Livro comemorativo da Aberje traz história dos 50 anos e ensaios de comunicação
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/25506/livro-50-Anos-Aberje_slider-900x574.jpg)
No fim de dezembro, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial lançou o livro “50 Anos Aberje: Ensaios e Memórias”, em celebração ao cinquentenário da associação.
O livro é dividido em duas partes. A primeira metade conta sobre a trajetória da Aberje e sua relação com a evolução da Comunicação Corporativa no país. Nela o leitor conhece a história da fundação da associação, o seu processo de nacionalização e internacionalização, a criação das diversas frentes de atuação da entidade, tais como o Prêmio Aberje, o Centro de Memória e Referência, a Aberje Editorial e o DatAberje, bem como as perspectivas e os desafios para o futuro. Na segunda parte, o livro reúne 19 ensaios de grandes profissionais da academia e do mercado, que refletem sobre os assuntos prementes da comunicação contemporânea: ética, responsabilidade social, reputação, engajamento, relações governamentais e institucionais, imprensa, redes sociais, mensuração e agências. Entre os autores estão nomes como Renato Janine Ribeiro, Matthew Shirts, Pollyana Ferrari, Suzel Figueiredo, Yacoff Sarkovas, entre outros.
A publicação fecha o ciclo comemorativo do Projeto Aberje 50 anos, que contou com uma série de ações ao longo do ano. O pontapé se deu no fim de 2017, com a festa dos 50 anos celebrada na Sala São Paulo, e, ao longo de 2018, foram realizados as “Arenas de Comunicação”, uma série de encontros em várias cidades do Brasil para discutir temas que desafiam a comunicação. Também como parte do projeto 50 anos, foram publicadas três edições especiais da Revista CE – Comunicação Empresarial, as de número 100, 101 e 102. Veja o vídeo institucional sobre os 50 anos da Aberje, produzido pela Jabuticaba Conteúdo:
O projeto Aberje 50 Anos teve patrocínio master da Petrobras, patrocínios da Bayer, Itaú e McDonald’s, parceria estratégica da Votorantim Cimentos, e apoio da GM, Latam e Rhodia.
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte
BLOGS
Livro comemorativo da Aberje traz história dos 50 anos e ensaios de comunicação
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
No fim de dezembro, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial lançou o livro “50 Anos Aberje: Ensaios e Memórias”, em celebração ao cinquentenário da associação. Os associados começarão a receber os exemplares em Janeiro.
O livro é dividido em duas partes. A primeira metade conta sobre a trajetória da Aberje e sua relação com a evolução da Comunicação Corporativa no país. Nela o leitor conhece a história da fundação da associação, o seu processo de nacionalização e internacionalização, a criação das diversas frentes de atuação da entidade, tais como o Prêmio Aberje, o Centro de Memória e Referência, a Aberje Editorial e o DatAberje, bem como as perspectivas e os desafios para o futuro. Na segunda parte, o livro reúne 19 ensaios de grandes profissionais da academia e do mercado, que refletem sobre os assuntos prementes da comunicação contemporânea: ética, responsabilidade social, reputação, engajamento, relações governamentais e institucionais, imprensa, redes sociais, mensuração e agências. Entre os autores estão nomes como Renato Janine Ribeiro, Matthew Shirts, Pollyana Ferrari, Suzel Figueiredo, Yacoff Sarkovas, entre outros.
A publicação fecha o ciclo comemorativo do Projeto Aberje 50 anos, que contou com uma série de ações ao longo do ano. O pontapé se deu no fim de 2017, com a festa dos 50 anos celebrada na Sala São Paulo, e, ao longo de 2018, foram realizados as “Arenas de Comunicação”, uma série de encontros em várias cidades do Brasil para discutir temas que desafiam a comunicação. Também como parte do projeto 50 anos, foram publicadas três edições especiais da Revista CE – Comunicação Empresarial, as de número 100, 101 e 102.
O projeto Aberje 50 Anos teve patrocínio master da Petrobras, patrocínios da Bayer, Itaú e McDonald’s, parceria estratégica da Votorantim Cimentos, e apoio da GM, Latam e Rhodia.
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte