Edenred mobiliza seus 8500 colaboradores em apoio a comunidades locais
01 de julho de 2019
  • English

Cerca de 8.500 colaboradores da Edenred em 46 países apoiaram comunidades locais durante a sua jornada de trabalho para celebrar o Idealday. A data, criada em 2017, é especialmente dedicada à solidariedade e coloca em prática as três iniciativas de responsabilidade social corporativa do Grupo: Idealpeople, que visa melhorar a qualidade de vida; Idealplanet, dedicado à preservação do meio ambiente; e Idealprogress, concebido para a criação de valor responsável.

Na ocasião, a Edenred ainda lançouuma parceria mundial com a Le Projet Imagine, organização não-governamental (ONG) criada por Frédérique Bedos. Convencida de que “a inspiração impulsiona a ação”, a ONG escolheu o “jornalismo com esperança” como linha editorial e em particular, destaca os “Heróis Humildes” do mundo. O desafio consiste em aproveitar o poder dos meios de comunicação para disseminar o desejo de atuar em larga escala e, assim, promover o compromisso cívico em massa.

Com um estatuto consultivo especial concedido pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, a ONG cria conteúdos audiovisuais inspiradores para o público geral em todo o mundo. Uma vez que este público esteja sensibilizado, a ONG os encaminha para a ação, por meio de programas realizados em escolas, cidades, prisões e empresas, com a intenção de conseguir que o maior número de pessoas se comprometa com um mundo mais inclusivo e sustentável.

Além do apoio financeiro, a parceria da Edenred com a ONG “Le Projet Imagine” acontecerá de várias formas. Para comemorar o Idealday, Frédérique Bedosse se reunirá com a equipe brasileira do Grupo para discutir o tema da solidariedade. Uma competição interna, batizada de “Edenred Hero”, será organizada em conjunto com o projeto “Imagine”, no segundo semestre de 2019. Nele, os colaboradores da Edenred poderão defender os méritos de uma associação que apoiem de maneira pessoal e receber uma doação em seu nome. Frédérique Bedos também participará em vários eventos da Edenred, conscientizando os colaboradores sobre o conceito de engajamento. “A Edenred é um grupo internacional que está presente em todos os continentes, mas também estamos muito perto das nossas comunidades locais, não apenas em função de nossas soluções, que visam tornar o mundo do trabalho um mundo de progresso e de incentivo às economias locais, mas também por meio de nossa abordagem baseada no desenvolvimento sustentável. Tenho orgulho de nossa parceria com a Le Projet Imagine, que é um grande exemplo desse compromisso”, declarou Bertrand Dumazy, Presidente e CEO do Grupo Edenred. “Tanto em suas rotinas diárias, como no momento de celebrar o Idealday, os colaboradores da Edenred podem ser heróis do cotidiano. Estamos muito satisfeitos por termos encontrado um parceiro com o qual partilhamos valores tão importantes, como a imaginação e o respeito pelos outros”, declarou Frédérique Bedos.

IDEALDAY – O time da Edenred México, por exemplo, lutou contra a extinção das tartarugas na costa de Tecolutla, ajudando as recém-nascidas a chegar ao mar, em parceria com a fundação Vida Milenaria. Na Malásia, os colaboradores passarão o dia no PKYMS Home, na companhia de órfãos e idosos, com quem compartilharam uma refeição. Já na França, alguns colaboradores atualizaram pilhas de compostagem, enquanto outros continuaram a parceria iniciada em 2018 com a associação “Esporte na Cidade”, aconselhando jovens empreendedores originários de áreas urbanas carentes.

Em 2018, foram 8.000 colaboradores e parceiros da Edenred participaram das mais de 60 iniciativas a nível mundial: a apresentação, pela equipe da Edenred Chile, de um jardim sustentável em um centro para crianças carentes; o serviço de refeições e a coleta de roupas para moradores de rua e refugiados, realizada pela Edenred Líbano; ou o apoio a atividades realizadas por nossos funcionários da matriz com três associações (“Le Carillon”, “Rebelle” e “Sport in the City”).

 

 

BRASIL – No Brasil, o grupo decidiu ampliar o escopo da ação, dedicando três dias ao evento. Com isso, mais de dois mil profissionais dos escritórios de São Paulo e do Rio Grande do Sul se dedicaram aos projetos sociais apoiados pela Edenred Brasil na última semana. “Essa é uma grande mobilização solidária, em que conectamos nossas pessoas a diferentes possibilidades de fazerem a diferença. Só aqui no Brasil, são mais de dois mil colaboradores envolvidos na iniciativa, reforçando que podemos ser agentes transformadores para gerar um impacto positivo na sociedade”, comenta o Diretor de Recursos Humanos da Edenred Brasil, José Ricardo Amaro.

A jornalista Frédérique Bedos esteve no País para uma série de encontros com os colaboradores da Edenred Brasil com foco na conscientização para os conceitos de engajamento e solidariedade. Ela também participou de atividades programadas durante os três dias nas unidades de Pinheiros e Alphaville e em institutos parceiros.

Os profissionais escolheram as iniciativas que desejam participar. Nos escritórios de São Paulo e Alphaville, houve uma atividade em que jovens da Fundação Gol de Letra e do Instituto Via de Acesso tiveram oportunidade de acompanhar a rotina de atividades no trabalho ao lado de um colaborador. Também teve a participação em uma corrida de kart, seguida de um momento de interação e troca de experiências com jovens apoiados pelo Instituto Barrichello. Outra ação foi dedicada à orientação profissional e direcionamento de carreira para adolescentes do Instituto Ser+ e do Instituto OCA. Com foco no tema diversidade, ocorreram visitas ao Instituto Ser+ e atividades no escritório com a participação do Instituto da Oportunidade Social (IOS), com rodas de conversa e dinâmicas relacionadas ao assunto.

Nos escritórios do Rio Grande do Sul, localizados em Porto Alegre e Campo Bom, os colaboradores participaram de uma oficina de palhaço com o Projeto Viver de Rir, para ajudar a multiplicar sorrisos entre as crianças. A educação no trânsito e conscientização de futuros motoristas, do Projeto Pescar, foram foco de uma das iniciativas, em parceria com a ONG Vida Urgente. Outra ação buscou estimular jovens do Projeto Pescar a acompanhar a rotina de atividades e o dia a dia de um colaborador. Além disso, os colaboradores também puderam optar por colocar as mãos na massa e dedicar seu tempo para a revitalização da ONG Criança Cidadã. Para quem preferir manter o contato com o universo digital, a opção é promover a inclusão digital de idosos do Lar Santa Rita e introduzi-los às novas tecnologias e aplicativos.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.