PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de dezembro de 2025

Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades

No ano da COP30 no Brasil, veja tudo as ações da associação entre encontros, conteúdo, capacitação e desenvolvimento do setor
Mario Bucci
 
  • COMPARTILHAR:

A Aberje atuou ao longo de 2025 sob o tema “Comunicação para a Transição” de forma a fortalecer o papel da Comunicação e dos comunicadores em meio a um cenário de crises políticas, desafios climáticos – com a COP30 realizada em Belém em novembro – e diminuição de equipes e orçamentos das áreas de Comunicação.

Com eventos, produção de conteúdo, pesquisas e iniciativas de capacitação, a Aberje segue reunindo associados para promover a troca de conhecimentos e o debate, fortalecendo o mercado de Comunicação.

Crescimento da rede

A Aberje chega a dezembro de 2025 com 1025 associadas, reunindo uma rede de 10 mil comunicadores e comunicadoras. Foram 90 novas associadas de vários setores, como Samarco, Lactalis, Transpetro, Citrosuco, Salvador Bahia Airport, Ecorodovias, Prumo Logística,  – entre outras – que se juntaram à rede.

O destaque do ano fica também com as associadas mantenedoras, programa de benefícios extras às empresas que dão apoio adicional à Aberje: AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Ajinomoto, Basf, Bayer, BHP, CPFL, Engie, Gerdau, GM, Hydro, Infomoney, Itaú, LATAM, Mc Donald’s, Neodent, Novo Nordisk, Stellantis, Syngenta, Unilever e VALE.

Rede de trocas

Espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa, ao longo de 2025 os Comitês Aberje se reuniram regularmente, com intervalos de pouco mais de um mês entre cada encontro virtual, além de duas reuniões presenciais, em julho e em outubro. Este ano os temas abordados pelos comitês foram:

  • Comunicação e Reputação Organizacional;
  • Comunicação Interna nos Desafios da Liderança;
  • Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação; e
  • Relacionamento com a Imprensa.

Ao todo, foram 25 reuniões, com uma reunião presencial em julho realizada na sede da Intel e o encontro final feito presencialmente na sede da Jusbrasil, ambas em São Paulo. Ao longo do ano, o Comitê de Relacionamento com a Imprensa realizou quatro encontros extras, com Erick Bretas, CEO do Estadão; Sergio Dávila, diretor de redação da Folha; Alan Gripp, diretor de redação d’O Globo; e Kevin Helliker, editor da Brunswick Review, e Daniel Wiedemann, diretor do Brunswick Group. Esses encontros especiais foram abertos também aos membros do LiderCom, grupo da Aberje que reúne a liderança da comunicação empresarial brasileira.

Kevin Helliker, editor da Brunswick Review, e Daniel Wiedemann, diretor do Brunswick Group, participaram da reunião virtual do Comitê Aberje de Relacionamento com a Imprensa onde discutiram tendências da relação entre empresas e imprensa

Os Comitês reúnem 260 pessoas, cada um com 30 organizações, que indicam dois participantes para cada comitê. No total, há 120 vagas para empresas, além das mantenedoras.

Já o LiderCom e o LiderCom Next – grupo que reúne gerentes e coordenadores de comunicação – realizaram seis encontros, entre reuniões presenciais e virtuais. Um dos encontros foi com Gustavo Pimenta, CEO da Vale, que falou sobre a necessidade de a Comunicação ser vista como parte do negócio, capaz de gerir reputação e gerar impacto. Foram realizados também uma visita ao Museu do Ipiranga; um encontro virtual de benchmarking com a Bayer (exclusivo para o LiderCom Next); uma visita ao programa Portas Abertas do McDonald’s; uma reunião sobre o uso de IA na Comunicação, com Claudia Góes, diretora de Comunicação da Microsoft, e Fabíola Duarte, head de Comunicação Corporativa da Diageo, além de uma discussão com Rochelle Ford, CEO da Page, sobre Comunicação e DE&I no novo cenário político.

Gustavo Pimenta, CEO da Vale, em evento virtual para membros do LiderCom

Hoje, o LiderCom conta com 190 membros, e o LiderCom Next reúne 94 membros.

Durante 2025, os Labs de Comunicação trouxeram especialistas de diversos setores em encontros presenciais para compartilhar cases e falar sobre tendências e boas práticas. Ao longo de 2025, houve quatro labs ativos:

  • Lab de Comunicação para o Esporte (patrocínio Petrobras)
  • Lab de Comunicação para Ativação da Marca (patrocínio Petrobras)
  • Lab de Comunicação para o Agronegócio (patrocínio Yara e BHP)
  • Lab de Comunicação para Public affairs (em parceria com a Prospectiva)

Trends e Nova Desordem Mundial: os desafios da Comunicação em um cenário de rupturas

No final de junho, o Teatro Bravos, em São Paulo, recebeu a 9ª edição do Aberje Trends. Com o tema “Nova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão”, o evento abordou o papel estratégico da Comunicação e dos comunicadores diante das rupturas tecnológicas, sociais e ambientais. Os participantes falaram sobre temas como o cenário empresarial desafiador do Brasil, a urgência da pauta climática e a polarização política.

Painel “Comunicação e gestão: o desafio dos CEOs em gerir empresas brasileiras em meio ao caos global”, no Aberje Trends 2025, reuniu Emir Calluf Filho, presidente da BHP Brasil; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil; Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados; e Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil (foto: Tati Nolla)

Nesta edição, o painel de CEOS contou com Emir Calluf Filho, presidente da BHP Brasil; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil; Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados; e Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil. Na mesa de Comunicação externa, participaram Claudio Bruno, diretor de Inovação na Cortex; Marcus Brier, diretor de Comunicação Corporativa, Relações Públicas e Filantropia na Stellantis para o Brasil e América do Sul; e Ricardo Castellani, gerente sênior de Comunicação na Novo Nordisk; além de Felipe Oppelt, diretor de Public Affairs na Prospectiva; Juliana Marra, diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos na Unilever Brasil; e João Vitor Vicente, coordenador de Advocacy Brasil e Global Advocacy  da Braskem, falaram no painel de Relações Governamentais; e Fernanda Valente Goivinho, gerente de Comunicação Corporativa e Media Relations da EuroChem Brasil; Raphaela Borba, diretora sênior de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Neodent; e Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer Brasil, participaram da mesa de Comunicação Interna.

+Na nova desordem mundial, comunicadores ganham protagonismo
+No Aberje Trends, Camila Achutti discutiu como palavras moldam o amanhã
+Ser CEO no Brasil exige resiliência em meio ao imprevisível
+Na era da IA e do excesso de informação, comunicação autêntica é desafio e prioridade
+O desafio das relações governamentais em tempos de polarização
+A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
+Aberje Trends discute como comunicação interna pode fortalecer cultura e engajamento
+Painel do Aberje Trends mostra que COP30 amplia urgência da pauta climática nas empresas
+Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
+Veja as fotos do Aberje Trends 2025

O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.

O Warm Up do Aberje Trends foi realizado em Belo Horizonte no início de maio, em sua segunda edição presencial. O encontro reuniu profissionais, especialistas e líderes empresariais no no Teatro SESIMINAS para discutir questões como a adaptação das estratégias comunicacionais diante das mudanças geopolíticas, o impacto das novas tecnologias (especialmente a inteligência artificial) nos processos de comunicação, além das tendências em gerenciamento de crises, comunicação interna e externa, ética e transparência.

Conecta CI: benchmarking em Comunicação Interna

No final de novembro, a segunda edição do Conecta CI reuniu Natura, Leroy Merlin, Coca-Cola, Santander, B3, Volkswagen, Novo Nordisk e iFood para apresentar cases de Comunicação Interna. Profissionais de várias empresas e organizações se reuniram para troca de experiências e apresentação de tendências. Repetindo o formato do ano anterior de workshop dinâmico, o evento contou com oito mesas com apresentações simultâneas de cerca de uma hora, intercaladas por entrevistas no palco e momentos de networking, abordando os desafios e as soluções mais inovadoras da área. A edição deste ano destacou simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna. O evento contou com o apoio da Seepix.

+Veja a cobertura do Conecta CI 2024
+Veja as fotos do Conecta CI 2025
+Webinar sobre Comunicação Interna com Ethan McCarty, fundador e CEO da Integral
+Adevani Rotter lança “Comunicação Interna 4.0” pela Editora Aberje

Webinar “Tendências de engajamento que conectam pessoas”, realizado pela Aberje, faz parte da programação do Conecta CI

No dia anterior, a Aberje recebeu Ethan McCarty, fundador e CEO da Integral para o webinar “Tendências de engajamento que conectam pessoas”. A atividade fez parte da programação do Conecta CI. Ethan afirmou que setor precisa superar rótulos e adotar uma abordagem baseada em estratégia, interações e inteligência, além de explicar que a comunicação interna deve ser reposicionada a partir de seu impacto real.

Eventos

Em fevereiro, o LiderCom, grupo da Aberje que reúne lideranças da comunicação empresarial brasileira, promoveu o encontro online “LiderCom: Perspectivas sobre Comunicação e DE&I em um Novo Cenário Político”. O debate contou com a participação de Rochelle Ford, CEO da Page Society, que analisou desafios e oportunidades da Diversidade, Equidade e Inclusão no contexto da nova presidência dos Estados Unidos, além de tendências globais de confiança, reputação e o papel estratégico da comunicação diante da polarização, da desinformação e do risco de greenwashing. Ao final do mês, a Aberje realizou, com patrocínio da Petrobras, o Lab de Comunicação para o Esporte, que reuniu Vinícius Bastiani, gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras; Marcelo Marino, gerente de Marketing da Vivo; e Victor Santarlacci, gerente de Marketing Esportivo do Banco do Brasil para discutir o esporte como ferramenta estratégica de comunicação corporativa. O encontro abordou temas como alinhamento com valores organizacionais, impacto social, diversidade, governança, gestão de riscos e o papel do patrocínio esportivo na construção de reputação de longo prazo.

Lab Petrobras para a Ativação de Marca, realizado no escritório da Aberje, em São Paulo (Foto: Ismael Inoch)

Em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Aberje promoveu o evento online “As mulheres e o mercado da Comunicação Corporativa no Brasil”. O debate reuniu Ana Paula Rocha, coordenadora de Marca e Reputação na Randoncorp e diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul; Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management e diretora do Capítulo Aberje Amazônia; e Paula Hermont, gerente de Interlocutores na Diretoria de Licenciamento Ambiental da Vale e diretora do Capítulo Aberje Minas Gerais para discutir equidade de gênero, liderança feminina, inclusão de pessoas com deficiência e os desafios de manter estratégias autênticas de DEI em um cenário de reavaliação dessas agendas por parte de algumas empresas. Também em março, a Escola Aberje de Comunicação realizou a aula inaugural do curso “A Importância dos Processos de Governança nos Patrocínios Culturais”, com patrocínio da Petrobras. A aula inaugural contou com a participação de Carime Kanbour, gerente de Comunicação e Reputação da Klabin; Penélope Portugal, diretora-executiva do Instituto Usiminas; e Erica Morizono, especialista em planejamento estratégico e projetos incentivados. O encontro discutiu o histórico e o funcionamento das leis de incentivo, o alinhamento com ESG, os desafios de governança, a gestão de riscos e a relevância do impacto social nos patrocínios culturais, com a participação de especialistas do setor. Ao final do mês, a Aberje promoveu o Lab de Comunicação para Ativação da Marca, encerrando a série de Labs realizados em parceria com a Petrobras. O encontro debateu a convergência entre comunicação corporativa e marketing institucional, destacando estratégias de construção e ativação de marcas, reputação, conexão emocional com os públicos e o papel da comunicação na produtividade e no engajamento organizacional. O encontro contou com a participação de Renata Oliva, head de Marketing Institucional do Grupo Boticário; e Regina Maia, diretora de Comunicação Institucional e de Entregadores do iFood.

Lab de Comunicação para o Agronegócio aconteceu em maio em São Paulo (foto: Rodrigo Cogo)

No início de maio, no contexto das discussões preparatórias para a COP30, a Aberje realizou o Lab de Comunicação para o Agronegócio, com patrocínio da Yara e da BHP. O evento reuniu Danielle de Paula, diretora de Assuntos Institucionais e Comunicação da BHP no Brasil; Deise Dallanora, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Yara Brasil; e Giuliano Ramos Alves, gerente de Sustentabilidade e Projetos da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) para discutir os desafios da comunicação do agro diante da emergência climática, o risco de greenwashing, a necessidade de narrativas ancoradas em ciência, dados e transparência, além do papel estratégico da comunicação na construção de credibilidade e no diálogo com a sociedade. No final do mês, a Aberje promoveu, em parceria com a LexisNexis, o evento “Monitoramento inteligente de mídia: os desafios para a gestão de marca e reputação”. Ana Luisa Nogueira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da LexisNexis | Nexis Solutions; Paula Silvino, head de Marca da Vale; e Gisele Lorenzetti, CEO da LVBA, discutiram questões como o impacto das fake news sobre a reputação corporativa, o uso de dados na estratégia do negócio e a importância do olhar humano treinado no monitoramento. Ainda em maio, a Aberje realizou o lançamento do “Manual do Patrocinador”, desenvolvido em parceria com o CQS/FV Advogados, a Animus Consultoria, a Editora Brasileira e a World Observatory. A publicação busca democratizar informações sobre patrocínios incentivados e fortalecer o diálogo entre Comunicação, Jurídico e Contabilidade, abordando governança, segurança jurídica, integridade e impacto social.

Em outubro, a Aberje promoveu o Lab de Comunicação para Public Affairs, em parceria com a associada Prospectiva Public Affairs. O encontro reuniu Bruno Cesar Almeida de Abreu, diretor de Mercado e Assuntos Jurídicos no Sindusfarma; Fernanda de Carvalho, responsável por Relações Institucionais e Internacionais no Instituto Lado a Lado pela Vida; e Thaís Arruda, gerente sênior de Marketing e Comunicação do A.C.Camargo Cancer Center para debater o papel da comunicação e do advocacy na incorporação de novas tecnologias em saúde no Brasil, destacando a importância da linguagem acessível, do engajamento da sociedade, do enfrentamento à desinformação e da comunicação estruturada como elemento central para o avanço da inovação e o fortalecimento do sistema de saúde.

Amazônia e COP30

O tema da COP30 permeou várias das atividades da Aberje ao longo de 2025. Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje; representaram a Aberje durante a COP30, realizada em Belém, entre os dias 8 e 21 de novembro. Rochelle Ford, CEO da Page Society, também participou de diversas agendas durante a Conferência. A participação da Aberje nos diálogos sobre a agenda climática incluiu encontros preparatórios, pesquisa, cursos e imersões presenciais na região.

André Curvello, diretor de Comunicação da CNI; Maurício Gouvea dos Santos, CEO do Grupo Alubar; Rochelle Ford, CEO da Page Society; Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa da Alubar Global Management e diretora do capítulo Aberje Amazônia

A equipe da Aberje atuou na articulação, organização e condução de evento na Casa Rosada, edifício histórico localizado no centro de Belém e sede da Alubar, para o evento da Aberje, “Comunicação para a Transição”, com patrocínio da Alubar e o apoio institucional da Page Society, da LATAM Airlines e da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, no dia 11 de novembro. A Aberje participou do Painel “Reputação da Amazônia no pós-COP30”, no estande da CNI da Blue Zone, além de participar em agenda de eventos das associadas e de entidades

Nas semanas anteriores à COP30, o time de Conteúdo publicou no portal da Aberje a série “Rede Aberje na COP30”, com mais de 10 edições, reunindo entrevistas com associados sobre as ações programadas por suas organizações para a Conferência.

Após a realização da Conferência, a Aberje disponibilizou o “Termômetro Especial COP30”, documento que sintetiza análises, aprendizados, avanços e desafios relativos à comunicação empresarial que foram identificados ao longo da participação da instituição e de sua rede na Conferência do Clima realizada em Belém. O Termômetro – boletim mensal do LiderCom, grupo de líderes da comunicação – registrou percepções e evidências coletadas durante a COP30, com análises que buscam sintetizar o que funcionou, os pontos de atenção e as lacunas que permanecem abertas para o próximo ciclo.

Expedição Amazônia – Conhecer para Comunicar

A terceira edição da Expedição Amazônia levou jornalistas e profissionais de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Governamentais a uma jornada de imersão em Belém e em regiões próximas. Realizada pela Escola Aberje de Comunicação, a expedição de 2025 visitou Belém, cidade que sediará a COP30. A terceira edição do programa contou com patrocínio master da Hydro, patrocínio de Itaú e Latam e apoio da Fundação Toyota.

Expedição Amazônia levou jornalistas e profissionais de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Governamentais a uma jornada de imersão em Belém e em regiões próximas (foto: Matheus Carvalho)

Ao longo do percurso, os participantes conheceram iniciativas ligadas à sociobioeconomia, ao empreendedorismo comunitário, à cultura, à pesquisa científica e à articulação para a Conferência do Clima. As atividades foram promovidas em parceria com a Academia Amazônia Ensina (ACAE), que conectou o grupo a instituições e comunidades locais.

Escola Aberje

Na Escola Aberje, além da terceira edição da Expedição Amazônia, foram realizados cursos completos, livres e in company para um total de 1420 alunas e alunos. Foram realizados seis cursos completos, 19 cursos livres e oficinas, 13 cursos in-company, com 500 horas de aulas ao longo do ano, em 262 aulas.

Os cursos completos abordaram temas como Comunicação Interna; Comunicação Pública; Gestão de Crises; Reputação; Gestão da Comunicação Digital e Relações Governamentais e Institucionais. Já os cursos livres e oficinas, com menor duração, abordaram temas como IA, redes sociais, Sustentabilidade, mensuração de dados e Comunicação Interna.

Ainda, por meio dos cursos in company, propostas customizadas desenvolvidas com base no levantamento das necessidades de cada empresa, a Escola Aberje de Comunicação contribuiu para a formação dos profissionais das áreas de comunicação, marketing, administração, relações institucionais, apoio patrimonial, comunicação digital, imprensa, entre tantas outras de grandes organizações como: Neoenergia, Petrobras, Syngenta, TST, Accor, INDAB, Fecomércio, Modec, Porto de Santos, Ajinomoto, CPFL e Samarco.

Os 19 alunos da 23ª turma do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, a segunda em parceria com a FGV, concluíram seu curso em novembro de 2025.

Mestrado Profissional Aberje, FGV ECMI e Fundação Itaú

A primeira e a segunda turmas seguem cursando o Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, fruto de uma parceria inédita entre a Aberje, a FGV ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação) e a Fundação Itaú. O curso é voltado para profissionais de Comunicação do terceiro setor que atuem em institutos, fundações e organizações da sociedade civil, ou que estejam envolvidos diretamente com Comunicação em organizações governamentais e nas áreas de ESG, responsabilidade e sustentabilidade social de empresas privadas.

Patrícia Werner, professora da Escola de Comunicação da FGV; Marco Ruediger, diretor da FGV Comunicação; Aninha de Fátima, da Fundação Itaú; Aline Midlej, jornalista e apresentadora da GloboNews; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Lucas Lara, da direção de Museologia do Museu da Pessoa

Em setembro, uma masterclass marcou a abertura da nova turma, com Aline Midlej, jornalista e apresentadora da GloboNews, Monica Guise, diretora de políticas públicas do TikTok, Lucas Lara, do Museu da Pessoa, Paulo Nassar, Marco Ruediger, diretor da FGV Comunicação, e Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú. A curadoria acadêmica foi assinada por Patrícia Werner, professora da Escola de Comunicação da FGV, em parceria com Aninha de Fátima e Alan Albuquerque, da Fundação Itaú.

Estudos e pesquisas

Ao longo do ano a Aberje divulgou análises feitas em conjunto com diversas organizações, abordando temas relevantes do mercado de Comunicação. Alguns dos estudos foram apresentados em eventos especiais na Aberje ou nos escritórios de parceiros que contribuíram com os estudos e pesquisas.

O Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (CEAEC) da Aberje divulgou, entre outros, o “Índice Aberje de Confiança”, um estudo inédito desenvolvido em conjunto com o Núcleo de Pesquisas da Aberje que mede trimestralmente a percepção dos líderes de comunicação sobre a economia brasileira e a situação de suas próprias empresas.

Durante o ano, o CEAEC ainda divulgou o “Resumo Executivo – Confiança como ativo reputacional em tempo de incertezas”, que examina a natureza da confiança e seu papel estratégico na comunicação corporativa contemporânea. A área também publicou a “Análise Econômica – Paradoxo Econômico da Comunicação Corporativa Brasileira”, que, entre outras contradições, aponta que enquanto a comunicação corporativa conquista status estratégico e amplia seu escopo de atuação, permanece operando com equipes reduzidas. O levantamento foi feito a partir da análise das cinco edições da pesquisa “Tendências da Comunicação”, realizadas entre 2020 e 2024.

Ao longo de 2025, a Aberje também lançou e apresentou pesquisas que aprofundaram o debate sobre dados, inteligência artificial, sustentabilidade e comunicação interna, reforçando o papel estratégico da Comunicação nas organizações brasileiras.

Em fevereiro, a Aberje apresentou os resultados da 9ª edição da pesquisa “Tendências da Comunicação Interna 2025”, realizada junto com a Ação Integrada, em live transmitida pelo canal da entidade no YouTube. O levantamento apontou como principais tendências a segmentação das narrativas, o uso crescente de linguagem audiovisual e a valorização da transparência e das emoções na comunicação com colaboradores. Entre os maiores desafios identificados estão o engajamento das lideranças como comunicadoras, a mensuração de resultados e a atuação de equipes cada vez mais enxutas. O debate que acompanhou a apresentação reforçou a centralidade da comunicação interna na construção da cultura organizacional, no alinhamento estratégico e no fortalecimento do engajamento, especialmente em um contexto marcado pela convivência de múltiplas gerações no ambiente corporativo.

Em maio, a Aberje apresentou a pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”, que mapeou o nível de prontidão das empresas brasileiras para a conferência do clima, a ser realizada em Belém (PA). O levantamento mostrou que a sustentabilidade já ocupa posição relevante na agenda estratégica das organizações, mas que grande parte delas ainda estava em fase de avaliação sobre a participação no evento. O lançamento contou com debate entre representantes do setor privado, do terceiro setor e do poder público, que destacaram a importância de uma atuação empresarial planejada, tecnicamente qualificada e comunicacionalmente consistente diante da emergência climática e da visibilidade internacional da COP30.

Lançamento da pesquisa foi realizado na sede da Cortex na última terça-feira (21) (foto: Ismael Inoch)

Por fim, em outubro foi apresentada a 3ª edição da pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação”, desenvolvida pela Aberje com apoio e patrocínio da Cortex. O estudo revelou avanços significativos na adoção de ferramentas de IA pelas áreas de Comunicação, mas indicou que a maturidade em cultura de dados ainda se concentra em níveis básico e intermediário. A apresentação dos resultados ainda contou com um debate com executivos da Unilever, Sírio-Libanês e Vivo, que compartilharam experiências sobre a incorporação de dados e IA à rotina das equipes, os desafios de capacitação, governança e mensuração, e a importância de conectar indicadores de comunicação aos objetivos de negócio.

Conteúdo

O podcast FalAção estreou a temporada de 2025 com participação de Romeu de Bruns, gerente de imagem institucional na Itaipu Binacional, e também coordenador da PACE (Plataforma Ação para Comunicar e Engajar) da Rede Brasil do Pacto Global, com uma conversa sobre “COP30 e a Comunicação Ambiental”.

Ao longo de 2025, foram 10 novos episódios do podcast FalAção, com a participação de Vivian Rio Stella, Peagá Oliveira, Valéria Castro, Beto Petroni, Heloísa Rios, Bernardo Itri, Viviane Perinotto, Artur Angeli, Felipe Curcio, Suzel Figueiredo, Frederico Franz, Camila Achutti, Paula Silvino, Guilherme Françolin, Flavio Moreira, Kiki Pupo e Yael Peretz. O episódio 146 foi o mais ouvido do ano, com o tema “Comunicação e Governança” e a participação de Vânia Bueno.

A equipe de conteúdo da Aberje produziu mais de 500 publicações para o portal da entidade, entre cobertura de eventos, divulgação de estudos e pesquisas, notícias do mercado e da Aberje e divulgação de ações de associados. Também foi produzida uma série especial de matérias sobre as ações das associadas para a COP30. O time de conteúdo também apoiou a área de Relações Internacionais na produção e divulgação de 11 edições da newsletter BRpr, plataforma internacional da Aberje que oferece ao público fora do Brasil uma visão selecionada dos principais temas que pautam a agenda nacional.

Ao longo do ano, a Editora Aberje lançou os livros “Comunicação e Governança – Parecer e Ser na Era da Transparência”, de Vânia Bueno, que explora relação entre comunicação e governança corporativa; e “Comunicação Interna 4.0”, de Adevani Rotter, que destaca centralidade do humano na era das máquinas e propõe novas práticas para a Comunicação nas organizações diante dos desafios da hiperconexão e da IA.

Parcerias de valor

Em abril, a Aberje apoiou o lançamento do Projeto Jurisprudente, iniciativa do portal JOTA voltada à promoção do debate e ao aprimoramento da segurança jurídica e regulatória no Brasil. Durante o evento, realizado em Brasília, foi apresentado o Índice de Segurança Jurídica e Regulatória (INSEJUR), desenvolvido pelo JOTA com apoio de professores do Insper, para medir a percepção do setor privado sobre o ambiente jurídico do país. A iniciativa reuniu representantes de diferentes setores econômicos e destacou a previsibilidade jurídica como fator central para o desenvolvimento dos negócios e da comunicação.

Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, fala durante lançamento do Jurisprudente (crédito: Paulo Negreiros)

Ainda em abril, o Capítulo Aberje Amazônia firmou parceria institucional com a Casa Balaio, hub de inovação e criatividade localizado no centro de Belém. Idealizada pelas agências Alter Conteúdo e Jambo Soluções em Comunicação, associadas à Aberje, a Casa Balaio passou a sediar, ao longo de 2025, eventos, debates, produções audiovisuais e ativações voltadas aos grandes temas da Amazônia e à preparação para a COP30, funcionando também como ponto de apoio para marcas e organizações durante a conferência.

Em 27 de maio, a Casa Balaio recebeu o encontro promovido pelo Capítulo Aberje Amazônia para a apresentação da pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”. O evento reuniu empresas associadas e especialistas para discutir o papel estratégico da comunicação na construção de legados sociais, ambientais e reputacionais para a região amazônica. O debate reforçou a importância do diálogo com a sociedade civil, da ampliação dos espaços de escuta e da preparação dos comunicadores para além da cobertura do evento oficial, tendo a comunicação como um dos legados centrais da COP30.

Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, em evento da Jornada Galápagos de Jornalismo 2025 (foto: André Nakasone)

No início de julho, a sede da Aberje, em São Paulo, recebeu os participantes da Jornada Galápagos de Jornalismo 2025. Durante o encontro, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, apresentou a atuação da associação e destacou a comunicação corporativa como um campo profissional legítimo para jornalistas, ressaltando temas como reputação, impacto social e construção de narrativas. A Aberje é uma das patrocinadoras da iniciativa, que promove duas semanas de imersão formativa para jovens jornalistas de todo o país.

Em outubro, a Revista Problemas Brasileiros, da FecomercioSP, e a Casa Balaio realizaram, em Belém, o evento “Encontros COP30: Clima, Impacto e Mercado”, com apoio da Aberje. O encontro marcou o lançamento de uma edição especial da revista dedicada à COP30 e antecipou debates sobre sustentabilidade, bioeconomia, participação cidadã e estratégias ambientais empresariais, reunindo lideranças do setor privado, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da conferência climática. Também em outubro, a Casa Balaio sediou nova edição do “Encontros COP30: Clima, Impacto e Mercado”, aprofundando o debate sobre sustentabilidade, reputação corporativa e comunicação climática. A programação abordou a articulação entre metas ESG e realidades amazônicas, a importância da linguagem na política climática e o papel da comunicação como vetor de confiança e inteligência reputacional em um contexto marcado por desinformação e polarização.

Lucas Mota, editor da Revista Problemas Brasileiros; Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje; Mônica Sodré, cientista política e diretora-executiva da Meridiana; e Kelly Lima, sócia-fundadora da Alter Conteúdo e idealizadora da Casa Balaio (foto: André Carvalho/FecomercioSP)

Em novembro, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), associada à Aberje, celebrou os 30 anos do Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), em evento realizado no Theatro Municipal de São Paulo. A edição marcou o lançamento da nova identidade visual da entidade, avanços em sustentabilidade e competitividade, além da assinatura de acordos de cooperação com instituições científicas e industriais. O encontro reafirmou o papel estratégico da indústria química na economia brasileira e seu compromisso com a transição para uma produção de baixo carbono.

Valor Setorial Comunicação Corporativa

Em dezembro, foi lançada a edição 18 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa. A publicação anual é fruto de uma iniciativa do jornal Valor Econômico em parceria da Aberje desde sua criação em 2008. Ela circula entre os assinantes do Valor e associados da Aberje, reunindo conteúdo desenvolvido a partir de mesas-redondas lideradas pela Aberje e pelo Valor com os principais líderes da comunicação empresarial do Brasil.

A Mesa de CEOs reuniu Alcebíades Athayde Júnior (Libbs), André Salcedo (Motiva Trilhos), Gianna Sagazio (SOSA Brasil) e Rafael Miotto (CNH Industrial América Latina), que discutiram o papel do CEO como guardião da reputação, com mediação de Hamilton dos Santos (Aberje) e Célia Rosemblum (Valor), e participação de Paulo Nassar (Aberje). Já a 18ª mesa-redonda de CCOs debateu a gestão do orçamento, a coerência de posicionamentos e a centralidade da reputação, com Pâmela Vaiano, diretora de comunicação do Itaú Unibanco; Marcela Porto, diretora de comunicação e marca da Suzano; Claudia Góes, diretora de comunicação da Microsoft no Brasil; Pedro Torres, diretor de comunicação e relações institucionais da Gerdau; Lydia Damian, diretora de comunicação da Hydro; Juliana Marra, diretora de comunicação, assuntos corporativos e sustentabilidade da Unilever; Clau Duarte, diretora de comunicação do Santander Brasil; e Danilo Vicente, diretor de comunicação externa, interna e de marketing institucional do Grupo Carrefour Brasil,  sob mediação de Paulo Nassar, Hamilton dos Santos e Luciana Marinelli. Paulo Nassar e Hamilton dos Santos ainda assinaram um artigo sobre a nova forma como a reputação passou a ser avaliada, dividindo-se entre a subjetividade dos afetos (com a reputação vista como um sentimento) e a objetividade dos indicadores (com a reputação medida segundo critérios claros e auditáveis).

Internacional

Ao longo de 2025, a Aberje manteve atuação ativa em fóruns e instâncias internacionais de Comunicação, com destaque para a agenda do Conselho Regional LATAM da Global Alliance for Public Relations and Communication Management. Em fevereiro, foi realizada a 4ª reunião do Conselho Regional, seguida de intervenções de 15 minutos dos membros Olga Oro (PRORP), Alejandro Cornejo (USMP) e Analia Canale (CAMBRAS). Os integrantes do Conselho Regional também foram convidados a participar dos Encontros Extraordinários do Comitê de Relacionamento com a Imprensa, que contaram com a presença de Erick Bretas, do Estadão, em maio; Sérgio Dávila, da Folha de S.Paulo, em junho; e Kevin Helliker, da Brunswick Review, em agosto.

Em julho, a Aberje realizou a 5ª reunião do Conselho Regional LATAM, com intervenções de David Grinberg (Arcos Dorados Latam) e Marcel Dellabarba (Samsung Electronics Latam). A agenda foi concluída em setembro com a 6ª reunião do Conselho Regional, que contou com contribuições de Gladys Diaz (Association of Public Relations Professionals of Puerto Rico) e Francisco Aylwin (FOCCO DIRCOM).

No campo dos grandes eventos globais, a Aberje produziu, em parceria com a agência Ideal Axicom, o relatório “Web Summit Rio 2025: Espelho do Futuro”, com análises sobre tendências e transformações da comunicação e da tecnologia. A entidade também esteve representada no Web Summit Lisboa, em novembro, representada por Douglas Cantu, gerente de Eventos, e participou da produção de um reporte especial em parceria com a Ideal Axicom.

Roger Bolton, presidente da Page Society, e o fundador do WSJ Leadership Institute, Alan Murray, no painel de abertura da Conferência Anual 2025 da Page Society (foto: Page Society)

A Aberje participou também das reuniões do board da Global Alliance e esteve presente no Global Alliance AGM + Regional Council Meeting, realizado em Veneza, na Itália. No âmbito da Page Society, a diretoria participou do Spring Seminar, em Washington D.C.; do Page International Exchange, em Amsterdã; do Page NonProfit & Gov’t Criteria Task Force, em formato online; e da Page Annual Conference, realizada em Austin, Texas.

Capítulos

Ao longo de 2025, os Capítulos Aberje passaram por mudanças em suas lideranças. No Capítulo Aberje Brasília, Giovanni Nobile, do Banco do Brasil, assumiu a direção com o objetivo de fortalecer a atuação institucional da entidade na região. No Capítulo Aberje Bahia, Cintia Liberato, da Bracell, passou a responder pela liderança do capítulo, enquanto Fernanda Bolzan, da Energisa, assumiu a direção do Capítulo Aberje Rio de Janeiro.

Ainda no período, foram realizadas pesquisas com empresas associadas dos Capítulos Aberje Brasília, Rio de Janeiro e Bahia, com o objetivo de mapear percepções, desafios e prioridades da comunicação corporativa nos diferentes contextos regionais.

Em abril, foi realizado o Encontro do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul. Em maio, o Capítulo Aberje Amazônia promoveu encontro na Casa Balaio, em Belém (PA), que incluiu a apresentação da pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”. Em outubro, ocorreu o 8º Encontro do Capítulo Aberje Bahia, seguido, em novembro, pelo 14º Encontro do Capítulo Aberje Minas Gerais, com o tema “Novas Fronteiras da Comunicação”. O calendário se encerrou em dezembro com o Encontro do Capítulo Aberje Rio de Janeiro, dedicado ao debriefing da COP30.

Fernando Alves, consultor de Comunicação na Hydro; Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management e diretora do capítulo Aberje Amazônia; Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta; e Rita Soares, sócia fundadora da Jambo Estratégias em Comunicação (Foto: Nailana Thiely)

Outras atividades complementaram a atuação dos capítulos ao longo do ano. Em maio, o Capítulo Aberje Minas Gerais recebeu o Aberje Trends Warm Up, em Belo Horizonte, iniciativa gerenciada pela área de Eventos da entidade. Em junho, a Aberje apoiou o encontro “Comunicação e Governança: Parecer e Ser na Era da Transparência”, promovido pela Firjan, que incluiu o lançamento de livro de Vânia Bueno, além do Engie Day, realizado no Capítulo Aberje Rio de Janeiro. Em julho, o Capítulo Aberje Minas Gerais contou com apoio institucional da Aberje para a realização do encontro HappyCom. O Capítulo Rio Grande do Sul participou da elaboração do “Resumo Executivo – Comunicação com Empregados no enfrentamento aos desastres climáticos: Aprendizados e possíveis caminhos”, com coordenação de Cynthia Provedel, professora da Escola Aberje. Com base na experiência das empresas associadas à Aberje durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, o estudo reúne reflexões sobre como os profissionais de Comunicação Interna lidaram com uma crise de proporções inéditas.

Os capítulos são uma representação ao mesmo tempo regional e temática da Aberje.

Governança

Em dezembro, o Conselho Deliberativo da Aberje realizou a reunião ordinária de final do ano, que abordou os highlights do último trimestre da organização, definições do planejamento para o próximo ano e a eleição formal dos novos conselheiros que haviam sido indicados pela diretoria em 23 de setembro.

Nêmora Reche, Juliana Marra, Rosangela Santos, Paulo Henrique Soares e Rogério Louro

Juliana Marra, diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Unilever, foi eleita para o conselho deliberativo. Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa no Brasil da Syngenta, foi eleita para o Conselho Deliberativo. Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação e Projetos do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Públicas da Nissan Motors, foram eleitos para o Conselho Fiscal da entidade. Rosangela Santos, Head de Marketing, Branding, Comunicação e Relações Institucionais da EuroChem, foi reconduzida ao Conselho Fiscal, dando continuidade ao seu mandato junto aos dois novos conselheiros fiscais.

Representações institucionais

No primeiro semestre, Paulo Nassar participou, ao lado de representantes da FGV Comunicação e da Fundação Itaú, de uma Master Class sobre comunicação e impacto social no âmbito do Mestrado Profissionalizante para Comunicadores do 3º Setor, iniciativa da FGV Comunicação, da Fundação Itaú e da Aberje. Paulo e Hamilton também estiveram presentes em eventos de relacionamento institucional e no lançamento do Manual do Patrocinador 2025/2026, sediado na Aberje.

Hamilton mediou painel no “Programa de Diálogos de Comunicação – Trilhas da Cobertura Climática”, promovido pelo Instituto Bem da Amazônia, em Belém. Ainda no primeiro semestre, Hamilton realizou a entrega da “Carta Aberje para Comunicadores por Ocasião da COP30” ao prefeito de Belém, Igor Normando, durante o encontro “Belém e COP30”.

Ana Paula Bürger, Bruna Muniz, Daniel Sena, Paulo Nassar e Carlos Eduardo Fontes, em visita ao MELI Museu

Entre junho e setembro, Paulo realizou visita institucional ao Museu do Mercado Livre (MELI), em Osasco, e participou do 28º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Também participou de outra Master Class do Mestrado Profissionalizante, no Rio de Janeiro.

Hamilton, por sua vez, esteve em visita à Casa do Seguro, iniciativa da associada CNseg para a COP30, em Belém; esteve no Fórum Internacional de Mineração em Áreas Protegidas, promovido pela Vale, em Parauapebas (PA); ministrou aula no curso “Jornalismo do Futuro – O GLOBO 100 Anos”; e participou dos eventos “Amazônia Live Hoje e Sempre”, em Belém, patrocinados pela Vale e copatrocinados pela Gerdau.

No último trimestre do ano, Hamilton dos Santos teve participação institucional na Conferência Anual 2025 da Page Society, em Dallas (EUA), e integrou agendas relacionadas à COP30 em Belém, incluindo visitas à Casa da Mineração e ao AMCHAM COP30 Business Fórum, ao lado de lideranças do setor.

Hamilton dos Santos, Renato Gasparetto, Rochelle Ford, Marcela Rocha e Paulo Nassar em visita à JBS (foto: Weber Osti)

O ano se encerrou com o Encontro Aberje com Conselheiros, Mantenedores e Lideranças Convidadas, realizado na sede da JBS, apoiadora do evento, com a participação de Nassar, Hamilton e Rochelle Ford, reforçando o compromisso da entidade com o diálogo institucional e a governança da Comunicação.

Prêmio Aberje

Em 2025, o Prêmio Aberje chegou à sua 51ª edição, com 20 categorias. Este ano, foram 394 projetos inscritos nas cinco regiões que compõem a premiação, com 87 projetos finalistas (vencedores regionais) escolhidos no Painel de Cases.

O jornalista Milton Jung, mestre de cerimônicas do evento, recebe no palco os Comunicadores do Ano: Ana Buchaim (B3); Ana Maria Lima Vailati (Hospital Alemão Oswaldo Cruz); Bruno Espinoza (LATAM); Clau Duarte (Santander Brasil); Daniele Salomão (Energisa); Domitila Carbonari (EcoRodovias); Elton Frederick (BRK Ambiental); Fernanda Yanaze Maia (Valmet); Paula Novo (ECAD); e Priscilla de Caires (Bracell)

Realizada no dia 08 de dezembro, em São Paulo, a cerimônia de premiação da 51ª edição do Prêmio Aberje reconheceu os destaques da comunicação brasileira no ano de 2025. A edição deste ano marcou a estreia da categoria Agência do Ano, vencida pelo Grupo InPress, enquanto a B3 foi eleita Empresa do Ano. Com apresentação do jornalista Milton Jung, o evento incluiu a entrega dos prêmios dos vencedores das 20 categorias competitivas do Prêmio, além dos troféus dos 10 Comunicadores do Ano, Mídias do Ano e dos Prêmios Especiais que homenageiam profissionais que se destacam na liderança de empresas.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carina AlmeidaO que nos diferencia da IA
  • Patricia MarinsPor que o “rage bait” é uma cilada corporativa
  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna

Destaques

  • Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades
  • Aberje define “O Valor da Reputação” como Tema do Ano para 2026
  • Valor Setorial Comunicação Corporativa 2025 avalia desafios do setor em meio a polarização e pressões no orçamento

Notícias do Mercado

  • Grupo Textual amplia atuação e conquista novas contas corporativas e institucionais
  • Oficina lança e-book gratuito sobre tendências para gestão de reputação em 2026
  • FSB Holding anuncia Patrícia Fumagalli como Chief of Digital and AI Officer

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.