Associações globais de comunicação saem em defesa da liberdade de imprensa; a Aberje é signatária publicado em: 17/08/2018

A Aberje, como membro da Global Alliance for Public Relations and Communications Management, aderiu à declaração emitida pela PRSA (Public Relations Society of America) e assinada por importantes entidades representativas do setor de comunicação corporativa – como o IPR (Institute for Public Relations), IABC (International Association of Business Communicators) e a própria Global Alliance. O texto defende em nível global a liberdade de imprensa e constata que toda a indústria da comunicação depende de uma imprensa livre.

Tal declaração reforça e expande o movimento iniciado na última quinta-feira (16), quando mais de 300 jornais nos Estados Unidos publicaram editoriais em prol da liberdade de imprensa. A ação, liderada pelo jornal The Boston Globe e apoiada por outros periódicos influentes, como o The New York Times, foi uma resposta às frequentes críticas feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump aos veículos de comunicação do país.

“No âmbito das relações públicas e da comunicação pública, a Aberje advoga uma Comunicação mais republicana, que passa pelo fortalecimento de nossas instituições”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP. “É incompatível com a democracia qualquer ataque à liberdade de imprensa. Damos respaldo, aqui no Brasil, ao movimento iniciado pelas entidades irmãs. Os desafios do ano eleitoral, de polarização e de disseminação de fake news exigirá cada vez mais imprensa, e não menos”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.

Nota publicada no portal The Holmes Report

Leia o comunicado na íntegra:

“Sendo a opinião do povo a base de nossos governos, o primeiro objetivo deve ser mantê-la exata; fosse deixado a mim decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último”.                

Thomas Jefferson

Sempre muito citada, esta frase transmite a importância fundamental da imprensa livre hoje, apesar de seus desdobramentos gerados com a invenção das mídias eletrônica, digital e social. A expressão dramática de um líder de governo que foi duramente criticado pela mídia de seu tempo ressalta que um posicionamento pela imprensa livre transcende política, geografias ou outras relações.

Hoje nos juntamos aos nossos colegas da imprensa para afirmar com orgulho que o Quarto Poder é um mecanismo vital da democracia. Sem ele, e sem a liberdade irrestrita de pensamento e expressão, a tomada de decisões consciente não é possível e as liberdades individuais padecem.

Como organizações dedicadas aos profissionais de diferentes setores na área da comunicação, dependemos de uma imprensa livre, e confiamos nela ao falar de forma honesta e sem temor em nosso nome, nossas organizações, nossos clientes e causas. Uma imprensa livre dá aos cidadãos acesso às informações e opiniões para que eles façam seus próprios julgamentos.

Declaramos nosso apoio aos jornalistas e profissionais de comunicação que lutam bravamente pela verdade, trazem os fatos à tona e fazem governo, empresas e outras instituições responsáveis por seus atos.

The American Advertising Federationwww.aaf.org
The Arthur W. Page Center for Integrity in Public Communicationhttps://bellisario.psu.edu/page-center
The Arthur W. Page Societywww.awpagesociety.com
The Commission on Public Relations Educationwww.commissionpred.org
The Global Alliance for Public Relations and Communications Managementwww.globalalliancepr.org
The Institute for Public Relationswww.instituteforpr.org
The International Association of Business Communicatorswww.iabc.com
The PR Council, www.prcouncil.net
The Public Relations Society of Americawww.prsa.org

Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *