Folha de S.Paulo comemora 100 anos
19 de fevereiro de 2021
  • English

A Folha de S.Paulo celebra nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, 100 anos de existência. São poucas as organizações que chegam ao seu centenário, sobretudo as que têm como atividade o jornalismo profissional. Atividade esta que se mostra, mais do que nunca, imprescindível para a defesa da democracia e combate às informações falsas. Confira, ao final, a carta assinada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, e Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, enviada ao jornal.

Pela atuação sólida e capacidade de reinvenção, a Folha venceu diversas vezes o Prêmio Aberje como Mídia do Ano desde 2010, em diferentes categorias, como jornal, plataforma digital, conteúdo de marca e editorial/opinião. Em 2012, o Grupo de Estudos de Novas Narrativas/GENN, ligado à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), foi recebido pela Aberje para uma palestra especial com o jornalista Otavio Frias Filho.

Nos anos recentes, a Aberje entrevistou Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S. Paulo, em uma conversa franca sobre relacionamento jornalista-fonte, o papel da Comunicação Corporativa, fake news e redes sociais.

Em 2018, a 3ª edição do Aberje Trends – Tendências da Comunicação contou com a participação de Vinicius Mota, secretário de redação da Folha de S. Paulo, que debateu sobre jornalismo, negócios e fake news, ao lado de André Lahóz, Marcelo Diego e mediação do jornalista Carlos Graieb.

“A fundação da Folha não é só um marco histórico para o próprio jornal. É também um marco para o jornalismo, para a história do país e para a democracia brasileira. Ao se juntar ao seleto grupo de jornais centenários ao redor do mundo, a Folha prova que chegar a tal marca significa que, além da adoção inequívoca das premissas jornalísticas, houve sabedoria e energia para reinvenção, adaptação e trabalho duro. Tudo isso sem romper com os protocolos científicos e éticos elementares do bom jornalismo: perseguir intransigentemente a verdade, ouvir todos os lados envolvidos, entregar o conteúdo apurado com a maior clareza e beleza possíveis.

Por essa marca histórica, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) parabeniza e reforça o desejo de longevidade ao jornal.

Pelo cumprimento centenário do papel de guardiã da democracia, de asseguradora do diálogo e da liberdade de expressão e, mais recentemente, da luta contra às mais hediondas formas de fake news, o jornal Folha de São Paulo se tornou um referencial para todos que lidam ou não com comunicação diariamente.

Desejamos que, da mesma forma que faz há 100 anos, a Folha continue prestando serviço à sociedade, levando informação e opinião, mesmo sob ataques à imprensa e a crise sanitária por qual passamos. Mais cem anos à Folha!”

(Paulo Nassar e Hamilton dos Santos)

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *