PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de abril de 2025

Reunião do Lidercom discute o uso da IA na comunicação corporativa

Ferramentas de inteligência artificial auxiliam na produção de conteúdo e na gestão da informação
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Na última reunião do LiderCom, realizada no final de março (28), executivos de diferentes setores se reuniram para um benchmarking sobre o uso de inteligência artificial (IA) na comunicação corporativa. Durante o encontro, foram compartilhadas experiências sobre como essas ferramentas têm sido incorporadas ao dia a dia das empresas, trazendo ganhos de produtividade e eficiência na gestão da informação.

Na Microsoft, a IA é utilizada regularmente para redação e revisão de textos, elaboração de apresentações e resposta a e-mails. A empresa desenvolveu uma versão interna do Copilot, sua ferramenta de IA, que permite aos times criarem seus próprios modelos com parâmetros personalizados. Segundo Cláudia Góes, Diretora de Comunicação da Microsoft, a chave para um bom desempenho da IA é a definição de personas específicas, de acordo com o contexto desejado. Entretanto, a velocidade com que essas ferramentas são atualizadas, e ganham novas funcionalidades quase que diariamente, é certamente um desafio.

A executiva destacou a geração de resumos automáticos de reuniões, permitindo que profissionais revisem rapidamente suas tarefas e acompanhem discussões relevantes, sobretudo aquelas em que um profissional não pôde participar. Outro uso que ampliou as discussões é a criação dos chamados agentes, que desempenham atividades diárias, como clipagem, envios de e-mails e análises de informações, a partir de prompts específicos.

Na Diageo, a preocupação com a segurança da informação também levou à adoção de uma IA fechada, que opera dentro dos sistemas internos da empresa. Segundo Fabíola Duarte, head de Comunicação Corporativa da Diageo, a ferramenta é utilizada, entre várias outras tarefas, para traduzir relatórios financeiros com dados sensíveis e auxiliar na elaboração de perfis de executivos. “Nossa IA está integrada ao sistema de comunicação interna e às plataformas de gestão de carreira, gerando biografias automáticas com base nas informações atualizadas pelos colaboradores”, explicou.

Ambas as executivas também abordaram a questão da confidencialidade e segurança das informações a partir do uso de ferramentas de IA fechadas ou próprias, além das possibilidades de customização a depender da demanda e necessidades específicas de cada área ou de cada empresa. 

Os participantes do encontro concordaram que a IA se tornou uma aliada fundamental na área de comunicação, otimizando processos e permitindo um melhor aproveitamento do tempo, bem como também sinalizaram os desafios encontrados nas ferramentas generativas de imagem e vídeo, que ainda não apresentam uma funcionalidade satisfatória para os usuários. No entanto, destacaram a importância da revisão humana para garantir a precisão das informações e evitar o uso de dados desatualizados ou imprecisos.

Sobre o Lidercom

O LiderCom é um grupo exclusivo da Aberje para os líderes da comunicação em suas empresas e principais comunicadores do país. A partir de encontros exclusivos com convidados especiais, o fórum discute a importância da comunicação empresarial e sua relação com a liderança C-Level das empresas.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Inteligência artificial e excesso de dados desafiam a mensuração na comunicação corporativa
  • Encontro da Aberje com Alan Gripp discute transformação digital nos 100 anos d’O Globo
  • Folha reafirma aposta em jornalismo financiado por leitores e investe na cobertura econômica
  • Crise sob controle: lições de comunicação da CPFL Energia e do Porto do Açu
  • Mensuração em Comunicação Interna exige foco, clareza e articulação com a liderança

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniConteúdo é a base da reputação
  • Dario MenezesDicas de sobrevivência corporativa para momentos de crise
  • Luis AlcubierreComunicação na hora errada
  • Paulo NassarNova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão
  • Janaína LemeO poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise Fraga

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade