Aberje e ABCPública inauguram curso avançado de comunicação pública
Programação vai até maio de 2020
“Comunicação Pública: novos olhares, novas práticas” inaugurou o Programa Avançado de Comunicação Pública no sábado, 3 de agosto, promovido por meio de parceria entre Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública). O primeiro módulo contou com palestras do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, do jornalista Eugênio Bucci, e de Andrew Greenlees, sócio Fundador da FLAG Public Affairs, Fábio dos Santos, ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, e Eduardo Pugnali, Secretário Executivo da Secretaria Especial de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. O diretor-presidente da Aberje e professor da USP, Paulo Nassar, e Jorge Duarte, diretor da ABCPública, e Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, mediaram os debates.
“Dentro dos ambientes da comunicação, seja do lado corporativo, seja do lado público, precisamos cada vez mais entender maneiras de incentivar o diálogo por meio da razão e da conversa. É preciso entender que, nas raízes disso, está o que chamamos de civilização. Precisamos lutar pela civilização, pelo diálogo, e não pela barbárie”, afirmou Nassar na abertura do curso.
Nesse sentido, ele ilustrou o conceito de republicanismo, inerente à construção da civilização no século 21, com um episódio histórico ocorrido na Espanha: a morte do dirigente socialista Alfredo Perez Rubalcaba, em maio de 2019. “No enterro de Rubalcaba estavam todas as forças políticas da Espanha, com exceção dos extremistas.”
Estavam na cerimônia, contou Nassar, o atual presidente do Governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, mas também o anterior (o conservador Mariano Rajoy), o rei da Espanha, entre outros. “Li jornais conservadores, os que expressam o lado liberal, os que expressam o lado da esquerda, e todos os jornais exaltavam a importância de Rubalcaba.”
O episódio se coaduna com o espírito que Aberje e ABCPública defendem no contexto de uma comunicação pública republicana. “Precisamos criar essa cultura no país. Isso é civilização, é não demonizar o outro, o diverso, o diferente.”
Em mensagem enviada ao curso por vídeo, o presidente da ABCPública, Lincoln Macário, destacou a importância estratégica da comunicação no país. “Discutir, debater, estudar, se aprofundar para aprimorar a comunicação pública é um imperativo moral que devemos ter com senso de urgência.” De acordo com ele, o objetivo de realizações como o curso promovido pela parceria é “tornar mais republicana a comunicação pública em todo o país, fazendo dela um instrumento de transparência e acima de tudo de formação da cidadania”.
O diretor geral da Aberje, Hamilton dos Santos, falou sobre a necessidade de as organizações terem em seus quadros profissionais capacitados e treinados para estruturar a área de comunicação. “Numa empresa, todos têm de ter a habilidade da comunicação”, disse. “Mas é ainda muito relevante haver uma área de comunicação, centralizando essa área, como guardiã da narrativa. As organizações precisam cada vez mais ter suas narrativas estruturadas.”
Mas esses profissionais precisam também entender o mundo em que o ativismo e a cidadania são, cada vez mais, realidades permanentes. “Talvez o mundo dos negócios, atualmente, esteja à frente do mundo da política. Hoje, os CEOs das organizações, os investidores, são ativistas”, ponderou Santos.
Jorge Duarte, diretor da ABCPública e gerente de comunicação estratégica da Embrapa, e Emiliana Pomarico, gerente-executiva da Escola Aberje de Comunicação, são os curadores do curso, cuja programação prevê seminários, debates, palestras e aulas que acontecem aos sábados das 9h às 18h, uma vez por mês, de agosto de 2019 a maio de 2020. São ao todo 80 horas de programa, divididos em dez módulos – que podem ser adquiridos separadamente. A próxima aula acontece dia 21 de setembro, sobre “Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública”
O curso é voltado a profissionais de comunicação da área pública, do terceiro setor e de empresas privadas, interessados em conhecer práticas e novos paradigmas em desenvolvimento na área.
Programação
As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 18h (8 horas). Confira os próximos módulos:
Módulo 2: Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública
Data: 21 de setembro
Instrutora: Cláudia Lemos e Bob Vieira da Costa
Módulo 3: Comunicação Pública e relações com as mídias: muito além de assessoria de imprensa
Data: 05 de outubro
Instrutor: Jorge Duarte
Módulo 4: Gestão de riscos e crises em comunicação: uma agenda permanente
Data: 09 de novembro
Instrutor: Armando Medeiros
Módulo 5: Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização
Data: 07 de dezembro
Instrutora: Érica Abe
2020
Módulo 6: Mensuração da Comunicação na área pública
Data: 18 de janeiro de 2020
Instrutora: Suzel Figueiredo
Módulo 7: Gestão da Comunicação Interna: informação e diálogo com empregados da área pública
Data: 08 de fevereiro
Instrutor: Paulo Henrique Soares
Módulo 8: Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública
Data: 21 de março
Instrutora: Vivian Rio Stella
Módulo 9: Gestão de publicidade, marketing e patrocínio
Data: 18 de abril
Instrutor: Mariana Montoro Jens e Caio Bassortti
Módulo 10: Seminários de comunicação pública
Data: 16 de maio
Coordenação: Jorge Duarte e Emiliana Pomarico
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