Programa Avançado em Comunicação Pública

Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) estão atuando juntas no objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam as necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Um dos primeiros resultados da parceria é este programa de longa duração (80 horas) com 10 aulas sobre comunicação na área pública, voltado para profissionais da área. Para isso, Aberje e ABCPública reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade. Eles vão discutir casos e apresentar visões e práticas a partir do novo ecossistema informativo em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente. O curso terá aulas, seminários, debates e produção de conteúdo para acesso público sobre experiências e conhecimento de professores e alunos. Convidamos você a participar desse processo e ajudar a qualificar a comunicação na área pública no Brasil.

Programação 2020

1. Comunicação Pública: novos olhares, novas práticas – 3 de agosto de 2019 (sábado), das 9h às 18h (8 horas)

2. Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública – 21 de setembro de 2019 (sábado), das 9h às 18h (8 horas)

3. Comunicação Pública e relações com as mídias: muito além de assessoria de imprensa – 05 de outubro de 2019 (sábado), das 9h às 18h (8 horas)

4. Gestão de riscos e crises em comunicação: uma agenda permanente – 09 de novembro de 2019 (sábado), das 9h às 18h (8 horas)

5. Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização – 7 de dezembro de 2019 (sábado), das 9h às 18h

6. Mensuração da Comunicação na área pública – 18 de janeiro de 2020 (sábado), das 9h às 18h (8 horas)

7. Gestão da Comunicação Interna: informação e diálogo com empregados da área pública – 08 de fevereiro de 2020 (sábado), das 9h às 18h (8 horas)

8. (ONLINE) – Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública (Encontro online pelo aplicativo ZOOM) – Dia 16/05 – 10h às 12h; Dias 18, 20 e 22/05 – 18h às 19h30

9. (ONLINE) – Gestão de publicidade, marketing e patrocínio (Encontro online pelo aplicativo ZOOM) – 06 de junho de 2020 (sábado), das 10h às 12h e 08, 09 e 10 de junho, das 18h às 19h30 (carga horaria total: 6h30)

10. (ONLINE) – Seminários de Comunicação Pública (Encontro online pelo aplicativo ZOOM) – 11 e 25 de julho de 2020 (sábados), das 8h30 às 12h (carga horaria total: 7h)

  • Horário e local
  • Investimentos
  • Instrutores
  • Jorge Duarte (curador do programa)

    Jornalista, relações-públicas, mestre e doutor em Comunicação. Atua na Embrapa desde 1990, onde é Gerente de Comunicação Estratégica na Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas. Escolhido por profissionais de comunicação organizacional e jornalistas em 2015, 2016 e 2017, um dos cinco Executivos de Comunicação Corporativa do Centro-Oeste. Atuou em jornais e rádios e foi proprietário de agência de comunicação. Durante oito anos (2004-2012) atuou na Secom da Presidência da República, onde foi assessor especial e Diretor do Núcleo de Comunicação Pública. É autor/organizador dos livros “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia” e “Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação”, “Ciência para comunicação, comunicação para ciência”, “No Palácio, com a Imprensa” e “Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade interesse público”. É diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

  • Emiliana Pomarico (curadora do programa)

    Relações-públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tecnóloga em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP (PPGCOM) em Ciências da Comunicação. Trabalha como Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

  • Paulo Nassar (coordenador do programa)

    Diretor-Presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP). É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP). Autor de inúmeras obras no campo da Comunicação.

  • Hamilton dos Santos (coordenador do programa)

    Diretor-geral da Aberje. Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

  • Fábio Souza dos Santos

    Sócio da agência NCC_1701 – Núcleos de Consultoria e Soluções Criativas. Formado em jornalismo pela ECA-USP, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e especialização em Ciência Política pela FFLCH-USP, Fábio possui ampla experiência em Relações Públicas, Relações Institucionais e Gestão de Crise. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo entre janeiro de 2017 e novembro de 2018 e vice-presidente de Contas Públicas da CDN Comunicação entre 2013 e 2016. Como jornalista, lançou e dirigiu por seis anos o jornal gratuito Destak e foi editor da revista e do site Primeira Leitura, além de editor-executivo da revista República. Foi também repórter de política de O Globo e ocupou diversas funções na Folha de S.Paulo, entre as quais a de editor de Política.

  • Andrew Greenlees

    Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem larga experiência em Comunicação Corporativa e Public Affairs, tendo atuado na Câmara dos Deputados e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de S. Paulo. Foi editor de Política e correspondente da Folha de S. Paulo em Washington (EUA), além de vice-presidente da CDN Comunicação, onde coordenou planos de Relações Públicas para diversos clientes nacionais e internacionais. Foi membro do Conselho da Associação Brasileira de Agências de Comunicação. Foi duas vezes jurado na categoria Relações Públicas do Festival de Cannes. É sócio-fundador da FLAG Public Affairs.

  • Renato Janine Ribeiro

    Ex-ministro da Educação e Professor Titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo e Professor Visitante da Universidade Federal de São Paulo.

  • Cláudia Lemos

    Atua em comunicação nas organizações desde 1991. Coordenou equipes de portes variados em empresas, instituições públicas e no terceiro setor. Na Procuradoria-Geral da República foi assessora-chefe (2003-2005) e secretária de Comunicação (2013-2014); no Conselho Nacional do Ministério Público foi assessora-chefe de Comunicação (2010-2013); no Supremo Tribunal Federal, gerenciou o projeto de implantação da TV Justiça (2001-2003); na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, foi assessora especial (2003), entre outros trabalhos. É funcionária da Câmara dos Deputados, onde atua na TV Câmara, como editora, e no Centro de Formação (Cefor), como professora e pesquisadora. Jornalista (1990), mestre (1997) e doutora (2001) em Estudos Literários pela UFMG, foi pesquisadora visitante na Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright (2004). É autora de capítulos de livros técnicos e de artigos publicados em periódicos especializados. Sócia fundadora do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

  • Bob Vieira da Costa

    Formado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, foi ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Fernando Henrique Cardoso, é sócio-fundador e presidente da Agência nova/sb, pioneira na área de Comunicação de Interesse Público, sua especialidade.

  • Suzel Figueiredo

    Mestre em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP e especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia, pela ESPM. Professora convidada no GESTCORP, da ECA-USP, no Programa de Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas da FACOM/UFBA, e no MBA da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É conselheira na ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa e sócia fundadora da Ideafix Pesquisas Corporativas, empresa que desenvolve pesquisas aplicadas no campo na mensuração de resultados em Comunicação, Marketing, Recursos Humanos e Sustentabilidade.

  • Vivian Rio Stella

    Sócia-fundadora e principal consultora da VRS Cursos, Palestras e Coaching (www.vrscursos.com.br). Professora de cursos de extensão da Unicamp e de disciplinas de graduação na Uniancheta. Ministra cursos, workshops e disciplinas de MBA na Aberje, na Atingire e na Integração Escola de Negócios. Graduada e doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutora pelo LAEL/PUC-SP e membro do Grupo de Estudos Linguagem, Enunciação e Trabalho. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching e habilitada a aplicar a ferramenta Big Five.

  • Paulo Henrique Soares

    Graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC – Minas (1995); Especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Maranhão (2001); Especialização em Comunicação Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Comunicação na PUC Minas (2014). Profissional com ampla experiência na área de Comunicação Empresarial já tendo atuado em todas as atividades da área: comunicação interna, externa, assessoria de imprensa, relações institucionais, eventos e relacionamento com clientes. Trabalhou durante 21 anos na área de Comunicação da Vale onde ocupou a posição de Diretor de Comunicação e Relações Externas entre março de 2014 e novembro de 2016. Membro do LiderCom da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e foi diretor do Capítulo Regional Rio de Janeiro da associação. Membro do IABC (Associação Internacional de Comunicadores Empresariais). Membro do Instituto de Reputação Brasil. Possui o título de ABC (Accredited in Business Communication) conferido pelo IABC. Foi eleito profissional do ano pela Aberje em 2013 e 2015. Está na lista do “100 Comunicadores Mais Influentes do Mundo” segundo o The Holmes Report nos anos de 2015 e 2016. Em novembro de 2016 assumiu a Diretoria de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração com o desafio de trabalhar a reputação do setor. É professor de Comunicação, palestrante e já escreveu vários artigos sobre a área.

  • Érica dos Santos Abe

    Jornalista formada há 15 anos, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2018), onde também se tornou especialista em Desenvolvimento Sustentável (2008). Com ampla experiência em ambientes digitais, trabalhou com cobertura em tempo real pelo Correio Braziliense e pelo G1.com.br. Atuou na formulação e reformulação de sites institucionais na Associação Nacional de Procuradores da República e na Confederação Nacional dos Transportes, onde também coordenou equipes multimídia de produção de conteúdo para sites e redes sociais. Na FSB desde 2014, tem ampla experiência na área pública, coordenandode equipe de redes sociais da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e do Ministério dos Transportes, com resultados expressivos de ampliação de presença digital, incluindo a coordenação de produção de hotsites. Atualmente, é diretora de Estratégia Digital da Vertical Pública da FSB Comunicação em Brasília (DF) e professora de Monitoramento, Métricas e Avaliação na Especialização em Jornalismo Digital do Centro Universitário Iesb.

  • Armando Medeiros de Faria

    Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduação em Comunicação Empresarial e Governamental (Fafi-BH). Foi diretor de comunicação e marketing do Banco do Brasil, dirigente do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e coordenador de comunicação da Autoridade Pública Olímpica (APO). Lecionou na PUC-MG, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília, Iesb e Uniceb. Autor de diversos textos acadêmicos. É consultor e coordenador de projetos especiais da LS Comunicação, em São Paulo.

  • Mariana Montoro Jens

    Mariana tem Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e é formada em Comunicação Social pela ESPM. Atualmente é Gerente de Relações Institucionais da Fundação Bienal, sendo responsável pela captação de recursos, relações governamentais e parcerias.Foi Coordenadora da Campanha ao Senado da candidata Mara Gabrilli, Coordenadora da Unidade de Marketing da Subsecretaria de Comunicação, Coordenadora da Unidade de Programas para Juventude na Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo e Diretora de Comunicação e Mobilização Social do Instituto Sou da Paz.

  • Caio Bassortti

    Caio Barsotti é graduado em história e geografia e pós-graduado em marketing pela ESPM. Atuou em agências como Salles, Almap e DPZ, e em veículos como Lance!, Rádio Scala FM, TV Sorocaba (afiliada SBT) e Yahoo!. Entre 2003 e 2006, na Presidência da República, exerceu o cargo de Secretário de Comunicação Integrada da SECOM-Secretaria de Comunicação Social, desenvolvendo as atividades de coordenação e supervisão da publicidade dos órgãos federais. Durante este período foi membro da diretoria da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes como Vice-Presidente. Em 2006 assumiu a diretoria comercial das 8 emissoras da Rede Paranaense de Comunicação-RPC (Afiliadas Globo), de onde se desligou para integrar o CENP-Conselho Executivo das Normas-Padrão, entidade que promove e zela pelas melhores práticas comerciais no mercado publicitário, garantindo a existência e a competitividade dos seus agentes (anunciantes, agências e veículos), independentemente do seu porte e recursos. Atualmente é Presidente do CENP, auxiliando anunciantes, agências e veículos a realizarem negócios em ambiente seguro, transparente, célere e compliance às Normas-Padrão da Atividade Publicitária.

  • Eduardo Pugnali

    Eduardo Pugnali, no setor privado, foi diretor de agência da Holofote Comunicação, contando com cases de sucesso em empresas como Diageo, Agfa, Deca, Unique Hotel, Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, Bombril, Sovena, Reckitt Benckiser e muitos outros. Ele também atuou no setor público, no Governo do Estado de São Paulo, coordenando toda a área de imprensa e internet pelo Departamento de Comunicação, apoiando cerca de 300 profissionais de comunicação envolvidos nos processos de atendimento à imprensa, mídias sociais e gestão de crises para as 650 cidades do estado. Atualmente, é Secretário Executivo da Secretaria Especial de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. Eleito Profissional do Ano da Comunicação Corporativa em 2015 pelo Prêmio Comunique-se.

Valores para o programa completo:

Associados: R$ 6.000,00 (associados Aberje e ABCPública)
Não associados: R$ 8.500,00

Valores por aulas:

Associados: R$ 880,00 (associados Aberje e ABCPública)
Não associados: R$ 1.320,00

Horário e local

Aberje Digital (online)

Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Atendimento

Lidiane Minhoto
(11) 5627-9090 Ramal 845
lidiane@aberje.com.br

Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

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