Pesquisa patrocinada pela Mastercard revela os hábitos dos fãs de futebol na América Latina
É impossível falar da cultura latino-americana sem discutir futebol. É uma região onde as crianças muitas vezes aprendem a chutar uma bola à medida que aprendem a andar. É mais que um esporte; é uma energia que todos os dias aproxima famílias, amigos e estranhos. Com a CONMEBOL Copa América Brasil 2019 se aproximando rapidamente, a Mastercard, patrocinadora Oficial de Serviços de Pagamento do Torneio e de Pagamentos por Aproximação e associada da Aberje, realizou uma pesquisa em colaboração com a Kantar – que abrange Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – para entender melhor como os fãs na América Latina vivenciam sua maior paixão. Isso faz parte do compromisso contínuo da empresa com os esportes; a Mastercard conecta as pessoas à sua paixão pelo futebol há mais de 25 anos, e esse compromisso continua crescendo.
Apresentamos a seguir os principais destaques dos resultados por país:
- Os colombianos são os mais famintos! 74% deles afirmam usar o intervalo das partidas para pegar alimentos e bebidas para o segundo tempo, enquanto os entrevistados de outros países geralmente optam por usar o banheiro. Já 66% dos entrevistados preferem assistir as partidas com amigos em vez de com familiares, ou ainda sozinhos.
- No Brasil, os chefes das empresas podem receber muitos pedidos de dispensa por conta de uma partida importante de futebol. 42% dos entrevistados no país afirmam que é provável que ignorem o trabalho ou a escola para assistir a uma partida transmitida de seu time favorito. E se não faltarem ao trabalho, 74% deles provavelmente assistirão no escritório.
- Pergunte a qualquer argentino e eles dirão que se importam mais com futebol do que com qualquer outra coisa. Na verdade, 6 em cada 10 dos entrevistados do país afirmam ser “fãs” de futebol. Mesmo quando não conseguem chegar pessoalmente ao jogo, 58% dos entrevistados estarão torcendo por seu time pela tela da televisão, e 49% até gritam com o árbitro.
- Não é de se surpreender que, dos países pesquisados, os chilenos foram os que formaram a audiência mais significativa da Copa América anterior (77%). Afinal, eles são os atuais bicampeões! No entanto, você terá dificuldade para tirar do sofá os fãs chilenos do futebol, já que 95% dos entrevistados afirmam que assistem o futebol em suas próprias casas.
- Quando o Peru vencer uma partida importante, você definitivamente ficará sabendo. Depois do jogo, os torcedores do país tendem a conversar com seus amigos sobre as melhores jogadas (46%), se gabar da vitória nas redes sociais (39%) e alguns até mesmo compartilham um selfie comemorativo (31%).
“Na Mastercard, acreditamos firmemente na importância das paixões compartilhadas e buscamos nos engajar e nos conectar com nossos consumidores sempre que possível”, disse Janet Rivera-Hernandez, Diretora de Comunicação da Mastercard América Latina e Caribe. “Por meio de pesquisas como esta, e patrocinando um dos principais eventos esportivos da região – entre outros -, podemos nos aproximar de nossos consumidores e continuar apoiando suas paixões”.
Na América Latina, os consumidores tendem a aproveitar os prazeres da vida, sejam eles grandes ou pequenos; eles valorizam acima de qualquer outra coisa a felicidade, a satisfação pessoal e conexões significativas. É por isso que a Mastercard procura constantemente maneiras de descobrir o que move os consumidores da região e como eles interagem com essas paixões.
Ao investir no futebol como um esporte profissional e influente, a Mastercard tem o objetivo de impactar diretamente a vida dos atletas e inspirar as pessoas a superar desafios pessoais e a começar o que não tem preço.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados