O valor da comunicação na crise
Em tempos de crise, a comunicação mostra a que veio – e aonde pode nos levar
A crise brasileira tem se agravado e o brasileiro sente os efeitos no bolso e no bem-estar. O contexto atual é um combinado de crises econômica, política e institucional, e a comunicação tem peso na chegada a esse cenário – e também para a saída dele. Qual a comunicação que o Brasil precisa?
Os desafios inadiáveis chamam os comunicadores à ação. No próximo dia 08 de outubro, é comemorado, no Brasil, o Dia da Comunicação Empresarial. Para celebrar a data, a Aberje promove em São Paulo o debate “A comunicação que o Brasil precisa”.
O contexto de crise, somado aos desafios das tecnologias digitais, à mudança de comportamento das pessoas – cada vez mais conectadas, dispersas e desconfiadas –, e às novas relações entre organização e seus públicos, exigem do profissional de comunicação diferentes competências-chave. E tudo passa pela narrativa.
“O mundo hierárquico, estático, ‘sólido’ e da razão técnica era propício para a imposição de uma macrovisão, sem que houvesse um diálogo orgânico para sua elaboração. A velha narrativa empresarial, imposta de cima para baixo, perde legitimidade em um mundo conectado e cada vez mais transparente”, afirma o diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da Universidade de São Paulo, Paulo Nassar. Ele ressalta que “é preciso, agora, um novo olhar sobre os ‘pequenos’ acontecimentos do cotidiano, numa sociedade que caminha cada vez mais para um modelo sem hierarquia e humanizado, um ambiente de cooperação”.
O encontro reunirá lideranças como a Diretora de assuntos corporativos na Apsen, Renata Spallicci; o presidente da Korn/Ferry International, Sergio Averbach; o diretor de Comunicação do McDonald’s, Helio Muniz; o Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen, André Senador; o diretor do Estúdio Globo, Rafael Kenski; a Líder de Conteúdo Digital da Edelman Significa, Paula Nadal; o Diretor de Publicidade do UOL, André Vinícius; e a Jornalista e autora do livro e do blog A Vida Sem Crachá, Claudia Giudice para um diálogo sobre o mindset da comunicação indispensável às empresas. Serão três painéis, o primeiro debatendo empregabilidade e competências necessárias, o segundo sobre conteúdo e narrativas, e o terceiro sobre desafios e tendências.
“A comunicação que o Brasil precisa – Ética, Transparência e Novas Competências Profissionais”
Quando: Dia 8 de outubro (Dia da Comunicação Empresarial)
Horário: 8:30 às 12:30
Onde: Espaço Aberje Sumaré – R. Amália de Noronha, 151, 6º andar
Mais informações: https://www.aberje.com.br/acomunicacaoqueobrasilprecisa.asp
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira