Nova temporada da série de podcasts “Na Ordem do Dia” aborda diálogo

Com quatro episódios, “As Formas do Diálogo” traz perspectiva da filosofia e da comunicação
Estreia nesta quarta-feira (dia 28) a nova temporada da série de podcast “Na Ordem do Dia”, que trata de questões complexas que afetam o ambiente das organizações. Esta segunda temporada tem como tema “As Formas do Diálogo” e terá quatro episódios ao todo, sempre às quartas-feiras. O episódio de estreia intitulado de “O que é diálogo?” já está disponível nos principais tocadores.
A nova temporada do Na Ordem do Dia abre perspectivas sobre as possíveis formas de diálogo em momentos de crise, conflito e violência. Com base na filosofia e na comunicação, a série faz uma viagem na genealogia do diálogo desde a Antiguidade e analisa o papel do diálogo nas relações interpessoais, no ambiente de trabalho e, no nível macro, na democracia. Aprender a discordar: eis o único modo para se chegar a convergências e práticas que transformem para melhor a vida em sociedade.
O podcast conta com a participação de Maria Cecília Gomes Reis, professora de Filosofia na Universidade Federal do ABC; de Pamela Seligmann, psicóloga, especialista em Comunicação Não-Violenta e professora da Escola Aberje de Comunicação; e de Yara Frateschi, professora de Filosofia Política na Unicamp. Além de Pedro Paulo Pimenta, professor de Filosofia da USP, que também é curador do podcast.
O podcast é idealizado pelo diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos. Com produção, direção e roteiro de André Felipe de Medeiros, locução de Natália Sousa, edição de Nik Silva, trilha sonora do Cientista Perdido e produção executiva de Andre Nakasone.
Primeira temporada do Na Ordem do Dia: Paixões e Emoções
O projeto Na Ordem do Dia estreou em formato podcast em 2021 para abordar o tema das Paixões e Emoções, a partir da lente da filosofia, da psicanálise e da comunicação.
Ao todo, foram seis episódios, com entrevistas feitas com as especialistas Cynthia Provedel, comunicadora e professora da Escola Aberje de Comunicação, estudiosa das emoções desde o seu mestrado e com formação em andamento em Gestão das Emoções nas Organizações pela Faculdade Albert Einstein; Janaína Namba, professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-doutorado pela UFSCar na área de Filosofia da Psicanálise e Antropologia; e Maria Isabel Limongi, professora de filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O Na Ordem do Dia é um projeto multimídia, que surgiu em 2019 para tratar de questões complexas que afetam o ambiente das organizações e para dar repertório aos profissionais de comunicação. O programa já tratou sobre liberalismo, e, no contexto da pandemia, discutiu direitos individuais e instituições científicas, e contou com a participação dos professores Renato Janine Ribeiro e Pedro Paulo Pimenta.
ARTIGOS E COLUNAS
Rizzo Miranda A cultura da resposta prontaPaulo Nassar Salve Eduardo Ribeiro – 50 Anos Contando a História de Quem Conta HistóriasCarina Almeida Comunicação interna: base de reputação
Destaques
- Profissionais latinoamericanos se preparam para o WPRF
- Além do monitoramento: IA avança sobre análise de risco, reputação e tomada de decisão na comunicação
- Paulo Nassar discute legitimidade e comunicação pública em encontro do Conselho Nacional de Justiça
Notícias do Mercado
- Stellantis anuncia mudança na liderança de Comunicação Corporativa na América do Sul
- Homenagem na Câmara de São Paulo celebra 50 anos de carreira de Eduardo Ribeiro
- Ypê publica posicionamento sobre decisão recente da Anvisa






























