Cerimônia do Prêmio Aberje 2018 anuncia os melhores do ano
Considerado a mais importante premiação da comunicação corporativa do país, a 44ª edição do Prêmio Aberje aconteceu na última segunda (26), em São Paulo, e premiou as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país.
Foram anunciados os vencedores nacionais das 18 categorias que compõem o Prêmio, além de organizações e profissionais que se destacaram nas premiações especiais, como Empresa do Ano, Mídias do Ano e Comunicadores do Ano. Ao todo, foram inscritos mais de 280 cases, de 150 empresas de todo o país.
“Nunca os negócios dependeram tanto de uma comunicação de qualidade para gerar resultados sustentáveis. O que vamos premiar aqui esta noite são justamente as melhores ações que, por meio da comunicação, entregaram valor para as empresas, para seus empregados, para suas lideranças, para seus investidores e para a sociedade”, afirmou Gislaine Rossetti, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Airlines, na abertura do evento. “Essa boa comunicação, essa comunicação com um olho nos resultados e outro na ética, é uma conquista nossa, que trabalhamos diariamente para sermos profissionais melhores e cidadãos cada vez mais comprometidos com o bem comum”, completa.
A cerimônia foi conduzida pelo jornalista e radialista Milton Jung. “O prêmio gera uma oportunidade única para o compartilhamento de campanhas e experiências inspiradoras de todo o país, que ajudam a promover as melhores práticas de comunicação empresarial”, disse no cerimonial.
Os vencedores
A Sanofi faturou o prêmio de Empresa do Ano. Além dela, também foram anunciados os vencedores do Prêmio Especial Imagem e Reputação: Petrobras, pela campanha “Confiança”, que traz a assinatura “Não existe caminho fácil. Existe o caminho certo” e marca o processo integrado de comunicação e governança da empresa; e Bayer, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2018 com o programa “Advancing Together”, após a fusão com a multinacional Monsanto.
Também foram premiados os dez Comunicadores do Ano, profissionais de comunicação corporativa que se destacaram pelo trabalho desenvolvido dentro e fora de suas respectivas empresas. Como acontece em toda edição, os dez nomes foram abertos para votação popular e a escolhida pelo público foi Ana Gabriela Cardoso, gerente-geral de Comunicação Corporativa na Usiminas.
Em Mídias do Ano, o Grupo Globo teve destaque nesta edição, com duas premiações. O projeto especial “O Brasil que eu quero” da TV Globo e a revista Época foram reconhecidas pela inovação no jornalismo eletrônico e impresso (revista), respectivamente. “Enquanto a campanha na televisão interagia e dava voz à população brasileira, com mais de 50 mil vídeos recebidos de Norte a Sul do país, a revista Época lançou um novo projeto gráfico e editorial neste ano”, justifica Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da USP. O jornal Folha de S.Paulo e o portal Poder360 também foram reconhecidos na categoria jornal e digital, por terem atuado de forma imparcial e independente ao longo do ano, principalmente em época de eleições. A CCR foi premiada na categoria Branded Content, pelos projetos “Em Movimento”, em parceria com a TV Globo, e “Caminhos para o Brasil”, com o Media Lab do Estadão.
Outras homenagens foram dadas ao professor Carlos Eduardo Bindi, do Grupo Etapa, como Educador do Ano; e Renato Gasparetto, diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação do Grupo Gerdau, como Trajetória em Comunicação. Grupo Votorantim, Santo Caos e Mattos Filho Advogados também receberam menções especiais.
Veja as fotos na fanpage da Aberje.
Confira todos os vencedores
Categorias do Prêmio Aberje
Comunicação de marca
PUC-RS
Comunicação de Marketing
COCA-COLA BRASIL
Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial
COCA-COLA BRASIL
Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais
EDP ENERGIAS
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO
Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas
NISSAN
Comunicação e Organização de Eventos
PUC-RS
ENEL
LIVELO
Comunicação e Relacionamento com a Imprensa
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Comunicação e Relacionamento com a Sociedade
GRUPO MARISTA
FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL
Comunicação e Relacionamento com o Consumidor
UNILEVER
Comunicação e Relacionamento com o Público Interno
SANOFI
Comunicação e Relacionamento com Organizações Governamentais
ANFIP e FENAFISCO
Comunicação e Relacionamento Internacional
CA TECHNOLOGIES
Comunicação Integrada
UNIMED RIO
Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial
GRUPO MARISTA
Mídia Digital
SUPERVIA TRENS URBANOS
Mídia Audiovisual
GRUPO MARISTA
NEOENERGIA
Mídia Impressa
HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ
Publicação Especial
FECOMÉRCIO SÃO PAULO
Mídias do Ano
Televisão
TV Globo – O Brasil que eu quero
Mídia Digital
Poder360
Branded Content
CCR
Revista
Época
Jornal
Folha de S.Paulo
Prêmio Especial Imagem e Reputação
Petrobras
Bayer Brasil
Prêmio Especial
Grupo Votorantim
Santo Caos
Mattos Filho Advogados
Comunicadores do Ano
Alessandra Vasconcelos (Arteris)
Ana Gabriela Cardoso (Usiminas) – *vencedora na votação pela audiência
Jorge Gorgen (CNH Industrial)
Juliana Ferrari (Avon)
Júlio Gama (Vale)
Marina Peixoto (Coca Cola)
Mario Laffitte (Samsung)
Nelson Silveira (GM)
Rogério Louro (Nissan)
Viviane Mansi (Toyota)
Trajetórias da Comunicação
Renato Gasparetto, diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação do Grupo Gerdau
Educador do Ano
Carlos Eduardo Bindi, diretor do Grupo Etapa
Empresa do Ano
Sanofi
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura