Erro na grafia de nomes é problema menor?
Falta de checagem em nomes e qualificações de pessoas é um problema constante nos jornais. Com a facilidade de consulta na internet, a pressa em entregar logo os textos não é desculpa aceitável para esse tipo de erro. Em poucos segundos, a informação estaria disponível.
A causa, portanto, pode ser simplesmente preguiça de revisar ou conferir. Ou, então, a sensação de que esse é um problema menor (“dá para entender; por que se preocupar com esses detalhes”, pensaria o redator?). Não considero esse tipo de erro algo desprezível, pois afeta a credibilidade do texto, assim como de quem o escreve (cuja imagem também sai arranhada).
Na Folha de 06 de agosto, em um só artigo assinado, encontrei dois erros do tipo, que descrevo a seguir e reproduzo em imagens. O primeiro chama mais a atenção por se tratar do presidente norte-americano, cujo nome é mais do que conhecido. Fica muito feio grafar “Barak” em lugar de “Barack”.
O segundo é de um tipo muito comum, que passa quase despercebido, mas não deveria: a acentuação em nomes de origem espanhola. No caso do artigo citado, está sem acento o prenome “Raúl”, do atual líder cubano. A falta de acentos em nomes e sobrenomes que possuem similar em português não acentuados é muito frequente: García Márquez sem um ou os dois acentos é um exemplo clássico, mas há diversos outros (Martínez, Fernández, Rodríguez, González etc.).
No primeiro parágrafo, falei também do problema na qualificação de pessoas. O exemplo que trago é da mesma edição da Folha, em legenda: Daniel Jobim, neto de Tom, foi identificado como seu filho em legenda.
Dá para aceitar esses tipos de erros? Ninguém confere? Ou ninguém nos jornais se importa com esse “preciosismo”?
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto