Estudo sobre percepções de marca de nações latino-americanas vence o International Aberje Award
A 15ª edição do International Aberje Award foi concedida no último sábado, 4 de março, durante a Conferência Internacional de Pesquisadores de Relações Públicas (IPRRC, na sigla em inglês), em Orlando, nos Estados Unidos. O reconhecimento premia estudos acadêmicos de pesquisadores estrangeiros que estejam relacionados à comunicação e relações públicas no Brasil e na América Latina. Neste ano, os autores Pablo Miño, da Boston University, e Joseph Czabovsky, da University of North Carolina at Chapel Hill, foram os vencedores com o estudo denominado “Aplicando a Tipologia de Públicos Susceptíveis à Desinformação ao Nation Branding: percepções dos países latino-americanos moldadas pelas visões dos americanos sobre questões de imigração”.
O estudo, que foi apresentado pelo autor Pablo Miño, Professor Assistente da College of Communication da Universidade de Boston, tem como objetivo contribuir para a aplicação do conceito de branding de nações, levantando dados sobre as percepções dos estadunidenses sobre oito países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México e Peru. Seu estudo também considerou uma análise sobre percepções das questões imigratórias destas populações.
A hipótese levantada pelos pesquisadores considera que os estadunidenses que possuem um baixo conhecimento sobre esses países, além de atitudes e motivações negativas em relação a questões imigratórias, de uma maneira geral, também possuem um baixo nível de reconhecimento do branding dessas nações. Um exemplo citado sobre o objetivo de um trabalho de branding de nação é a correlação que o público faz dos países com seus produtos de exportação, além dos estereótipos e do turismo. O estudo visa contribuir para o trabalho que estes países conduzem, considerando que os EUA são um dos maiores consumidores de seus produtos.
O estudo está em progresso, mas algumas descobertas preliminares mostram que os países latino-americanos possuem uma percepção moderada ante o público americano, sendo o México o mais percebido. Entre aqueles que já visitaram os países pesquisados, a percepção aumenta, sendo a Costa Rica a mais percebida e a Colômbia a menos percebida. Para os pesquisadores, o fato de uma pessoa ter conhecido o país aumenta sua percepção e conhecimento sobre o local, mas não é necessariamente positiva ou profunda, respectivamente.
A pesquisa mostrou que todos os países foram descritos e percebidos como “um lugar bonito”, com uma “rica história” e “cultura distinta”, sem no entanto considerar questões políticas ou econômicas. Essa visão, no entanto, pode ser resolvida com um bom trabalho de branding nacional.
Os pesquisadores têm a intenção de expandir seus estudos, agregando mais países e analisando diferentes conceitos relativos à imagem e branding de nações. Além disso, o projeto também tem como objetivo aumentar a literatura de comunicação e relações públicas da academia estadunidense voltada ao estudo da América Latina que, segundo os autores, vem sendo negligenciada.
O reconhecimento, concedido pelo International Aberje Award, incluiu um prêmio de US$ 1.000,00 e um troféu, semelhante ao do Prêmio Aberje. Neste ano, a premiação e a parceria internacional com o IPRRC completaram 15 anos.
International Aberje Award
Desde 2009, a Aberje reconhece e premia estudos acadêmicos de pesquisadores estrangeiros que estejam relacionados à comunicação e relações públicas no Brasil e na América Latina, concedendo o International Aberje Award. A distinção ocorre durante o International Public Relations Research Conference (IPRRC), nos EUA. O processo de seleção para as pesquisas premiadas conta com a avaliação board de Diretores do IPRRC, composto de acadêmicos de diferentes partes do mundo.
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