade de Imprensa e o Perigo” (Folha de SP, setembro) e “O Lobby Cidadão e a Regulação Cartorial” (Correio Braziliense, abril). Em agosto, a Aberje aderiu à declaração emitida pela PRSA (Public Relations Society of America) em defesa da liberdade de imprensa.

A associação também participou presencialmente de diversos encontros, alguns destaques:

Maio: Módulo “Comunicação no Conselho de Administração”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) ( Belo Horizonte e São Paulo).

Agosto: “Em Pratos Limpos”, idealizado pela Rede Tribuna (Vitória/ES).

Setembro: evento dos magistrados do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Colepror) (São Paulo).

Pacto Global

Em maio, a Aberje tornou-se signatária do Pacto Global da ONU e assumiu a secretaria executiva da Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC), sob a representação de Natália Tamura, realizando várias reuniões desde então. No portal Aberje, foi criado o blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento, que conta mais sobre a atuação da CEC e da Rede Brasil do Pacto Global para a promoção da sustentabilidade nas empresas.

Agenda internacional

Como parte do esforço duplo em estar atenta às discussões globais sobre a Comunicação e mostrar a comunicação corporativa brasileira ao mundo, a Aberje participou de uma série de fóruns internacionais:

Em março, estivemos na 21ª International Public Relations Research Conference (IPRRC), em Orlando (EUA), promovida pelo Institute for Public Relations. Na ocasião, a associação entregou o 10º International Aberje Awards. Também participamos dos dois eventos promovidos pela Arthur W. Page Society, principal associação de líderes sêniores em comunicação nos EUA: o Spring Seminar (Nova York), em abril, e a Conferência Anual (Washington), em setembro.

No mês de abril, a Aberje esteve no Fórum Mundial de Relações Públicas, em Oslo (Noruega), promovido pela Global Alliance for PR and Communication Management, e também no Congresso Dircom, na Cidade do México. Em maio, participamos do Prêmios Fundacom – projeto que promove a comunicação em português e espanhol, do qual a Aberje é a representante no Brasil –, em Lisboa (Portugal), e que contou com quatro empresas brasileiras finalistas na premiação.

A Aberje é membro patrono da Fundacom, faz parte do board da Global Alliance for PR and Communications Management, e tem membros do corpo diretivo na Arthur W. Page Society. A ação internacional só foi possível graças às parcerias da LATAM Airlines e AccorHotels.

Formação e Carreira

O ano de 2018 marcou uma nova fase para a área educacional da associação: trata-se da inauguração da Escola Aberje de Comunicação. A instituição reorganiza a área e consolida a Aberje como referência em ensino da comunicação. Ao longo do ano, realizou 30 cursos livres, 15 cursos in-company, a 18ª turma de MBA Aberje/ESEG em Gestão da Comunicação Empresarial, a 3ª edição do Programa Avançado em Comunicação Digital, a 2ª edição do Programa Avançado em Comunicação Interna. Além disso, a Escola Aberje consolidou uma política para concessão de bolsas de estudo, como parte de sua diretriz de responsabilidade social.

Trends, Labs, Academias e Arenas

Em São Paulo, no auditório do Instituto Tomie Ohtake, no mês de março, aconteceu a 3ª edição do Aberje Trends – Tendências da Comunicação, o maior evento organizado pela associação, em que são discutidas as novas tendências da área contadas por profissionais e especialistas. Foram abordados temas como jornalismo e fake news, relações governamentais, compliance, comunicação interna e relacionamento com a comunidade. O evento teve presença de mais de 300 pessoas e contou com o patrocínio master da LATAM Airlines; patrocínios da BASF, Bayer, CCR, Itaú, McDonald’s, Sabesp e Toyota; e apoio da CPFL Energia, Nexa e Rooftop 5 & Centro de Convenções.

Outros eventos de especial destaque em 2018:

O Lab de Comunicação para Mobilidade, apresentado pela GM e com apoio do Grupo CCR, entrou em sua terceira temporada. O projeto contou com dois eventos, o “Festival de Cases” em maio, em que foram apresentadas iniciativas e projetos inovadores de empresas para a mobilidade urbana; já o segundo encontro aconteceu em novembro, no Salão do Automóvel. Na ocasião, o jornalista Leão Serva, curador do Lab, apresentou os resultados da pesquisa “Imagens da Mobilidade”, realizada pelo DatAberje – braço de pesquisa da associação, que ouviu a opinião de dois públicos específicos sobre o tema: os chamados “transporteiros”, profissionais da esfera pública e privada que lidam com transporte e mobilidade urbana, e formadores de opinião no assunto.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Na estande da GM no Salão do Automóvel, muita troca de informações no nosso Lab de Comunicação para Mobilidade. Formadores de opinião, transporteiros, poder público e privado discutindo como melhorar o futuro da mobilidade. Com curadoria de Leão Serva, apresentamos os resultados da pesquisa “Imagens da Mobilidade”, e tivemos palestras com José Police Neto, vereador municipal e autor do Estatuto do Pedestre; Pedro de Paula, coordenador Executivo da Iniciativa Bloomberg; Daniela Swiatek, cofundadora da MobiLab; e Nelson Silveira, diretor de Comunicação da GM do Brasil. A cada 30 segundos uma pessoa morre em acidente de trânsito no mundo. Em São Paulo, mais de um Uruguai inteiro se desloca diariamente da periferia para o centro da cidade. Os desafios são enormes e a comunicação e as relações entre os públicos são essenciais para as soluções em mobilidade urbana. Vamos nessa? O projeto é realizado pela Aberje, apresentado pela GM e com apoio da CCR #comunicacao #mobilidadeurbana #salaodoautomovel2018 #politicaspublicas #inovacao

Una publicación compartida de aberje (@aberje) el

A Academia de Marcas Aberje tem como proposta apresentar os bastidores das melhores práticas de comunicação corporativa e, em 2018, teve apresentação da Vale. A mineradora rodou com a Aberje por São Paulo, Rio de Janeiro e Belém para falar sobre os desafios de comunicação e de relacionamento com comunidade na implantação do maior complexo de mineração do mundo, o S11D, no município de Canaã dos Carajás (Pará).

As Arenas de Comunicação foram uma série de cinco encontros realizados no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo (duas edições). Cada evento debateu um tema que desafia a comunicação contemporânea: propósito corporativo, relações institucionais, era digital, diversidade nas organizações e  cultura organizacional. A série Arenas de Comunicação fez parte do projeto Aberje 50 Anos, que contou com um vídeo institucional, três edições da revista CE Comunicação Empresarial e um livro comemorativo. O projeto teve patrocínio master da Petrobras, patrocínios da Bayer, Itaú e McDonald’s, parceria estratégica da Votorantim Cimentos, e apoio da GM, Latam e Rhodia.

Prêmios

Considerado a mais importante premiação da comunicação corporativa do país, o Prêmio Aberje chegou em sua 44ª edição em 2018, reconhecendo as principais organizações e profissionais que contribuem para o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país. Ao todo, foram inscritos mais de 280 cases, de 150 empresas de todo o país, com envolvimento de mais de 100 jurados. A grande cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, no Espaço Bisutti, em novembro.

Voltado ao público universitário, realizamos a 9ª e a 10ª edição do PUA – Prêmio Universitário Aberje. As duas edições tiveram um modelo inovador: inspirado em hackatons, maratonas colaborativas para desenvolvimento de soluções tecnológicas, o PUA desafiou os estudantes para desenvolver seus cases em apenas um dia intenso de trabalho, utilizando metodologias de design thinking.  No primeiro semestre, o desafio foi proposto pela Sabesp, que perguntou aos estudantes como comunicar toda a inovação envolvida no processo de tratamento e distribuição de água pela companhia. Os estudantes da Universidade Anhembi Morumbi foram os grandes vencedores da competição, faturando 10 mil reais. Já no segundo semestre, o 10º PUA foi patrocinado pela Bayer, cujo desafio era como criar uma estratégia de comunicação para melhorar a imagem do agronegócio brasileiro. Os alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) levaram o prêmio para casa, além de uma viagem à Alemanha para visitar a sede da Bayer.

Conteúdos e Atendimentos

A Aberje Editorial lançou quatro obras em 2018. “Prêmio Aberje 2017: Reconhecimento que gera valor” é o sexto livro da coletânea que reúne os cases vencedores do Prêmio desde 2012. “Nomofobia 2.0 – e outros excessos na era dos relacionamentos digitais”, de André Senador, discute os distúrbios causados pela indisponibilidade de acesso aos smartphones e examina a dualidade entre os benefícios e riscos das tecnologias na era da comunicação digital. “Megaphones Out, Smartphones In”, de Paulo Henrique Soares e Rozália Del Gáudio, foi uma novidade em 2018: é a primeira obra em inglês da editora e com versão em e-book disponível pela Amazon. A obra conta com depoimentos de 85 profissionais de várias partes do mundo e propõe um novo olhar para os processos de comunicação e relacionamento das organizações com seus funcionários. Por fim, lançado em dezembro, o livro “50 Anos Aberje: Ensaios e Memórias” fecha as comemorações da Aberje iniciadas em 2017. A obra traz a trajetória da associação e sua relação com a evolução da Comunicação Corporativa no país, além de ensaios assinados por renomados profissionais, que refletem sobre os assuntos prementes da comunicação contemporânea.

A Revista CE Comunicação Empresarial chegou na edição número 102, que fecha a trilogia comemorativa do cinquentenário da associação iniciada na edição 100, como parte do Projeto Aberje 50 Anos. E em dezembro, foi lançado o já tradicional Valor Setorial Comunicação Corporativa, uma parceria de 11 anos da Aberje com o Valor Econômico. O tema de capa discute sobre “imagem alinhada às causas sociais” e traz dados da mais recente pesquisa realizada pela Aberje sobre liderança na Comunicação Corporativa brasileira.

Falando em pesquisas, foram quatro estudos realizados pelo DatAberje ao longo do ano: “Panorama de Compliance nas Organizaçõs”, “Fake News: desafios das organizações”, “Imagens da Mobilidade” e “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”, citado acima. Esta última pesquisa, lançada no final do ano, é um retrato inédito da liderança em comunicação, a partir da resposta de 578 comunicadores em todo o país.

Já o Centro de Memória e Relacionamento da Aberje permaneceu ativo durante todo o ano. Foram realizados mais de 100 atendimentos (entre associados, alunos e comunidade acadêmica) e doados 156 livros e 127 revistas para bibliotecas de ensino superior.

Crescimento

O ano de 2018 foi marcado pelo fortalecimento da atuação da Aberje em diversos estados do Brasil. Foram 21 Encontros Regionais nos 11 Capítulos Aberje ativos: Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Grande ABCD, Minas Gerais, Noroeste Paulista, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Destes, os Capítulos inaugurados em 2018 foram: Bahia, com a direção de Marcelo Gentil, gerente de Comunicação da Odebrecht; Brasília, com Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração/IBRAM; Ceará, com Rachel Pessoa, gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém; Santa Catarina, com Ricardo Castellani, gerente de Comunicação, Cultura e Engajamento para Américas da Embraco; e Paraná, com Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa da Volvo.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Renata Nascimento, Head de Comunicação Corporativa da Scania realizou o primeiro encontro do Capítulo Grande ABCD da Aberje sob sua gestão neste dia 30 de novembro de 2018. 🙌Participaram, dando dicas para a programação 2019, os associados Juliana Omena Silva Gomes (Magneti Marelli), Juliana Lopes (BRK Ambiental), Elaine Senatore (Metodista), Alessandra Gomes de Souza (Mercedes-Benz), Maíra Zanutto de Melo, Anderson Suzuki (Toyota), Lisandre de Assis Dauber (Unipar Indupa), Renato Aciarto (Volkswagen) e os integrantes da equipe Scania Gleibi Arruda, Hérica Souza e Carlos Biagini. 👏👏👏👏👏👏👏👏 E que venham mais encontros em 2019!!! . . . #capituloaberje #aberjeabcd #scania #comunicacao #encontroregional #encontroaberje #comunicacaoempresarial

Una publicación compartida de aberje (@aberje) el

Associados

Nada disso seria possível sem a contribuição e parceria dos nossos associados. São ao todo 665 associados entre pessoas físicas e jurídicas. São eles os responsáveis por manter a roda girando e por manter viva a rede aberjeana.

Em 2018 foram retomados os Comitês Aberje, com um novo formato. Os Comitês Aberje de Estudo Temático são grupos exclusivos de profissionais associados, que se reúnem regularmente para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto, que posteriormente serão distribuídos à base associativa da Aberje. Foram sete encontros do Comitê Aberje de Governança, Ética e Compliance realizados, e mais outros sete do Comitê Aberje de Comunicação com Empregados.

Além disso, sediamos e apoiamos seis eventos de associados ao longo do ano; disparamos mais de 40 Aberje Thinks, newsletter que traz uma curadoria de pesquisas, estudos e materiais diversos dos associados; publicamos 900 matérias de associados no Portal Aberje; e realizamos 110 reuniões com parceiros.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Abrimos a casa para convidados e associados da Aberje! A MSL Andreoli, agência de Relações Públicas do Grupo Publicis e nossa associada, lança no mercado brasileiro a pesquisa “Movidos à Inteligência Artificial – O Marketing e a Comunicação na Era do Algoritmo”, que avaliou o impacto desta tecnologia (IA) na condução das estratégias de comunicação. De forma geral, profissionais que lideram as funções de comunicação dentro das empresas – sejam elas em PR, publicidade ou marketing – estão adotando a Inteligência Artificial com um nível surpreendente de confiança e otimismo no Brasil. Os resultados estão sendo apresentados por Carolina Fullen, diretora de inovação e novos negócios da MSL Brasil. Bate-papo com Denise Carvalho Coelho, diretora de Marketing e Canais Digitais da Ticket; Rafael Sbarai, líder do News Sports Lab do Grupo Globo e professor da FAAP e Faculdade Cásper Líbero; e Thiago Castilho Marcoantonio, Gerente de Marketing do PayPal. #IA #inteligenciaartificial #comunicacao #mslgroup #marketing #pr #relaçõespúblicas

Una publicación compartida de aberje (@aberje) el

O que vem em 2019

Ufa! A equipe Aberje trabalhou muito em 2018 em prol da Comunicação e dos associados.

Em 2019 não será diferente. O tema do ano será “Comunicação e Liderança”. A sociedade demanda cada vez mais que as organizações se posicionem sobre os temas globais, e as lideranças sentem-se pressionadas a se reinventar. Com esse mote, vamos promover conversas por todo o país sobre a comunicação a serviço da sustentabilidade e rentabilidade dos negócios. Nos próximos meses, iremos apresentar os resultados da pesquisa “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”, bem como promover o lançamento do livro “50 Anos Aberje: Ensaios e Memórias” nos Capítulos Aberje.

A Escola Aberje vem com novidade! Em parceria com a ABCPública, a Aberje coloca no ar o Programa Avançado em Comunicação Pública. Serão 80 horas totais, de março a dezembro, voltado aos profissionais que atuam na gestão pública. As inscrições já estão abertas.

A 4ª edição do Aberje Trends – Tendências em Comunicação está programada para o início de abril, trazendo os principais temas que impactarão a Comunicação. Já II Congresso Iberoamericano de Comunicação Estratégica, CIBECOM’2019, organizado pela Fundacom em conjunto com as principais associações de comunicação ibero-americanas, incluindo a Aberje, acontecerá dias 8 e 10 de maio de 2019, em Madri. O tema será Tecnologia, Emoção e Adaptação: Fundamentos de um novo mundo. Inscrições abertas no site.

Acompanhe a Aberje nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Instagram, Facebook.