Fundação Marcopolo lança nova edição do projeto Escolas
A Fundação Marcopolo lançou a nona edição do Projeto Escolas, um dos mais importantes e tradicionais promovido pela entidade e desenvolvido em parceria com escolas municipais e estaduais. Até 30 de setembro, as escolas públicas se inscreveram pelo site da fundação para se candidatar a participar deste importante programa em prol da melhoria do ambiente escolar.
Iniciado em 2003 o Projeto Escolas surgiu após um mapeamento feito junto aos colaboradores da Marcopolo – empresa associada da Aberje, que sugeriram à Fundação Marcopolo a realização de um trabalho educativo nas escolas do município de Caxias do Sul. Nestes 15 anos, cerca de 4.200 estudantes foram beneficiados com o projeto em oito escolas participantes. De 2009 a 2017 a escola contemplada foi a E.M.E.F. Professora Marianinha Queiroz.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ambiente educacional, das relações entre a comunidade escolar e a formação para a cidadania, o projeto favorece a Educação Integral por meio de atividades socioeducativas, buscando o desenvolvimento das diversas dimensões do ser humano. Entre as atividades desenvolvidas estão a capacitação dos professores, cursos técnicos preparatórios para o mercado de trabalho, implantação de música na escola com orquestra e coro e atividades esportivas. Além disso, oferece suporte a projetos por meio de recursos humanos e financeiros.
Entre as instituições já contempladas desde o início do projeto estão:
- Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Guerini (2003) – Foco na Qualidade de Vida.
- Escola Estadual de Ensino Médio Raquel Grazziotin (2004) – Implantação do grupo de teatro com abordagens de temas específicos para os dilemas dos adolescentes.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Dario Granja Sant’anna (2005) – Foco na Inclusão Digital.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno (2006 e 2007) – Foco no desenvolvimento dos estudantes, auxiliando-os no processo de aprovação da Escola de Formação Profissional Marcopolo.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Ester Benvenutti (2008) – Revitalização da estrutura física e implementação de atividades esportivas para os estudantes.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo (2008 a 2014) – Implantação do turno integral na escola e desenvolvimento da equipe docente.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Bento Alves (2010 a 2015) – Revitalização da escola, atividades no turno contrário e desenvolvimento da equipe docente.
- Escola Municipal E. F. Professora Marianinha Queiroz (2009 a 2017), nesta instituição conseguiu-se trabalhar com toda a comunidade, atuando com estudantes, professores e pais para a adoção do esporte e da cultura como fatores agregadores para a educação escolar.
Para conhecer mais sobre o Projeto Escolas, acesse: http://www.fundacaomarcopolo.com.br/projeto-escolas
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025