Natura Musical patrocina festivais de música brasileira no Nordeste
Além de patrocinar projetos em todo País com lançamento de discos, turnês, conteúdo audiovisual, livros e uma casa de shows em São Paulo, Natura Musical está inaugurando um novo modelo de atuação dedicado à circulação, por meio do patrocínio a festivais. A proposta da marca é fortalecer projetos que contribuam para a formação e ampliação de público para a música brasileira.
Neste ano, três festivais foram escolhidos para um piloto desse novo modelo, focado em parcerias de marca e conteúdo: o Festival Radioca, realizado dias 7 e 8 de outubro, em Salvador, No Ar Coquetel Molotov, realizado em 21 de outubro, no Recife, e Festival DoSol, finalizado agora nos dias 11 e 12 de novembro em Natal. A marca também levou para os eventos experiências com produtos de perfumaria, reforçando sua presença na região Nordeste.
De 2011 a 2015, o Festival Natura Musical – realizado em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, apontou o enorme potencial de eventos com este perfil, como vitrine para a nova música brasileira e para a conexão com o público. Agora, Natura Musical busca ampliar essa experiência nacionalmente realizando parcerias com festivais já estabelecidos em todo País. Além de promoverem um ambiente de conexão direta com o público, os festivais são uma plataforma importante de circulação da produção contemporânea. Cumprem um papel de fomento à cadeia da música ao oferecer novos palcos, formar público, conectar a produção local à nacional e oferecer um circuito nacional de exibição.
Segundo Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, “a parceria com eventos enraizados regionalmente ajuda a marca a ter um alcance maior, com grande representatividade e capilaridade”. Além de aumentar o alcance regional, o investimento na circulação tem impacto sobre a criação de público para a música brasileira. “Estamos renovando o modelo de atuação do Natura Musical e suas parcerias com o objetivo de ampliar as oportunidades de palco para nossos artistas. Passamos a apostar também em festivais como espaços de circulação e articulação do mercado musical, contribuindo para a renovação e ampliação de seu impacto”, acrescenta Fernanda.
Ativações de marca – Nos dias que antecederam os festivais, Salvador, Recife e Natal receberam um truck da Natura, dedicado à “A Casa de Perfumaria do Brasil”, com ambientes exclusivos para experimentação das linhas “Prestige”, apresentando a perfumaria feminina e “K” com o novo deo parfum de Kaiak. Estacionados em praças, os trucks também terão como atração a apresentação de DJs de música brasileira. Nos festivais, além da ativação do truck, houve lounges Natura oferecendo sombra e conforto a todo o público.
Natura Musical – Com doze anos, o Natura Musical tem hoje um papel inédito na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira: já apoiou mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes), chegando diretamente a 1,3 milhão de pessoas e 1,3 milhões de seguidores no ambiente digital.
Na frente de fomento, os projetos são selecionados prioritariamente por meio de editais públicos, em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos.
A marca lança em média 20 discos por ano, com destaques em listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais, além de patrocinar shows, livros, filmes e acervos digitais. Ao inaugurar a Casa Natura Musical, em São Paulo, amplia sua participação no entretenimento, com uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados