13 de janeiro de 2023
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

A construção de um mundo melhor passa por olhar pelos ODS da ONU e pelas pessoas

 

Há diversas formas de pensar em um planeta sustentável. Existem ações em prol da preservação ambiental, da despoluição de rios, do resguardo à fauna. Mas é impossível projetar um mundo melhor sem olhar para atividades junto às pessoas. E é nesse item que a Converger tenta fazer sua parte.

É impensável ter um mundo saudável sem que as pessoas que nele habitam tenham plenas condições de exercer a cidadania. A própria ONU, ao estabelecer os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, compreendeu que relações interpessoais são tão importantes quanto propostas para frear a degradação ambiental ao redor do planeta. Como a Converger entra nessa história? Quero convidar você, leitor, a entender como pensamos por aqui e como nossos pensamentos convergem com as ideias da ONU – tanto que fomos convidados, com orgulho, a integrar a Rede Brasil Pacto Global da ONU.

Trinta anos atrás, as concepções da Converger tiveram início com um ato simples: observar. Assistindo à evolução do mercado de trabalho e do mundo corporativo há alguns anos, entendi que teríamos vida curta se aquele modelo persistisse. Era uma época de lucro a todo custo, pressão interna, diversidade inexiste e preconceito enraizado. Desde então, iniciei um trabalho para que as relações comerciais fossem pautadas no respeito e na igualdade.

A Converger nasceu para expandir esse entendimento. Somos mais do que uma empresa que tem uma lista de palestrantes para diversos assuntos. Somos pontes de construção de um mundo melhor. O nosso time de palestrantes e especialistas são selecionados em critérios rigorosos para que nosso conceito de melhores relações no ambiente corporativo seja colocado em prática.

Nossa relação com os ODS

A Agenda 2030 da ONU, com os 17 ODS globais, foi lançada em 2015, em Nova York. E, para nós, da Converger, foi como se a ONU estivesse olhando para nosso trabalho aqui no Brasil. Isso porque vários ODS conversam diretamente com os nossos pensamentos. Nossa missão, então, tinha recebido uma injeção de otimismo global para que pudéssemos mostrar aos nossos parceiros e àqueles que viriam ser nossos parceiros a importância de adotar boas práticas dentro das corporações.

A ODS número 3 trata sobre saúde e bem-estar, temas que não podem ficar restritos apenas às ações governamentais. As empresas podem – e devem – fazer sua parte para a construção de um mundo sustentável. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considerou a depressão como a doença do século XXI e estudos indicam que muitos diagnósticos se originam do ambiente de trabalho. A Converger quer ajudar as empresas a mudar esse cenário, com palestrantes e especialistas com know-how para auxiliá-las nessa transformação para melhor.

Ao falar sobre educação de qualidade, a ODS 4 atua em sintonia com a Converger também pelo entendimento que o setor corporativo tem papel decisivo para levar educação a todos os cantos do planeta. O apoio de grandes empresas em projetos robustos de educação é decisivo – e a Converger, com seu time de especialistas, mostra como essas corporações podem criar setores e ações para que cada vez mais pessoas tenham condição a estudos de qualidade. Porque é sempre possível, dentro das empresas, criar uma cultura de ajuda ao próximo em várias frentes.

Nos ODS 8 e 10, a ONU estabelece metas para trabalho decente e crescimento econômico, além de falar da redução das desigualdades. E aqui a Converger tem atuação decisiva junto aos seus parceiros.

O entendimento da Converger é que o trabalho decente e crescimento econômico estão intrinsicamente conectados à redução das desigualdades. Nenhum local do mundo – isso inclui as empresas – terá um crescimento orgânico, perene e sustentável se parte da comunidade não puder acompanhar as conquistas da humanidade. A falsa sensação de que é preciso olhar só para dentro das corporações para a constituição do sucesso já foi superada e vários números mostram que empresas com compromissos sustentáveis têm taxas de crescimento superiores àquelas que ainda guardam modelos arcaicos de relacionamento.

Igualdade e redução de desigualdades são o futuro do mundo corporativo

Os ODS 8 e 10 balizam um tema que há anos a Converger atua: é preciso dar voz e vez a todas as pessoas, promover equidade de oportunidades e batalhar pela redução de desigualdades para que o crescimento econômico global seja constante e concreto.

Queremos que todos os nossos parceiros, aqueles que já são e os que virão a ser, possam ter ações sustentáveis e que integrem também a Rede Brasil do pactoglobal da ONU. Para isso, nosso time entrega às empresas conhecimentos em alguns pilares: elas lideram (ou seja, lideranças femininas, em cargos de destaque e chefia), salários dignos, raça (promoção de igualdade racial, com mais negros e negras em funções de comando) e prioridade na saúde e bem-estar. Alcançando essas metas, os resultados corporativos são substanciais.

Tenho certeza que auxiliar as empresas a atingir os ODS da ONU, esses pontos de ambição pela construção de um mundo melhor, é fator primordial para sobrevivência das empresas. A imersão completa em um ambiente corporativo sustentável pode gerar milhões de dólares ao redor do mundo, uma vez que haverá crescimento de toda a sociedade, aliada com o tratamento correto da natureza. Para chegarmos a esse cenário ideal, é vital que cada vez mais empresas sejam impactadas e entendam a importância da sustentabilidade. A Converger está mais do que disposta a construir essa trilha.

Queremos que todos os nossos parceiros, aqueles que já são e os que virão a ser, possam ter ações sustentáveis e que integrem também a Rede Brasil do pactoglobal da ONU. Para isso, nosso time entrega às empresas conhecimentos em alguns pilares: elas lideram (ou seja, lideranças femininas, em cargos de destaque e chefia), salários dignos, raça (promoção de igualdade racial, com mais negros e negras em funções de comando) e prioridade na saúde e bem-estar. Alcançando essas metas, os resultados corporativos são substanciais.

Convido você, que se identificou com os ideais da Converger, a visitar nosso site converger.com.br e nos seguir nas redes sociais. Lá vocês podem ver o time incrível de palestrantes e as ações que foram feitas para tornar o mundo um lugar melhor.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Carlos Paes

Carlos Paes é empreendedor a mais de 30 anos, fundou e é CEO da Converger Palestras, a primeira e única agência do Brasil de palestrantes que vivem a Diversidade e a Inclusão, mentor de palestrantes, curador de palestras para diversidade e a Inclusão. Paes é um empreendedor apaixonado pelo empreendedorismo social. Idealizou e formou as turmas do curso Empreendedor Eficiente, primeiro treinamento inclusivo para empreendedores pessoa com deficiência ministrado pelo Sebrae-RJ.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *