Associações globais de comunicação saem em defesa da liberdade de imprensa; a Aberje é signatária
A Aberje, como membro da Global Alliance for Public Relations and Communications Management, aderiu à declaração emitida pela PRSA (Public Relations Society of America) e assinada por importantes entidades representativas do setor de comunicação corporativa – como o IPR (Institute for Public Relations), IABC (International Association of Business Communicators) e a própria Global Alliance. O texto defende em nível global a liberdade de imprensa e constata que toda a indústria da comunicação depende de uma imprensa livre.
Tal declaração reforça e expande o movimento iniciado na última quinta-feira (16), quando mais de 300 jornais nos Estados Unidos publicaram editoriais em prol da liberdade de imprensa. A ação, liderada pelo jornal The Boston Globe e apoiada por outros periódicos influentes, como o The New York Times, foi uma resposta às frequentes críticas feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump aos veículos de comunicação do país.
“No âmbito das relações públicas e da comunicação pública, a Aberje advoga uma Comunicação mais republicana, que passa pelo fortalecimento de nossas instituições”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP. “É incompatível com a democracia qualquer ataque à liberdade de imprensa. Damos respaldo, aqui no Brasil, ao movimento iniciado pelas entidades irmãs. Os desafios do ano eleitoral, de polarização e de disseminação de fake news exigirá cada vez mais imprensa, e não menos”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.
Leia o comunicado na íntegra:
“Sendo a opinião do povo a base de nossos governos, o primeiro objetivo deve ser mantê-la exata; fosse deixado a mim decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último”.
Thomas Jefferson
Sempre muito citada, esta frase transmite a importância fundamental da imprensa livre hoje, apesar de seus desdobramentos gerados com a invenção das mídias eletrônica, digital e social. A expressão dramática de um líder de governo que foi duramente criticado pela mídia de seu tempo ressalta que um posicionamento pela imprensa livre transcende política, geografias ou outras relações.
Hoje nos juntamos aos nossos colegas da imprensa para afirmar com orgulho que o Quarto Poder é um mecanismo vital da democracia. Sem ele, e sem a liberdade irrestrita de pensamento e expressão, a tomada de decisões consciente não é possível e as liberdades individuais padecem.
Como organizações dedicadas aos profissionais de diferentes setores na área da comunicação, dependemos de uma imprensa livre, e confiamos nela ao falar de forma honesta e sem temor em nosso nome, nossas organizações, nossos clientes e causas. Uma imprensa livre dá aos cidadãos acesso às informações e opiniões para que eles façam seus próprios julgamentos.
Declaramos nosso apoio aos jornalistas e profissionais de comunicação que lutam bravamente pela verdade, trazem os fatos à tona e fazem governo, empresas e outras instituições responsáveis por seus atos.
The American Advertising Federation, www.aaf.org
The Arthur W. Page Center for Integrity in Public Communication, https://bellisario.psu.edu/page-center
The Arthur W. Page Society, www.awpagesociety.com
The Commission on Public Relations Education, www.commissionpred.org
The Global Alliance for Public Relations and Communications Management, www.globalalliancepr.org
The Institute for Public Relations, www.instituteforpr.org
The International Association of Business Communicators, www.iabc.com
The PR Council, www.prcouncil.net
The Public Relations Society of America, www.prsa.org
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais