O valor da comunicação na crise
Em tempos de crise, a comunicação mostra a que veio – e aonde pode nos levar
A crise brasileira tem se agravado e o brasileiro sente os efeitos no bolso e no bem-estar. O contexto atual é um combinado de crises econômica, política e institucional, e a comunicação tem peso na chegada a esse cenário – e também para a saída dele. Qual a comunicação que o Brasil precisa?
Os desafios inadiáveis chamam os comunicadores à ação. No próximo dia 08 de outubro, é comemorado, no Brasil, o Dia da Comunicação Empresarial. Para celebrar a data, a Aberje promove em São Paulo o debate “A comunicação que o Brasil precisa”.
O contexto de crise, somado aos desafios das tecnologias digitais, à mudança de comportamento das pessoas – cada vez mais conectadas, dispersas e desconfiadas –, e às novas relações entre organização e seus públicos, exigem do profissional de comunicação diferentes competências-chave. E tudo passa pela narrativa.
“O mundo hierárquico, estático, ‘sólido’ e da razão técnica era propício para a imposição de uma macrovisão, sem que houvesse um diálogo orgânico para sua elaboração. A velha narrativa empresarial, imposta de cima para baixo, perde legitimidade em um mundo conectado e cada vez mais transparente”, afirma o diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da Universidade de São Paulo, Paulo Nassar. Ele ressalta que “é preciso, agora, um novo olhar sobre os ‘pequenos’ acontecimentos do cotidiano, numa sociedade que caminha cada vez mais para um modelo sem hierarquia e humanizado, um ambiente de cooperação”.
O encontro reunirá lideranças como a Diretora de assuntos corporativos na Apsen, Renata Spallicci; o presidente da Korn/Ferry International, Sergio Averbach; o diretor de Comunicação do McDonald’s, Helio Muniz; o Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen, André Senador; o diretor do Estúdio Globo, Rafael Kenski; a Líder de Conteúdo Digital da Edelman Significa, Paula Nadal; o Diretor de Publicidade do UOL, André Vinícius; e a Jornalista e autora do livro e do blog A Vida Sem Crachá, Claudia Giudice para um diálogo sobre o mindset da comunicação indispensável às empresas. Serão três painéis, o primeiro debatendo empregabilidade e competências necessárias, o segundo sobre conteúdo e narrativas, e o terceiro sobre desafios e tendências.
“A comunicação que o Brasil precisa – Ética, Transparência e Novas Competências Profissionais”
Quando: Dia 8 de outubro (Dia da Comunicação Empresarial)
Horário: 8:30 às 12:30
Onde: Espaço Aberje Sumaré – R. Amália de Noronha, 151, 6º andar
Mais informações: https://www.aberje.com.br/acomunicacaoqueobrasilprecisa.asp
COMENTÁRIOS:
Notícias Aberje
- “O Brasil tem tudo para ser a maior potência mundial”, afirma o empresário português Miguel Setas
- COP28: o que os comunicadores precisam saber sobre a conferência do clima
- “O Brasil é o país que mais reduziu emissões de carbono em 2023”, afirma o presidente do Ibama, que participa da COP 28 em Dubai
- Portonave é nova associada da Aberje
- Encontro especial reúne membros do Capítulo Rio Grande do Sul para uma conversa sobre comunicação e agro
ARTIGOS E COLUNAS
Juliana Neiva Planejar é melhor que remediarCarlos Parente Aberje na COP28: Entre outros destaques, COP28 tem dia dedicado aos povos indígenas e ênfase na eliminação do uso de combustíveis fósseisCarlos Parente Aberje na COP28: Em meio a diversas negociações e painéis na COP28, é divulgada projeção recorde de emissões por combustíveis fósseis em 2023Carlos Parente Aberje na COP: “Dia da Saúde” na COP28 tem debates, negociações e anúncio de US$ 1 bilhão para o temaElizeo Karkoski Transformando a área de Comunicação Interna: Como a P3K e o Sinapse estão fortalecendo o mercado