Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
Em entrevista para a CNN Brasil, o CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, destacou o papel da Aberje na plataforma de comunicação voltada para as signatárias do Pacto no Brasil – a Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas organizações participantes do Pacto Global da ONU no Brasil. Ela oferece um espaço para que os membros discutam temas ligados aos Dez Princípios e aos ODS, aumentando o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações por meio da criação de conteúdos compartilhados e da definição coletiva de estratégias de comunicação.
Em sua fala, Pereira também reforçou a importância do engajamento das empresas e seus líderes na promoção de mudanças sociais. “No Brasil o Pacto Global tem 2 mil empresas signatárias, é a segunda maior rede do mundo. Das 90 redes que o pacto tem ao redor do mundo em 160 países, a gente fala com muito orgulho que é a rede mais ativa que existe”, explicou.
“As empresas têm um forte potencial de comunicação e alcance, impactando diretamente mais de 5 milhões de pessoas”, afirmou Pereira. “Com a crescente abertura do ambiente empresarial, há uma clara demanda para que os líderes se pronunciem sobre questões sociais”.
Pereira citou uma pesquisa que revela que os CEOs são as figuras mais confiáveis nas empresas, tornando suas vozes influentes e requisitadas. O Pacto Global frisa a importância da comunicação transparente e eficaz para que as empresas possam comunicar seus projetos, iniciativas e impactos na sociedade; e incentiva os líderes empresariais a utilizarem sua credibilidade para defender causas sociais e ambientais.
Sobre a Plataforma Ação para Comunicar e Engajar
A Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) é formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas organizações participantes do Pacto Global da ONU no Brasil. Os principais objetivos são o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações, a disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para os integrantes da Rede e para os seus stakeholders e a criação de conteúdos compartilhados, bem como a definição coletiva de estratégias de comunicação para apoio das diretrizes de atuação da Rede Brasil. Natália de Campos Tamura é representante da Aberje na plataforma e editora do Agenda 2030: Comunicação e Engajamento, blog do Portal Aberje mantida pelos membros da PACE. Esta frente de representação institucional da Aberje tem o apoio da SAP.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira