Aberje destaca papel da comunicação corporativa em Fórum Internacional de Mineração em Áreas Protegidas

O Fórum Internacional de Mineração em Áreas Protegidas, realizado nos dias 26 e 27 de agosto pela Vale, associada à Aberje, reuniu cerca de 500 profissionais de diferentes setores para debater a conciliação entre mineração e conservação ambiental. O evento, realizado no Cine Teatro de Carajás, em Parauapebas (PA), contou com coordenação técnica do Instituto Rupestres e integrou representantes do setor público, academia, ONGs, pesquisadores e membros das comunidades locais.
A Aberje participou do painel “Desenvolvimento Humano, Mineração e Áreas Protegidas”, dedicado a discutir os desafios de conciliar desenvolvimento econômico, impacto social e preservação ambiental. Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, abordou a relevância da comunicação corporativa no setor mineral.

“O setor de mineração não pode se valer apenas de profissionais de comunicação. Todo ator envolvido precisa atuar como comunicador, compartilhando conhecimento, fortalecendo o diálogo e contribuindo para a reputação do setor”, afirmou Hamilton. Ele destacou que comunicar de forma transparente é essencial para mostrar como a mineração pode integrar produção, preservação ambiental e valor compartilhado para as comunidades.
O painel destacou ainda que a complexidade do setor exige esforços contínuos para evoluir a comunicação. “É um setor de base difícil de ser comunicado, e as questões ambientais demandam divulgação científica clara e moderna. Todos nós temos muito a avançar como comunicadores”, completou Hamilton.
Sobre o Fórum Internacional de Mineração em Áreas Protegidas
O Fórum Internacional de Mineração em Áreas Protegidas é um evento realizado pela Vale, reunindo stakeholders de órgãos ambientais e especialistas do setor para fortalecer o diálogo e a colaboração em temas fundamentais para a mineração sustentável. Seu objetivo é fortalecer parcerias, compartilhar experiências e impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável em territórios com presença da atividade mineral inseridos em áreas protegidas.
“Queremos mostrar que mineração, preservação e conservação caminham juntas em prol do desenvolvimento socioambiental”, destacou Paula Hermont, gerente de Interlocutores na diretoria de Licenciamento Ambiental da Vale e diretora do Capítulo Aberje MG.
ARTIGOS E COLUNAS
Juliana Miranda Relacionamento com a imprensa: confiança que se constrói no dia a diaCarina Almeida Da opinião à evidência: o papel estratégico dos dados na comunicaçãoPaulo Nassar O comunicador e o humano
Destaques
- LiderCom Aberje reúne líderes de comunicação em jantar com Michael Preuss, head de Comunicação da Bayer
- Denise Damiani aborda relação entre autonomia financeira e carreira em curso da Escola Aberje
- Diretor-executivo da Aberje apresenta oportunidades de carreira da comunicação corporativa a jornalistas em curso do Valor
Notícias do Mercado
- Marco Ruediger lança livro sobre parlamentares influenciadores e política nas redes
- Grupo In Press anuncia diretores de Estratégia Criativa
- Votorantim Cimentos lança documentário sobre seus 90 anos

































