Comunicação e sua responsabilidade 23 de março de 2020

Publicado originalmente no LinkedIn de Marlene Marchiori, 20 de março de 2020

A comunicação organizacional, por ser estratégica, define conjuntamente os pilares que embasam o processo de gestão que o mundo vive em relação ao COVID-19: saúde e segurança das pessoas; olhar mais amplo, envolvendo a sociedade e o mundo; atendimento ao cliente, parceiros e fornecedores.

Estudos e análise de experiências em diversos países colaboram na apreciação dos caminhos para este enfrentamento mundial. Como profissionais de comunicação, temos nossas responsabilidades e devemos assumir essa batalha com assertividade, criatividade e zelo com o bem-estar. Fundamental agirmos, a partir daquilo que ouvimos e vemos.

Temos observado e vivenciado algumas práticas:

Sensibilizar, conscientizar e reeducar a equipe para uma nova maneira de se relacionar, com uma preparação para essa transição.

Atuar com Comitê de Crise para tomada de decisão mais rápida e com equilíbrio para uma execução integrada.

Desenvolver estratégias de engajamento em trabalho remoto, trabalhando a cultura, o propósito e os valores do negócio, além de estimular o fundamental papel das lideranças.

Criar políticas de home office, facilitando o “novo jeito” de trabalhar.

Focar na saúde e na segurança dos empregados, de seus familiares, envolvendo as comunidades locais e os públicos de relacionamento, achatando o risco, identificando formas de minimizar os impactos. Esquemas de contingência ativos e dinâmicos.

Tempo é crucial.

Clareza e consistência, obrigação das fontes.

Respeito, colaboração e empatia para escalonar com velocidade a informação correta.

Linguagem e respostas únicas para os públicos tornam o processo de comunicação mais assertivo. Adaptar linguagem, conforme público, é mandatório.

Devemos ter clareza e visão, facilitando as novas experiências.

Times colaborativos e comprometidos, fazem toda a diferença para mantermos o nível de confiança.

Ampliarmos o bem comum, com o exemplo de líderes conscientes e colaborativos.

Pensar no futuro e nos reorganizarmos para novos enfrentamentos. Consciência coletiva, novas habilidades humanas para interagir e agir de forma sustentável globalmente.

Precisamos enfrentar coletivamente essa epidemia para que não venha a custar muitas vidas humanas. É nossa responsabilidade individual e coletiva atuarmos e orientarmos nossos negócios, a vida em família e em sociedade.

 

Compartilho materiais que tem orientado essa jornada:

https://edition.cnn.com/videos/tv/2020/03/15/yuval-noah-harari-amanpour-cnn-coronavirus.cnn

https://www.gallup.com/workplace/292334/covid-strategies-policies-world-largest-companies.aspx

https://www.mckinsey.com/business-functions/risk/our-insights/covid-19-implications-for-business

https://www.ted.com/talks/alanna_shaikh_why_covid_19_is_hitting_us_now_and_how_to_prepare_for_the_next_outbreak

 

Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *