Revista Rumos pergunta: Qual a dimensão da crise?
“A primeira capa do ano de 2016 trazia um olhar otimista, tentando identificar como recolocar as engrenagens do país de volta nos trilhos; mas eis que o ano mostra-se teimoso, não nos permite sonhar alto, nos deixando perplexos com a realidade. A crise não passou, mas é preciso continuar a caminhar, é preciso olhar à frente, tentar avançar e buscar as soluções para os problemas vividos”. Assim começa o editorial da revista Rumos, assinado por Thais Sena Schettino e Jader Moraes.
Publicada pela ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), que reúne as principais Instituições Financeiras de Desenvolvimento – tais como o BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SEBRAE, bem como bancos de desenvolvimento e agências de fomento estaduais –, a revista Rumos debate desde 1976 sobre o desenvolvimento econômico e social do país e as formas de financiá-lo.
A edição 290 (Novembro/Dezembro 2016) convidou especialistas de variados campos de atuação, como ciência política, economia, direito e comunicação, para refletir sobre o tamanho da crise. Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, foi o convidado para falar no campo da comunicação. Ele assina o artigo “Sem sujeitos e predicados, sobram adjetivos”.
“No país, a boa direita política e comportamental perdeu a capacidade de ouvir a boa esquerda. E vice-versa. Estamos dominados pela narrativa dos extremos. Se surgisse um Churchill por aqui, provavelmente ele seria chamado pela turba digital de velho gordo e bêbado, e sem consenso entre nossos conservadores e trabalhistas perderíamos a grande guerra, que já tem 12 milhões de desempregados”, afirma Nassar.
A publicação na íntegra encontra-se disponível neste link.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados