Eurípedes Alcântara (Imagem: Mariana Bassi)

Eurípedes Alcântara (Imagem: Mariana Bassi)

Na manhã de quinta-feira (9), aconteceu a primeira atividade do ano do Lidercom. O grupo teve um bate-papo com Eurípedes Alcântara, CEO da Inner e ex-diretor de Redação da revista Veja.

O jornalista comentou sobre o profissionalismo da comunicação empresarial. “Estou encantado com o rigor e a seriedade da comunicação empresarial, muitas vezes até maior do que na redação, pois, por atender a um público menor e dirigido, a exigência é muito maior”. No ambiente corporativo, existe uma necessidade por processos, metas e resultados, ou seja, uma mentalidade data-driven.

Alcântara faz um paralelo com uma frase do jornalista Elio Gaspari, que certa vez disse que “o jornalista tem que ser honesto até por malandragem”. Com o comunicador, acontece o mesmo. “O profissional não pode dizer ‘eu acho, eu intuo que minha empresa é legal’. É preciso mostrar fatos e dados”, afirma Alcântara. Esta é a fortaleza da comunicação, a integridade. Nisso, o jornalista faz uma reflexão sobre a era da “pós-verdade” e uma crítica aos influenciadores digitais de hoje. “O problema não é que eles [blogueiros] publicam inverdades, mas o fato de que não têm o compromisso com a verdade”.

Grupo LidercomCEOs

Grupo LidercomCEOs (Imagem: Mariana Bassi)

Essa constante busca pela verdade, esse processo de fact checking, é a essência do jornalismo e a grande contribuição que o profissional de comunicação corporativa precisa levar para a empresa. A comunicação deve elevar a gestão, fazer as perguntas certas (e muitas vezes duras) ao CEO, investigar, levantar dados. “A comunicação obriga as empresas a terem fatos bons”, afirma Alcântara.

O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa. Desde sua criação, o grupo já se reuniu com diversos líderes empresariais, como Roberto Setubal, Richard Edelman e José Luciano Penido. Além disso, no fim de 2016 aconteceu o Lidercom Meeting, evento que debateu sobre “O novo CCO em um mundo dividido”.