Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global

A Aberje realizou na última terça-feira (07), em Belo Horizonte, o Warm Up Aberje Trends, evento preparatório para o Aberje Trends – o maior encontro sobre tendências em comunicação corporativa do Brasil.
Com o tema “Nova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão”, o encontro reuniu profissionais, especialistas e líderes empresariais no no Teatro SESIMINAS para refletir sobre os desafios contemporâneos da comunicação nas organizações e o papel estratégico que ela desempenha em um cenário global cada vez mais incerto e complexo.
Durante o evento, foram abordadas questões como a adaptação das estratégias comunicacionais diante das mudanças geopolíticas, o impacto das novas tecnologias (especialmente a inteligência artificial) nos processos de comunicação, além das tendências em gerenciamento de crises, comunicação interna e externa, ética e transparência.
“Estamos vivendo um momento de transformação profunda, no qual a comunicação não é apenas uma ferramenta, mas um pilar estratégico para garantir a sustentabilidade e a confiança das organizações perante seus públicos”, destacou Hamilton dos Santos diretor-executivo da Aberje.

Especialistas destacaram que, mesmo diante do avanço tecnológico e do uso crescente da inteligência artificial, o fator humano permanece essencial.“A IA veio para aprimorar, e não substituir as conexões”, reforçou Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa da Vale. A fala sintetiza um dos principais consensos do encontro: tecnologia e estratégia precisam caminhar juntas, mas sem perder de vista a empatia, a ética e a construção de relacionamentos genuínos com os públicos.
Destaques
- COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
- Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
- Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
- Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
- Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar COP30: Comunicação como herança, consciência e potência políticaCarlos Parente A comunicação que transcendePablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH