18 de novembro de 2019

‘BNDES setorial’ chega à edição 50

O periódico BNDES Setorial, que reúne artigos produzidos pelos analistas setoriais do Banco sobre as diversas áreas em que a instituição atua, chega este ano a sua edição de nº 50, completando 25 anos de publicação contínua. Essa edição traz quatro novas análises sobre os setores de aeroportos, indústria naval, indústria de transformação e resíduos sólidos. O BNDES é associado da Aberje.

No artigo Evolução recente do modelo de concessão aeroportuária sob a ótica da financiabilidade, engenheiros da Área de Saneamento, Transporte e Logística do BNDES apresentam uma análise do processo de concessão dos aeroportos brasileiros no período que vai de 2011 até os dias atuais. O estudo discute a evolução do modelo de concessão, mostrando como o equilíbrio entre riscos e incentivos oferecidos aos investidores foi sendo aperfeiçoado ao longo das cinco rodadas de concessão realizadas. O trabalho oferece algumas sugestões de melhoria para as próximas etapas, inclusive em relação a aspectos regulatórios do setor.

Com foco nas perspectivas da indústria naval brasileira, o artigo Estaleiros de manutenção e reparo discute as diferenças entre este tipo de estaleiro e aquele dedicado à construção de novas embarcações. Dessa forma, os autores procuram mostrar o potencial para a atividade de manutenção e reparo no país. A análise é assinada por equipe do Departamento de Gás, Petróleo e Navegação do Banco.

O impacto das crises econômicas de 2008-2009 e 2015-2016 sobre a indústria de transformação (IT) é tema de artigo da gerência setorial do Departamento de Bens de Consumo, Comércio e Serviços do BNDES. O estudo analisa, a partir de dados de pesquisas do IBGE, como as trajetórias de cada setor foram alteradas após a eclosão das crises, revelando quais deles foram mais e menos afetados. Os autores investigam ainda os efeitos nas diferentes regiões do país e observam possíveis relações com fatores como o peso dos setores na economia e no emprego, o porte das empresas e a concorrência chinesa.

Fechando a publicação, o artigo Políticas públicas na gestão de resíduos sólidos: experiências comparadas e desafios para o Brasil aborda a transição para o modelo de economia circular, analisando experiências internacionais bem-sucedidas no manejo sustentável de resíduos sólidos urbanos. O estudo, elaborado por equipe do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES, procura contribuir dessa forma para a adoção de melhores práticas na disposição de resíduos no Brasil.

Baixe a publicação completa.

  • COMPARTILHAR: