27 de outubro de 2022

Nova série de podcasts “Na Ordem do Dia” trata das formas do diálogo

Em quatro episódios, a segunda temporada do podcast Na Ordem do Dia aborda o tema do diálogo com filosofia, implicações nas relações interpessoais e na democracia

A segunda temporada da série de podcast Na Ordem do Dia, que trata de questões complexas que afetam o ambiente das organizações, está disponível nos principais tocadores. Com tema “As Formas do Diálogo”, os quatro episódios abordam as maneiras como o diálogo impacta a vida em sociedade e as relações interpessoais. 

Durante esta segunda temporada, a série leva os ouvintes a uma viagem no tempo e na filosofia, com reflexões da professora de Filosofia Política na Unicamp,  Yara Frateschi, da professora de Filosofia na Universidade Federal do ABC, Maria Cecília Gomes dos Reis e da psicóloga e especialista em Comunicação Não-Violenta, Pamela Seligmann, além da participação de Pedro Paulo Pimenta, professor de Filosofia da USP, que também é curador do podcast. 

Episódio 1 –  O que é Diálogo  

Ao trazer muitas reflexões sobre como interagir em sociedade e a maneira como o ser humano troca informações, o primeiro episódio mostra que o diálogo herdado da Grécia Antiga, acontece para que as ideias divergentes possam ser compreendidas. Mas, afinal, o que é diálogo? “No sentido mais elementar o diálogo é uma conversação, que envolve duas ou mais pessoas que se engajam conjuntamente na tentativa de resolver questões, de compartilhar visões de mundo, problemas, interesses”, salienta Yara Frateschi.

Episódio 2 – O Diálogo na Democracia 

segundo episódio da série frisa que o diálogo precisa ser resgatado, porque a maneira como a comunicação ocorre nas plataformas digitais vem tornando as pessoas cada vez mais fechadas para as discordâncias. Na visão de Pedro Pimenta, hoje se dialoga menos do que antes e as plataformas eletrônicas e as redes sociais comprovam isso. “São lugares onde a voz se perde, onde a imagem reina e existe a palavra escrita silenciosa, sem nuance, e os diálogos dependem das nuances que existem na linguagem e da sutileza na expressão”, explica.

Episódio 3 – Interações no Trabalho 

O trabalho em equipe dentro de uma empresa só pode acontecer com uma boa comunicação interpessoal. O diálogo nas organizações é tema do terceiro episódio. Para a professora Maria Cecília Gomes dos Reis, o diálogo no ambiente de trabalho é essencial para a cooperação. “Formar equipe onde cada um possa contribuir com as suas próprias habilidades, com o que cada um tem de diferente. O diálogo é a arena na qual essa multiplicidade se apresenta e se forma esse colegiado múltiplo para enfrentar as coisas complexas do mundo, então o diálogo é fundamental na cooperação”, ressalta.

Episódio 4 – A Escuta no Diálogo 

No quarto episódio, os professores frisaram algo que foi dito desde o primeiro episódio: só há diálogo quando há escuta, mesmo que no mundo atual as pessoas parecem se escutar cada vez menos. “O diálogo não é qualquer conversação”, afirma a psicóloga Pamela Seligmann. “O diálogo existe quando há dois seres numa relação eu-tu que se comunicam e se conectam. Não é um monólogo. O objetivo do diálogo não é passar a pensar como o outro, mas que aprendamos a conviver”, complementa a instrutora da Aberje.

O podcast Na Ordem do Dia é idealizado pelo diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos. Com produção, direção e roteiro de André Felipe de Medeiros, locução de Natália Sousa, edição de Nik Silva, trilha sonora do Cientista Perdido e produção executiva de Andre Nakasone.

Primeira temporada do Na Ordem do Dia: Paixões e Emoções

O projeto Na Ordem do Dia estreou em formato podcast em 2021 para abordar o tema das Paixões e Emoções, a partir da lente da filosofia, da psicanálise e da comunicação.

Ao todo, foram seis episódios, com entrevistas feitas com as especialistas Cynthia Provedel, comunicadora e professora da Escola Aberje de Comunicação, estudiosa das emoções desde o seu mestrado e com formação em andamento em Gestão das Emoções nas Organizações pela Faculdade Albert Einstein; Janaína Namba, professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-doutorado pela UFSCar na área de Filosofia da Psicanálise e Antropologia; e Maria Isabel Limongi, professora de filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na Ordem do Dia é um projeto multimídia, que surgiu em 2019 para tratar de questões complexas que afetam o ambiente das organizações e para dar repertório aos profissionais de comunicação. O programa já tratou sobre liberalismo, e, no contexto da pandemia, discutiu direitos individuais e instituições científicas, e contou com a participação dos professores Renato Janine Ribeiro e Pedro Paulo Pimenta.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *