Foi falha na Comunicação!
Quem nunca ouviu essa frase? Ela é no mínimo curiosa. Sempre que ouço isso, penso a respeito. Não sei se pra você também é assim. Acho que quem disse não sabe direito a quem culpar e daí culpa a “entidade” comunicação. Por quê? Não sei ao certo, mas algumas hipóteses me vêm à mente, afinal, alguém (o emissor) quis dizer alguma coisa (a mensagem) para outro alguém (o receptor), mas alguma coisa deu errado ou, porque não, todas elas. Vamos às hipóteses : o emissor não soube se expressar, mas achou que estava sendo claro; o receptor não entendeu e não questionou e tudo deu errado. Não é assim? O mais incrível de tudo isso é que a “entidade” comunicação paga o pato e ninguém ou todo mundo é culpado, inclusive ela mesma.
Se pra você pareceu brincadeira de telefone sem fio, na comunicação acontece o tempo todo. Comunicar bem não é fácil e, pra piorar, todo mundo acha que sabe fazer bem.
Quero compartilhar uma historinha que não sei onde li nem quem escreveu então desculpe-me se não dou o devido crédito, mas que pra mim traduz o que estou dizendo.
Um homem estava tentando mover seu sofá quando este ficou emperrado na porta de entrada da sua casa. Decidiu chamar o vizinho para lhe ajudar. Empurra daqui, puxa dali, e nada do sofá desemperrar. Depois de muito tempo tentando, já exaustos, o vizinho exclamou:
– Não tem jeito. Acho que nunca vamos colocar isso para dentro!
E o dono do sofá disse, olhando perplexo para o vizinho:
– Para dentro ??!
Ah, essa comunicação! Por causa dela, países entram em guerra; empresas vão à falência; povos odeiam outros povos; religiões são criadas; filhos odeiam os pais; maridos e mulheres acabam se divorciando.
Pra quem trabalha com ela, existem alguns cuidados mínimos a serem tomados sempre que falamos em projetos (aqui falando sob a perspectiva da área de comunicação como prestadora de serviço e, portanto, receptora da mensagem). Pergunte, pergunte e pergunte. Quanto mais você souber do projeto (Pra quê? Por quê? Que problema resolve? Qual a intenção? etc…) menor , menor a probabilidade de falha na entrega final. Maior a possibilidade de conseguirem empurrar o sofá pra fora da sala.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto