13 de dezembro de 2021

Dow: Projetos de reciclagem de materiais evitam descarte pós-consumo de tampas de perfume e tampões de ouvido

Grupo Boticário e 3M têm contado com a colaboração e a expertise do Latin America Innovation Center da Dow

Foto: Divulgação

Até 2025, o aumento da produção de lixo irá alcançar a marca dos 2,2 bilhões de toneladas ao ano, de acordo com estimativa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Diante desta quantidade gigantesca e alarmante de resíduos, pode não parecer, mas o reaproveitamento de pequenos itens produzidos em larga escala faz muita diferença na redução dos impactos no meio ambiente.

Dois projetos inovadores de reciclagem de materiais com esse perfil têm contado com a colaboração e a expertise do Latin America Innovation Center da Dow, o polo de inovação da empresa para a América Latina, e são exemplos de soluções sustentáveis que vão evitar o descarte pós-consumo de centenas de milhares de tampas de perfume e resíduos de tampões de ouvido (ear plugs) produzidos, respectivamente, pelo Grupo Boticário e pela 3M.

Provavelmente você nunca parou para pensar que uma tampa de embalagem de perfume pode ser um elemento importante para geração de impacto positivo no meio ambiente. Então convidamos você para descobrir como isso pode acontecer na prática.

O Grupo Boticário, que anualmente lança entre 1.700 e 1.800 produtos, desenvolveu um processo para reciclagem de tampas de perfume de SURLYN™, resina produzida pela Dow, que se destaca pela elevada transparência, versatilidade ao design e alta resistência química. Entretanto, por ser um material de grande complexidade, sua reciclagem ainda não era viável na cosmética. Em uma iniciativa inédita no mundo, as tampas de perfumaria da empresa produzidas com SURLYN™ são recolhidas depois do consumo, separadas por cooperativas de reciclagem, recicladas e, por fim, são incorporadas em novas tampas. Parte fundamental desse ciclo é o programa de logística reversa da companhia, o maior do Brasil, com 4 mil pontos de coleta nas lojas do Grupo.

O novo processo de reciclagem do SURLYN™ permite o retorno sustentável das embalagens que vêm dos consumidores (PCR — pós-consumo) e também incorpora os resíduos da matéria-prima que são descartados na produção (PIR — pós-industrial). “Mais do que buscar destinação correta, com o apoio da Dow, conseguimos encontrar uma solução para incorporar o material novamente na cadeia e fechar o ciclo produtivo. Esse projeto foi de muita importância para nós, para entendermos, de fato, como funcionam as cooperativas e, inclusive, alavancar outros projetos que temos”, comenta Rafael Muller, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Perfumaria, Datas Especiais e Acessórios no Grupo Boticário.

Além do ganho de sustentabilidade, o executivo conta que houve grande divulgação da iniciativa. “E a gente aprendeu a fazer projetos de forma colaborativa. A chave do sucesso foi não ficarmos fechados, cada um em seu laboratório. Conseguimos juntos chegar a uma solução para os consumidores”, afirma.

Já o projeto da 3M visa aproveitar uma espuma de poliuretano expandida, resíduo específico da produção de tampões de ouvido, e está em pleno desenvolvimento, também em parceria com a Dow. Por meio da cocriação, da pesquisa de alto nível e dos recursos tecnológicos disponíveis no centro de inovação da Dow, o objetivo é identificar e desenvolver uma destinação sustentável para o material. “A primeira opção é promover a aglomeração e reutilização em outro produto. Além disso, estamos avaliando se é possível o envio deste resíduo ao centro de reciclagem da Dow, localizado em Hortolândia (SP). E, como última opção, que é o nosso sonho, gostaríamos de viabilizar uma reciclagem química, de modo a aplicar o processo de economia circular e retornar o poliol à produção dos ear plugs”, afirma Marcelo Gandur, head de Sustentabilidade, Segurança e Conformidade de Produtos da 3M para a América Latina.

A transição entre os modelos linear e circular, de fato, depende desses novos formatos de trabalho, da integração de vários setores, diferentes conhecimentos e habilidades, em soluções estruturadas, inovadoras, capazes de ganhar escala, enfrentar os desafios contemporâneos e assegurar o futuro do planeta.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *