15 de março de 2019

Livro da Universidade de Coimbra debate memória e identidade organizacional

A Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press lançou o livro “Narrativas Mediáticas e Comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional”, de autoria de João Figueira e Ana Teresa Peixinho. O livro traz uma coletânea de artigos de pesquisadores acadêmicos de universidades de Coimbra, São Paulo, Braga, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sorbonne, entre outras, que exploram os múltiplos fenômenos da comunicação e da memória organizacional, a partir de diferentes áreas do conhecimento: Comunicação Organizacional, Geografia, Ciências da Comunicação e Ciência da Informação.

Na introdução da obra, os autores explicam: “A história, como sustenta Marialva Barbosa, em Mídia e Memória, é sempre a história dos homens e das instituições, o que significa que se conta ‘o mundo como se fosse real, como se o que é relatado de facto tivesse acontecido daquela forma’. A memória das organizações, como a sua identidade, não escapa a esse processo de construção narrativa feito subjetivamente num determinado contexto social, histórico, económico e ideológico”.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, é um dos autores, em conjunto com Luís Alberto de Farias, também professor da ECA-USP. O artigo, intitulado “Memória, identidade e as empresas brasileiras: a difícil metamorfose”, reflete sobre a construção da narrativa da identidade organizacional, seu valor e a crise de identidade por que passam as empresas diante dos desafios impostos pela globalização e por processos de fusões e aquisições.

  • COMPARTILHAR: