PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de maio de 2025

Empresas discutem comunicação e engajamento rumo à COP30 em encontro promovido pelo Capítulo Aberje Amazônia

Evento debateu como a Comunicação pode ser um dos legados da Conferência
Redação Portal Aberje
Fernando Alves, consultor de Comunicação na Hydro; Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management e diretora do capítulo Aberje Amazônia; Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta; e Rita Soares, sócia fundadora da Jambo Estratégias em Comunicação (Foto: Nailana Thiely)
 
  • COMPARTILHAR:

Realizado na última terça-feira (27), na Casa Balaio, em Belém, o encontro debateu os resultados da pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”, que reuniu empresas associadas para discutir o papel da comunicação na construção de legados sociais e ambientais na região amazônica. O encontro foi promovido pelo Capítulo Aberje Amazônia, com apoio da Syngenta e da Casa Balaio, criada pelas agências Alter Conteúdo e Jambo Estratégias em Comunicação, como um hub de inovação e criatividade no coração da Amazônia. O Capítulo é o primeiro parceiro institucional da Casa, que ao longo de 2025 será palco de eventos, workshops, gravações de podcasts e videocasts, expedições e ativações exclusivas que antecipam os grandes debates da COP30.

Os resultados do estudo foram apresentados por Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje. Em seguida, Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management e diretora do Capítulo Aberje Amazônia, mediou um debate com Fernando Alves, consultor de Comunicação na Hydro; Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta; e Rita Soares, sócia-fundadora da Jambo Estratégias em Comunicação.

Entre os temas abordados, destacaram-se o desafio de posicionar a comunicação como um dos legados da COP30 para o Brasil e para a região amazônica, e a importância de ampliar, desde agora, os espaços de escuta e diálogo com a sociedade civil, tendo em vista o caráter mais restrito da conferência oficial. Victor Pereira ainda apresentou a “Carta Aberje para comunicadores por ocasião da COP30”, um conjunto de diretrizes para orientar a atuação de comunicadores antes, durante e depois da COP30.

Rita Soares, sócia da Jambo, apontou a parceria institucional entre a Casa Balaio e a Aberje na realização do encontro como um caminho importante na preparação dos profissionais de comunicação para a COP 30. Para Rita, a COP vai deixar um legado para além das obras que estão sendo feitas em Belém. “Para nós, comunicadores, o legado é de formação, para cobrirmos cada vez com mais autoridade os temas das mudanças climáticas”, afirmou.

“A Aberje sair do eixo Rio e São Paulo e vir para a Amazônia Legal é muito significativo. Dá uma relevância ao trabalho dos profissionais da região”, disse Mônica Alvarez, diretora do Capítulo Aberje Amazônia, ressaltando como a conexão entre comunicadores do Norte e do eixo Sul e Sudeste, proposta pela Aberje, pode abrir novos canais de formação e conhecimento.

Fernando Alves disse que os profissionais de comunicação precisam ampliar conhecimentos sobre a COP para informar com eficiência. “A Aberje até lançou como tema ‘Conhecer para comunicar’. E isso se torna cada vez mais forte. Não basta fazer a cobertura de evento, mas conhecer e disseminar as mensagens da sustentabilidade”, afirmou referindo-se a um projeto a Aberje que tem levado comunicadores de outras regiões do País para uma série de imersões pelo Norte do Brasil.

“Nós estamos construindo esse arcabouço de comunicação para dar visibilidade às boas práticas. O real engajamento com as organizações governamentais, para que a gente possa ter um impacto nas políticas públicas, é um desafio grande”, afirmou Nêmora Reche, destacando que o encontro foi uma oportunidade para tornar mais visível a agenda de sustentabilidade das organizações antes da COP.

A Casa Balaio

Idealizada pelas agências Alter Conteúdo e Jambo Soluções em Comunicação, associadas à Aberje, a Casa Balaio é um hub multifuncional criado para dialogar, inspirar, impactar e promover soluções concretas rumo a um futuro possível e mais sustentável. Com atividades previstas ao longo de todo o ano de 2025, como debates e painéis temáticos, workshops e oficinas, produção de podcasts e videocasts, além de experiências imersivas, o projeto irá reunir especialistas, lideranças globais, marcas e comunidades em um espaço que reúne criatividade, tecnologia e a rica cultura amazônica.

Localizada entre o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré, Centro de Belém, a Casa Balaio oferece uma infraestrutura completa com salão de eventos, estúdio de produção audiovisual, e salas de reunião que traduzem a essência amazônica. A Casa funcionará como um ponto de apoio para marcas, organizações e cidadãos durante a COP30, além de fomentar parcerias entre setores público e privado e produzir conteúdo exclusivo, em diversos formatos, que irão amplificar os debates sobre a Amazônia e as alternativas para a mitigação da crise climática que atinge o Brasil e o mundo.

Sobre os Capítulos Aberje

Os Capítulos Aberje são representações institucionais da entidade em vários estados brasileiros, cujo objetivo é divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como promover encontros com as associadas e profissionais locais. Atualmente, a Aberje possui oito capítulos: Amazônia – uma representação ao mesmo tempo regional e temática da Aberje que abrange todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins) – , Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade